UEFA Nations League é o nome da nova competição que vai colocar à prova 55 seleções do continente europeu. O organismo que gere os destinos do futebol europeu anunciou que o arranque está previsto para setembro de 2018.
Foto: “UEFA”
O formato do Euro 2020 não é a única novidade promovida pela UEFA no que diz respeito a grandes torneios de seleções. Antes da competição que pela primeira vez será disputada em 13 cidades diferentes: Munique (Alemanha), Baku (Azerbaijão), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia), Bruxelas (Bélgica), Copenhaga (Dinamarca), Budapeste (Hungria), Amesterdão (Holanda), Dublin (República da Irlanda), Bucareste (Roménia), Glasgow (Escócia), Bilbau (Espanha) e Londres (Inglaterra), parte do caminho para a fase de grupos do Euro 2020 também se fará de forma diferente, com a participação na UEFA Nations Cup, prova que vale quatro vagas na fase final da competição. As 20 restantes vagas serão atribuídas através da qualificação tradicional que tem início marcado para março de 2019 – primeiro e segundo colocados de cada grupo apurar-se-ão diretamente.
O que é a UEFA Nations Cup?
A UEFA Nations Cup surge primeiramente como uma tentativa de aumentar os índices de competitividade no universo das seleções. Tal como se pode ler no site oficial da UEFA, “as federações e selecionadores consultados pela UEFA revelaram sentir que os amigáveis não permitem competitividade desportiva adequada”, daí a necessidade de uma resposta. Assim, a UEFA propõe uma prova cuja estrutura visa dividir as seleções tendo em conta a força/capacidade de cada uma delas. Assim, as 55 nações em prova serão divididas por quatro ligas (A,B,C,D). A Liga A englobará as 12 equipas melhor posicionadas do ranking, ao passo que a D reunirá as piores. As Ligas A e B vão ser compostas por quatro grupos de três equipas, a C por um grupo de três equipas e três grupos de quatro equipas e a Liga D por quatro grupos com quatro equipas cada. Na edição inaugural, as equipas serão ordenadas consoante as respetivas posições no ranking da UEFA. A partir daí, os vencedores dos quatro grupos de cada uma das ligas ascendem (disputam um “play-off” entre si) e as quatro piores acabam despromovidas. Um total de 16 seleções vão qualificar-se para o dito “play-off”, ficando agrupadas em grupos de quatro. O primeiro colocado de cada um desses grupos apurar-se-á diretamente para a fase de grupos do Euro 2020. No caso de alguma das seleções em causa já ter garantido o apuramento através de qualificação tradicional, o lugar no “play-off” da UEFA Nations Cup será atribuído à seleção com melhor ranking da Liga em causa.
A UEFA acredita que esta medida representa mais um incentivo à democratização do futebol. Após aumentar o número de vagas na fase final da Eurocopa para 24, a UEFA Nations Cup assegura agora que uma das últimas 16 seleções do “ranking” UEFA estará na fase final da Eurocopa.
Contas feitas, a classificação da UEFA Nations League permitirá definir a posição de cada uma das seleções nos potes do sorteio para o Euro 2020.
Boas Apostas!