O goleiro Gianluigi Donnarumma promete agitar a janela europeia de transferência de verão. O jovem de 18 anos recusou prolongar seu contrato com o AC Milan e poderá abandonar o clube, decisão que caiu mal em San Siro e motivará uma tomada de posição por parte do clube.

Apontado como sucessor natural de Gianluigi Buffon na baliza da seleção italiana, Donnarumma é já internacional A pela “squadra azzurra”. Titular indiscutível na baliza milanesa durante a temporada 2016/17, ajudou o time comandado por Vincenzo Montella a regressar às provas europeias e assumiu um papel decisivo na conquista da Supercopa, troféu ganho à Juventus na decisão através da marcação de pênaltis. A ligação ao AC Milan caminha para o fim e o jogador não se apresenta disposto a renovar.

Revelação dada por Marco Fassone

Foto: Marco Luzzani/Getty Images

Foto: Marco Luzzani/Getty Images

Donnarumma chegou ao AC Milan em 2013 proveniente do Club Napoli, dando continuidade à sua formação na base milanesa. Em 2015, Sinisa Mihajlovic promoveu a subida de Donnarumma ao elenco principal, em uma altura em que o dono das redes era o espanhol Diego López. Nascido em fevereiro de 1999, foi ganhando seu espaço e se afirmou em definitivo com Vincenzo Montella, acumulando boas atuações e defesas decisivas ao longo da última temporada.

Ao subir ao elenco principal, Donnarumma assinou um contrato válido de 1 de julho de 2015 até 30 de junho de 2018. Após o termo desta época desportiva, a diretoria do clube propôs ao goleiro prolongar o contrato, mas o próprio terá rejeitado. Agenciado por Mino Raiola, o jogador terá recusado a hipótese de seguir contratualmente ligado ao AC Milan, segundo o diretor esportivo Marco Fassone: “A decisão [não renovar] de Donnarumma é definitiva”. O responsável milanês revelou que diretoria e corpo técnico tinham grandes planos para o goleiro, afirmando que existia a crença de que “Gigio seria o pilar sobre o qual seria construída uma nova equipa”.

O divórcio está prestes a acontecer, porém, para já, pouco se sabe sobre o futuro do goleiro italiano. Se a imprensa italiana não perdeu tempo a associar Donnarumma à Juve, emblema que procura um goleiro e até estará em contactos pelo polonês Sczesny, embora os responsáveis da “Vecchia Signora” admitam que ainda não há acordo para a transferência. Outra hipótese que soa nos media italianos é Donnarumma ter como destino o PSG. Para já, o AC Milan terá que resolver o problema que tem em mãos. Uma vez que Donnarumma está determinado em não renovar, o AC Milan poderá vender o jogador neste verão, o que significaria alcançar um retorno financeiro. Caso decida levar o acordo até final e decida usufruir dos serviços desportivos do jogador por mais uma temporada, se arrisca a ver Donnarumma partir sem retorno, uma vez que na próxima abertura da janela europeia, em janeiro, o italiano já estará livre para assinar por novo clube. O cenário mais provável passa pela saída imediata.

Boas Apostas!