Na última quarta-feira (21) o novo presidente da UEFA (entidade máxima do futebol europeu), Aleksander Ceferin, realizou o lançamento oficial do logo da Eurocopa que será disputada em 2020 e as cidades que sediarão a principal competição para seleções europeias.

Logo da Eurocopa de 2020 e o Troféu Henri Delaunay.

Logo da Eurocopa de 2020 e o Troféu Henri Delaunay.

A logo é composta por algumas silhuetas multicoloridas de torcedores nas laterais, enquanto no centro está o troféu Henri Delaunay em cima de uma ponte verde, que representa o laço entre os ter países que serão sede da próxima Eurocopa. Ao contrário do que aconteceu na maioria das edições da competição, onde apenas um país sedia a Eurocopa, o torneio de 2020 contará com três países diferentes para comemorar os 60 anos da Eurocopa, que foi disputada pela primeira vez em 1960. “A Uefa quer que a edição de 2020 seja uma verdadeira festa para celebrar o esporte que tanto amamos. Que jeito seria melhor para fazer isso senão tendo jogos nos quatro cantos de nosso lindo continente?”, afirmou Ceferin.

Confira abaixo as cidades e os estádios que receberam as partidas da Eurocopa de 2020:

Alemanha, Munique – Allianz Arena

Azerbaijão, Baku – Nacional de Baku

Bélgica, Grimbergen – Eurostadium

Dinamarca, Copenhague – Estádio Parken

Escócia, Glasgow – Hampden Park

Espanha, Bilbao – San Mamés Stadium

Holanda, Amsterdam – Amsterdam Arena

Hungria, Budapeste – Estádio Puskás Ferenc

Inglaterra, Londres – Estádio de Wembley

Irlanda, Dublin – Aviva Stadium

Itália, Roma – Stadio Olimpico

Romênia, Bucareste – Arena Natională

Rússia, São Petersburgo – Zenit Arena

História do torneio

Seleção de Portugal é a atual campeã da Eurocopa.

Seleção de Portugal é a atual campeã da Eurocopa.

A Eurocopa, ou Campeonato Europeu de Futebol, é o principal torneio entre seleções europeias da UEFA. Disputada desde 1960, originalmente se chamava Taça das Nações Europeias, mas a partir de 1968 começou a chamar-se Eurocopa. Até o ano de 1976, apenas quatro seleções participavam da competição, enquanto em 1980 o número foi aumentado para oito. Já em 1996 foram dezesseis seleções participando da Eurocopa e em 2016 o número saltou para vinte e quatro equipes europeias. As seleções classificam-se para a competição através de uma série de partidas eliminatórias, sendo que entre 1960 e 1964 as partidas eram disputadas em mata-mata, enquanto a partir do ano de 1968 foi incluída uma fase de grupos nas eliminatórias. Vale lembrar que o(s) país(es)-sede classificam-se automaticamente.

A seleção com mais títulos é a Alemanha, com três títulos, além de três vice-campeonatos e três participações nas semifinais, sendo também a seleção que mais participou da final da Eurocopa. Logo atrás da seleção alemã está a Espanha, com três títulos e um vice-campeonato, e a França com dois títulos e um vice-campeonato. A atual campeã é a seleção de Portugal, que venceu a França na Eurocopa de 2016.

Novo presidente da UEFA

Aleksander Ceferin discursando depois de se eleito presidente da UEFA.

Aleksander Ceferin discursando após ser eleito presidente da UEFA.

Aleksander Ceferin fez seu primeiro anúncio como presidente da UEFA, já que foi eleito no dia 14 de setembro. A eleição foi realizada no Congresso Extraordinário da UEFA, realizado em Atenas, Grécia, onde entre outras coisas aconteceu a eleição do novo presidente da entidade máxima do futebol europeu, já que Michel Platini, ex-presidente da UEFA, foi suspenso pela FIFA e está afastado do cargo. A eleição foi disputada pelo esloveno Aleksander Ceferin e o holandês Michael van Praag, e acabou com Ceferin recebendo 42 votos e o van Praag recebendo 13 votos.

Agora que foi eleito, Aleksander Ceferin comandará a UEFA por dois anos e meio, tempo correspondente ao que falta no mandato de Michel Platini. Logo depois de ser eleito, o esloveno fez o seu primeiro discurso como presidente da entidade, se mostrando feliz e agradecendo a família e seu país. “É uma grande honra e uma grande responsabilidade, significa muito para mim. Minha linda Eslovênia e minha família estão orgulhosos. Espero que um dia vocês também estejam”. A presidência da UEFA vinha sendo ocupada por Ángel María Villar, que é o atual presidente da Real Federação Espanhola de Futebol. Villar assumiu o cargo logo depois da saída de Michel Platini, em maio deste ano, e agora ficará apenas a frente da federação espanhola.

Boas Apostas!