Sorocaba assistiu ao primeiro dia de um novo Corinthians em contexto oficial. O São Bento foi o primeiro adversário do “Timão” no Estadual e a partida terminou com uma vitória do time treinada por Fábio Carille por uma bola a zero, gol de Jô na cobrança de uma penalidade.

Foto: "Maurício Rummens / Fotoarena / Estadão Conteúdo"

Foto: “Maurício Rummens / Fotoarena / Estadão Conteúdo”

Ritmo de pré-temporada, prestação regular e vitória esperada. O Corinthians visitou Sorocaba para defrontar o São Bento na primeira rodada do campeonato Paulista e triunfo pela diferença miníma de um a zero. A condição do gramado, totalmente encharcado, prejudicou a atuação dos dois times envolvidos e consequentemente o próprio espetáculo. Um gol solitário de Jô na cobrança de uma penalidade definiu o encontro na segunda etapa e a verdade é que o São Bento não teve momentos de grande perigo junto da baliza que foi defendida por Cássio. E é precisamente pela segurança no setor recuado que Fábio Carille quer construir a base desse novo Corinthians.

O início da nova temporada trouxe a estabilidade que o time precisava desde a saída de Tite. Cristóvão Borges e Oswaldo não foram capazes de proporcionar essa estabilidade tão necessária para o sucesso. Este ano, o Corinthians concentra todas suas forças nas provas nacionais, visto não ter conseguido o acesso à Libertadores ao terminar na 7ª posição da tabela do Brasileirão. Carille considera que ser consistente defensivamente é essencial e as primeiras soluções para o setor foram testadas ontem. Cássio deverá ser o goleiro eleito. Na zaga, Balbuena deverá ser companheiro do reforço Pablo, dupla que vai precisar de tempo para se adaptar às exigências do time. Pelas laterais, a direita foi de Fagner, que permanece no time titular, enquanto a esquerda foi dada a Moisés, jogador que tem capacidade para se afirmar no onze. O volante, posição para a qual o Corinthians teve boas soluções nos últimos anos sobretudo quando teve a dupla Paulinho e Ralf, o eleito foi Gabriel. Nos amistosos disputados pelo Corinthians, vale dizer que o time sofreu apenas um gol e foi frente ao Vasco, no torneio disputado nos Estados Unidos.

Da meia para a frente de ataque, falta uma peça chave no time para atacar essa nova temporada e tentar garantir o regresso à Libertadores 2017: Jadson, principal reforço do Corinthians e um dos destaques do mercado quando o regresso se concretizar. O meia deverá assinar nessa semana e é certo que seu papel será fundamental no esquema do Corinthians. Carille sabe que o meia não vai regressar na melhor condição física e recuperá-la vai levar um tempo, mas sua experiência e capacidade de ler o jogo é uma mais valia certa. O atleta tem o Paulistão para se integrar perfeitamente no time e tender suas dinâmicas. Para já, a breve prazo, Jô deverá ser o dono do centro do ataque (a contratação de Drogba falhou), com o apoio de Marlone (foi bem na etapa final da época passada) de um lado e Giovanni Augusto no outro. Rodriguinho é também opção para o ataque e até foi titular nesse primeiro encontro mas esteve a seu nível. O jogador ficou insatisfeito com a atitude da diretoria que impediu sua saída para os turcos do Fenerbahçe. Na próxima quarta-feira, o Corinthians defronta o Caldense e Carille deverá manter a aposta no time titular apesar do cansaço acumulado nessa partida.

Boas Apostas!