A grande final da Copa do Nordeste deste ano chegou, e os finalistas são Santa Cruz e Campinense. Os jogos das finais estão marcados para os dias 27 de abril e 1º de maio. A primeira partida terá mando do Santa, e o confronto que definirá o campeão terá a Campinense atuando em casa. Esta Copa Nordeste de 2016 contou com cinco grupos de quatro times, totalizando vinte equipes, veja um resumo do que aconteceu nesta Copa Nordeste de 2016:

  • Grupo A: Campinense, Salgueiro, ABC e Imperatriz.
  • Grupo B: CRB, América-RN, Coruripe e Estanciano.
  • Grupo C: Bahia, Santa Cruz, Confiança e Juazeirense.
  • Grupo D: Sport, Fortaleza, River-PI e Botafogo-PB.
  • Grupo E: Ceará, Sampaio Corrêa, Vitória da Conquista e Flamengo-PI.

Para as disputas das quartas de final, cada líder de seu grupo pegou o segundo colocado de outro grupo respectivamente. O pior segundo colocado de todos os grupos perde a vaga para as quartas de final. Com este regulamento tivemos os seguintes confrontos:

                1ª Partida                                      2ª Partida                                 Vaga para Semifinal

Santa Cruz   2×1 Ceará                               Ceará  0x1 Santa Cruz                            (Santa Cruz)

Fortaleza 1×2 Bahia                                    Bahia   1×1 Fortaleza                                (Bahia)

CRB 2×1 Sport                                             Sport   1×0 CRB                                        (Sport)

Salgueiro 0x2 Campinense                      Campinense  1×2 Salgueiro                    (Campinense)

Na semifinal da Copa Nordeste tivemos os seguintes confrontos:

      1ª Partida                                                  2ª Partida                                      Vaga para Final

Santa Cruz 2×2 Bahia                                    Bahia 0x1 Santa Cruz                               (Santa Cruz)

Sport 1×0 Campinense                            Campinense  1(3×1)0  Sport                         (Campinense)

Santa Cruz

Grafite, atacante do Santa Cruz.

Grafite, atacante do Santa Cruz.

O Santa Cruz chegou a grande final da Copa Nordeste iniciando com a vice-liderança do Grupo C na fase de grupos, com dez pontos conquistados através de três vitórias, um empate e duas derrotas. O ataque do Santa Cruz chamou a atenção com sete gols marcados, e  quatro gols sofridos, sendo a terceira melhor defesa na fase de grupos, terminando assim a fase de grupos com três gols de saldo. Nas quartas de final, o time enfrentou o Ceará, vencendo a primeira partida em casa por 2×1 e na partida de volta venceu fora de casa por 0x1, chegando às semifinais para enfrentar o Bahia.

O time do Santa Cruz tem bons atacantes, os destaques são os atacantes Grafite com 4 gols e Keno com 5 gols anotados inclusive autor de dois gols nas semifinais contra o Bahia, gols que garantiram a vaga para a grande final. O atacante Grafite já chegou a ser campeão alemão em 2009 pelo Wolfsburg. Outra característica que vimos, é que o Santa Cruz vem crescendo na competição, pois estava irregular e inconstante na primeira fase entre derrotas, empates e vitórias, mas agora parece que o técnico Milton Mendes conseguiu arrumar o time, pois quando chegou nas fases finais despontou e vem tendo bons resultados. Um exemplo foram os confrontos contra o Bahia, onde o Santa Cruz perdeu os dois jogos contra o Bahia na primeira fase, mas a partir das quartas de final, foram quatro jogos com três vitórias e um empate, inclusive passando pelo Bahia nas semifinais, com um empate em casa na primeira partida por 2×2 e uma vitória na casa do Bahia na segunda partida por 0x1, mostrando que a equipe chegou forte na fase decisiva da competição.

Campinense

Rodrigão, atacante do Campinense.

Rodrigão, atacante do Campinense.

O Campinense teve um ótimo desempenho na fase de grupos, terminando na liderança do Grupo A, com dezesseis pontos em cinco vitórias e um empate. Seu ataque é muito forte, terminou a fase de grupos como o melhor ataque junto ao Ceará, as duas equipes marcaram treze gols. O Campinense sofreu três gols, ficou com um saldo de dez. Chegando as quartas de final, o Campinense enfrentou o Salgueiro, vencendo o primeiro jogo fora de casa por 0x2 e perdendo em casa por 1×2 a partida de volta, assim o Campinense garantiu sua classificação para as semifinais.

Um dos grandes destaques é o atacante Rodrigão, que é o artilheiro da Copa do Nordeste com oito gols marcados, inclusive com gol marcado na semifinal contra o Sport, gol que levou a disputa para os pênaltis e que deu a classificação para a final. A derrota do Sport resultou na demissão do técnico do Sport, Falcão. Além disso outro ponto forte do Campinense tem sido seus jogos em casa, o estádio Amigão tem garantido que o Campinense esteja quase invicto em seus domínios na Copa do Nordeste deste ano. Somente perdeu um jogo, nas quartas de final contra o Salgueiro por 1×2, mas isso quando já tinha vencido fora de casa a primeira partida por 0x2. O time se fechou demais e quis segurar o resultado, quase acabou dando errado. Mas normalmente o Campinense costuma vencer seus jogos em casa. Esperamos que o Campinense faça uma grande final, porém sua grande vantagem será a partida no seu estádio Amigão.

Boas Apostas!