Chegou a hora de todas as decisões nas oitavas da Liga Europa 2018/19. Os oito finalistas da segunda competição de clubes mais importante da Europa serão conhecidos na noite dessa quinta-feira (14). Chelsea e Napoli, candidatos à conquista do troféu, são os detentores das maiores vantagens na antecâmara das partidas de volta.
Internazionale – Eintracht Frankfurt
Se esperava um encontro entusiasmante e com muitos gols na ida da eliminatória entre Eintracht Frankfurt e Internazionale, mas a expetativa acabou por não se confirmar, pelo menos no que diz respeito ao placard que no final dos 90 minutos traduziu uma igualdade sem gols. No entanto, não foi por falta de ocasiões de gol, tendo em conta que se verificaram 11 remates ao alvo durante toda a partida e Marcelo Brozovic desperdiçou inclusive uma grande penalidade ao permitir a defesa ao goleiro Kevin Trapp quando estavam decorridos 22 minutos do primeiro tempo. A eliminatória se vai decidir no Meazza: um empate sem gols adiará a decisão para a prorrogação, um empate com gols favorecerá as pretensões do time alemão e, em caso de vitória, o time que levar a melhor seguirá para a fase seguinte. Mauro Icardi continua fora das contas de Spalletti.
Benfica – Dínamo Zagreb
A ótima série do Benfica chegou ao fim na ida até à capital croata para medir forças com o Dínamo Zagreb. O técnico português Bruno Lage promoveu algumas alterações no time e os “encarnados” não se deram bem no Maksimir, perdendo por um a zero com um gol apontado por Bruno Petkovic na conversão de uma grande penalidade após uma falta infantil de Rúben Dias sobre o espanhol Dani Olmo. Apesar da exibição “apagada”, o time “encarnado” tem a eliminatória ao seu alcance, embora seja certo que nesse momento priorize a conquista do título português. Ao Benfica só a vitória interessa, sendo que teve apenas dois dias de descanso em relação ao confronto anterior, com o Belenenses SAD, para a Liga NOS.
Slavia Praga – Sevilha
Por conta do palmarés que possui na competição, o Sevilha é sempre um candidato crónico à vitória final na Liga Europa. Na ida da eliminatória com o Sparta Praga, o time andaluz não foi capaz de confirmar seu favoritismo e empatou a dois gols com o time checo no Sánchez Pizjuán, resultado que deixa o acesso em sério risco. A atravessar uma fase menos boa da temporada, a equipe de Pablo Machín soube dar um resposta positiva antes da ida até a capital checa e bateu a Real Sociedad por cinco bolas a duas. Para a equipe do sul de Espanha só interessa um empate a três ou mais gols ou uma vitória, pelo que podemos esperar um Sevilha ao ataque desde os primeiros instantes. O Slavia, líder do campeonato checo, sabe que está longe de ter a eliminatória sentenciada e vai ter tudo exceto vida facilitada para segurar a atual vantagem.
Villarreal – Zenit
Se não foi a principal surpresa das partidas de ida dessas oitavas da Liga Europa, anda lá perto. O Villarreal, time que luta pela manutenção no principal escalão do futebol espanhol, foi vencer à distante São Petersburgo por três a um, colocando um pé na próxima fase da Liga Europa. Apesar do momento menos bom que atravessa nas provas domésticas, a equipe da comunidade valenciana está a dar cartas na Europa e tem a eliminatória na mão diante de um Zenit que ainda procura ganhar ritmo após a pausa de inverno. Antes da receção ao Zenit, o “submarino amarelo” conquistou três importantes pontos na briga pela manutenção ao derrotar o Levante fora de portas com dois gols já para lá da hora. O Zenit está obrigado a vencer e por números amplos: precisa de fazer pelo menos três gols no “El Madrigal”, dado que uma vitória por dois a zero não permitirá seguir em frente por conta da regra dos gols marcados fora de casa.
Arsenal – Rennes
Correu (quase) tudo de feição ao Rennes na receção ao Arsenal. O time francês entrou a perder graças a um gol do “Gunner” Alex Iwobi logo aos três minutos e, aos 41 do primeiro tempo, viu Sokratis ser admoestado com a segunda cartolina amarela e receber ordem de expulsão. Na cobrança da bola parada, Ben Bourigeaud fez gol e estabeleceu o empate antes do descanso. Já no segundo tempo, nova infelicidade para o Arsenal com Nacho Monreal a marcar um gol contra, isso antes de Ismaila Sarr aumentar para 3-1 a dois minutos do fim. Os “Gunners” previsam vencer e os números do final de semana na vitória sobre o United (2-0) serão suficientes para conquistar um lugar nas quartas da competição. Lacazzette, despenalizado pela UEFA, poderá ser opção para Emery no Emirates.
FK Krasnodar – Valência
A continuidade em prova está bem difícil para o Zenit, mas a Rússia poderá continuar a ter um representante em prova caso o FK Krasnodar dê a volta a uma eliminatória que está praticamente em aberto. Dois gols do hispano brasileiro Rodrigo Moreno deram vantagem ao Valência ainda antes da primeira meia hora na partida de ida, mas um gol do sueco Viktor Claesson aos 18 minutos do segundo tempo deixou tudo em aberto para a partida de volta que vai ser disputada no frio de Krasnodar. Uma vitória pela margem miníma (1-0) permitirá à equipe que conta com o brasileiro Wanderson Maciel seguir em frente na competição. Já o Valência entra com a segurança de que um empate permitirá carimbar o passaporte para a próxima etapa da competição.
Red Bull Salzburg – Napoli
O RB Salzburg, semifinalista da última edição da Liga Europa, precisa de “escalar uma montanha” para passar por um daqueles que é um dos principais favoritos a chegar na decisão da Liga Europa: o Napoli de Carlo Ancelotti. No San Paolo, uma vitória por três a zero dá conforto ao Napoli antes da visita à Áustria e só um “milagre” poderá fazer com que “búfalos” assegurem um lugar entre os oito finalistas da prova.
Dínamo Kiev – Chelsea
Com um golo do brasileiro Willian, o Chelsea assegurou uma vantagem de três gols antes da visita a Kiev para medir forças com o Dínamo no encontro de ida das oitavas da Liga Europa. Os “Blues” têm a eliminatória bem controlada e, tal e qual como o Napoli, não deverão passar por qualquer risco para assegurarem presença na fase seguinte da competição, cimentando o estatuto de favoritos à vitória final.
Boas apostas!