O empate a dois gols registado no encontro entre Atalanta e Juventus só surpreende os mais desatentos. Em, Bergamo, a “equipa sensação” dessa Série A 2016/17 soube “bater o pé” à pentacampeã em título.

Foto: "REUTERS/Giorgio Perottino"

Foto: “REUTERS/Giorgio Perottino”

A rodada 34 do campeonato italiano abriu com uma aliciante deslocação a Juventus a Bergamo. A pentacampeã italiana tem a conquista do título muito bem encaminhada, porém, em Bergamo, rapidamente se confirmou a expetativa e se percebeu que a noite não seria de “passeio” para os juventinos. A Atalanta, surpreedentemente envolvida na luta pelo acesso europeu em uma temporada extraordinária, voltou a demonstrar o porquê de se encontrar a lutar entre os quatro primeiros da tabela classificativa. Personalizada, tal como tem sido hábito, a equipa local passou para a frente nos últimos instantes do primeiro tempo, graças a um gol de Andrea Conti que desviu para o gol ao segundo poste. Antes disso, as melhores chances tinham pertencido à Juve, incapaz de chegar ao gol na primeira etapa.

Obrigada a responder à desvantagem no início o segundo tempo, Bonucci e Chiellini, defensores com dom para o gol, foram na área contrária e causaram problemas, obrigando Leonardo Spinazzola a fazer um gol contra de cabeça, sob olhar atento do brasileiro Rafael Tolói. A partir daí, as melhores ocasiões continuaram a pertencer à Juve, com destaque para um grande remate de Khedira, apesar da constante ameaça da Atalanta. A insistência “bianconera” foi tal que o marcador voltou a se mover aos 38 do segundo tempo, brilhando Dani Alves. O brasileiro apareceu à boca da baliza defendida por Etrit Berisha e cabeceou para as redes, respondendo da melhor forma possível à solicitação do companheiro. O brasileiro  celebrou efusivamente o gol, crendo se tratar de um momento decisivo da partida, mas a determinação da Atalanta teve seu resultado. O suíço Remo Freuler beneficiou de uma “carambola” na entrada da área, atirou contra Buffon, o guarda-redes italiano defendeu e, no rebote, Freuler empatou o desafio a dois gols, impondo o resultado final já perto dos acréscimos. Mais eficaz que a Juve no capítulo da finalização, a Atalanta alcançou um resultado meritório, comprovando que pode fazer frente a qualquer time nessa Série A 2016/17. Antes deste resultado positivo frente à Juve, já tinha empatado na casa da AS Roma (1-1) e pegado destaque ao ser um dos poucos times que conseguiu vencer o Nápoles (0-2) no San Paolo nessa temporada. A classificação europeia (direta ou não) está praticamente garantida para os homens de Gian Piero Gasperini, em uma campanha para a qual elementos como Mattia Caldra, Jasmin Kurtic, Alejandro Gómez ou Franck Kessié têm contribuído de forma decisiva. A cobiça aos bons valores no mercado de verão obrigará a diretoria do time a uma renovação em Bergamo, provavelmente pensando no envolvimento na Liga Europa da próxima temporada.

A Juve permanece tranquilamente na liderança. Mesmo que a AS Roma vença o “derby” da capital, permanecerá a seis pontos de distância a quatro rodadas do fim da Série A. O encontro entre os dois rivais romanos está marcado para a manhã de domingo. O Nápoles, terceiro colocado, se desloca ao Giuseppe Meazza para enfrentar a Inter na partida que encerra a ronda, marcada para o fim da tarde de domingo.

Boas Apostas!