O dia 22 de junho marcou o fim de uma era mágica para o futebol sueco. Com a derrota por 0x1 para a Bélgica pela última rodada da fase de grupos da Eurocopa de 2016, a Suécia acabou sendo eliminada com apenas um ponto, na quarta colocação do Grupo E, atrás de Irlanda, Bélgica e Itália.

Antes mesmo na partida contra a Bélgica, o atacante Zlatan Ibrahimovic havia anunciado que a Eurocopa 2016 seria a última competição do atleta com o elenco da seleção sueca, porém, assim como todos os torcedores da Suécia, era esperado que a seleção pudesse pelo menos passar de fase e chegar até as oitavas de final, algo que não aconteceu. Com essa eliminação, Ibrahimovic se despede da seleção sueca sem nunca ter vencido uma partida de mata-mata em competições como Eurocopa e Copa do Mundo pela sua seleção.

ibrahimovic-ultimo-jogo-suecia

Ibrahimovic na sua última partida pela seleção da Suécia.

Logo no dia seguinte ao seu último dia jogando com a camisa da seleção sueca, Ibrahimovic usou as redes sócias para agradecer os torcedores pelo apoio nesses últimos 14 anos em que o atacante esteve com a seleção principal da Suécia. “Eu vim desse lugar que as pessoas chamam de ‘gueto Rosengard’, conquistei a Suécia e fiz dela o meu país. Do meu jeito. Eu sou a Suécia”, afirmou Ibrahimovic que lembrou o bairro onde nasceu, Rosengard, na cidade de Malmo, considerado por muitos, um dos bairros mais perigosos da Suécia, além de ser um local com muitos imigrantes.  O atacante ainda completou agradecendo os suecos e revelando seu lado patriota. “Um enorme agradecimento aos suecos. Sem vocês, eu nunca teria sido capaz de realizar meus sonhos. Vocês estarão para sempre no meu coração azul e amarelo. Amo vocês”.

Do outro lado, o treinador da seleção sueca, Erik Hamrén, lamentou não ter vencido a Bélgica e dado uma última alegria ao maior artilheiro da história da seleção sueca com 62 gols. “Eu gostaria de me despedir (de Ibrahimovic) com uma vitória, esperava um final melhor. A Suécia terá muitos bons jogadores, mas não haverá um novo Zlatan. Somos um país pequeno e é difícil surgirem estrelas deste tipo”. Vale lembrar que o maior atacante da história da seleção sueca estava na pré-lista divulgada para os Jogos Olímpicos de 2016, mas como anunciou sua aposentadoria da seleção, Ibrahimovic não estará no Brasil. Ainda sem contrato com nenhum clube, o atacante está próximo de acertar com o inglês Manchester United, onde está o seu treinador favorito, José Mourinho, que pode ajudar na contratação de Ibrahimovic.

Desempenho na seleção sueca

Ibrahimovic no momento do gol marcado contra a Inglaterra a uma distância de 27 metros do gol.

Ibrahimovic no momento do gol marcado contra a Inglaterra a uma distância de 27 metros do gol.

A estreia de Zlatan Ibrahimovic na seleção sueca aconteceu em 2001, quando o atleta estava no Ajax, contra a Ilhas Faroe, marcando seu primeiro gol no dia 07 de outubro de 2001, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 numa partida contra o Azerbaijão, vencida pela Suécia por 3×0. Sua primeira competição com a camisa nacional foi na Copa do Mundo de 2002, quando entrou pela primeira vez nas oitavas de final na partida em que a seleção sueca acabou sendo eliminada pelo Senegal. Dois anos depois, na Eurocopa de 2004 realizada em Portugal, Ibrahimovic recebeu o prêmio de revelação da competição, além de ter feito um gol de calcanhar contra a Itália. Porém, na Copa do Mundo de 2006, Ibra acabou tendo uma das suas maiores frustrações, não marcando nem um gol na competição e não conseguindo jogar tudo aquilo que esperava de si mesmo.

Na Eurocopa de 2008, mais uma decepção, marcando dois gols nos dois primeiros jogos da fase de grupos, o atacante acabou se lesionando e viu sua seleção ser eliminada pela Rússia. Quando a Suécia não conseguiu nem ao menos se classificar para a Copa do Mundo de 2010, Ibrahimovic anunciou que se afastaria da seleção por um tempo, mas seis meses depois acabou anunciando que estaria disposto a voltar. Na Eurocopa de 2012, apesar de novamente não conseguir passar da fase de grupos da competição, Ibrahimovic recebeu o prêmio de gol mais bonito da competição com um golaço marcado contra a França de voleio. No dia 14 de novembro de 2012, em um amistoso contra a Inglaterra, Ibrahimovic marcou o gol mais famoso de sua carreira, um gol de bicicleta de fora da área, com uma distância de 27 metros do gol. Ao todo, em 116 jogos oficiais pela seleção sueca, Zlatan Ibrahmovic marcou 62 gols.

Boas Apostas!