Na última terça-feira (04) foi realizado um evento de gala em João Pessoa que contou com a presença de representantes dos 20 clubes que participam da Copa do Nordeste, uma das principais competições do futebol brasileiro. Neste evento, foi realizado o sorteio que definiu os quatro grupos da próxima edição da competição nordestina. Com a definição dos grupos, a Copa do Nordeste ganhou grandes emoções logo na primeira fase, contando com a disputa de alguns clássicos nordestinos já no começo da competição. Confira abaixo os grupos sorteados:
Grupo A: Náutico, Santa Cruz, Campinense, representante do Ceará;
Grupo B: Bahia, Fortaleza, Moto Club, Altos-PI;
Grupo C: Sport, Sampaio Corrêa, River-PI, Juazeirense-BA;
Grupo D: ABC, CRB, CSA, Itabaiana-SE;
Grupo E: Vitória, América-RN, Botafogo-PB, Sergipe;
Análise dos grupos
Kieza comemorando gol pelo Vitória.
Com a definição dos grupos, já podemos ter uma noção de como será pelo menos o começo da Copa do Nordeste. Logo no ano em que o Clássico das Emoções em Pernambuco completará 100 anos, o Santa Cruz e o Náutico acabaram caindo no mesmo grupo da Copa do Nordeste, Grupo A, e se enfrentarão logo de cara na competição. Neste mesmo grupo, teremos ainda uma reedição da final de 2016, já que o Campinense, vice-campeão neste ano, também está no Grupo A enfrentará o Santa Cruz, campeão este ano. Já no Grupo B, outro jogo que pode ser considerado um clássico será entre Fortaleza e Bahia, duas grandes equipes do futebol nordestino que caíram no mesmo grupo e ainda terão que enfrentar Moto Club e Altos-PI.
No Grupo C, mesmo sem a presença de nenhum clássico, o destaque ficou por conta do Sport, que foi campeão nordestino em 2014 e semifinalista nas duas últimas edições e que terá a companhia de Sampaio Corrêa, River e Juazeirense no terceiro grupo da Copa do Nordeste. No grupo seguinte, mais um clássico estadual, o Clássico das Multidões entre CSA e CRB, ambas equipes alagoanas. Já no Grupo E, mais um sem clássicos, o maior campeão da Copa do Nordeste, Vitória, terá como adversários o América-RN, Botafogo-PB e Sergipe.
Polêmica com o Ceará
Escudo do clube Ceará.
Além de sortear os grupos da próxima edição da Copa do Nordeste, foi anunciado também que o Uniclinic, representante do Ceará, desistiu da sua vaga e não disputará a competição em 2017. Com isso, o Ceará ficou sem seu segundo representante, algo que deve ser definido nos próximos dias, mas que já vem gerando algumas polêmicas. A polêmica foi gerada porque o Ceará, quinto colocado do campeonato estadual, não teria direito a uma vaga na Copa do Nordeste. Porém, como as três equipes que ficaram na frente dessistiaram das suas respectivas vagas na competição, o Ceará poderia participar da Copa do Nordeste em 2017, algo que alguns clubes não gostaram nem um pouco. O Ceará nega ter participado da desistência do Uniclinic, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral.
Além disso, o Ceará teria aceitado o convite de participar da Primeira Liga a partir de 2018, algo que só aumentou o descontentamento dos outros clubes cearenses, fazendo até o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, pedir a exclusão do clube. O Sport e o Bahia também foram convidados para participar da Copa da Primeira Liga, fazendo com que a polêmica continue, podendo ainda aumentar caso o Ceará não seja aceito na Copa do Nordeste de 2017 mesmo depois da desistência das outras equipes cearenses.
Risco de perder vaga na Sul-Americana
Manoel Flores, gerente de competições da CBF.
Parece que as mudanças anunciadas pela Conmebol quanto a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana vão trazer também algumas pequenas mudanças para a Copa do Nordeste. A competição regional sedia ao seu campeão uma vaga direta para a Sul-Americana, porém, como a entidade máxima do futebol sul-americano redistribuiu as vagas tanto para a Libertadores quanto para a Sul-Americana, o Brasil, que antes tinha cinco vagas para a primeira competição, passou a ter sete vagas na Libertadores e seis na Sul-Americana, sendo que antes era oito vagas para a segunda principal competição continental. Com essa diferença, as vagas para a Sul-Americana que eram dadas aos campeões da Copa do Nordeste e Copa Verde podem ser retiradas.
No mesmo dia em que anunciou os grupos da Copa do Nordeste, o gerente de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Manoel Flores, comentou sobre a possibilidade do campeão da próxima Copa do Nordeste não ter uma vaga garantida na Copa Sul-Americana. “Toda a questão da Sul-Americana é muito nova e precisa de uma análise. Estive na Conmebol na semana passada quando foi explicada a nova dinâmica das competições. Tudo vai depender da publicação oficial da Conmebol. Estamos aguardando a publicação dos documentos para fazer as nossas deliberações. Qualquer coisa que eu diga agora é muito prematuro diante do quadro que mudou razoavelmente”.
Boas Apostas!