Foi realizado nesta segunda feira 11 de janeiro, na sede da CBF, o sorteio da Copa do Brasil 2016. A competição ocorre desde 1989 e conta com 86 times de todas as regiões brasileiras. A exemplo de 2015, os times participantes da Libertadores só entram no torneio na fase de oitavas de final.
História
Grêmio levanta o troféu da primeira Copa do Brasil.
A Copa do Brasil é a competição mais eclética do cenário nacional. É quando se tem a oportunidade de ver times das quatro divisões do Campeonato Brasileiro se enfrentar por todos os cantos do país. O torneio tem extrema importância pelo fato de conceder ao campeão uma vaga na Copa Libertadores da América.
A competição teve início no ano de 1989 quando o Grêmio, maior vencedor da competição com quatro títulos, venceu o Sport de Recife. De lá pra cá, mais 26 Copas do Brasil foram disputadas, sendo os times paulistas os maiores campeões com 9 títulos, seguidos por equipes do Rio Grande do Sul com 6 títulos e equipes de Rio de Janeiro e Minas Gerais com 4 títulos cada.
Romário é o maior artilheiro da competição.
O maior artilheiro da competição até hoje é nada mais, nada menos que o atacante Romário. O baixinho, considerado por muitos o maior jogador dentro da área da história, marcou 36 gols em 45 jogos, ou seja, uma média de 0.8 gols por partida. Quem pode passar essa marca histórica é o único jogador em atividade no Brasil entre os top 10 goleadores da competição: o atacante Fred, do Fluminense. O jogador tem 34 gols marcados em 38 oportunidades e tem tudo para se tornar o maior artilheiro da competição no torneio deste ano. É, também, o atleta que mais marcou gols em uma única competição, sendo 14 gols na edição de 2005. Outro atacante que merece destaque no quesito artilharia é Gérson, que jogou por Atlético Mineiro e Internacional. O atacante é o único a ser artilheiro em três oportunidades: 1989, 1991 e 1992.
Copa do Brasil 2016
Para 2016, temos poucos confrontos interessantes nas primeiras fases, caso os favoritos forem avançando na competição. Dos times da primeira divisão do nacional, Atlético Paranaense e Chapecoense podem se enfrentar na terceira fase, assim como Fluminense e Sport na terceira fase e Cruzeiro e Vitória também na terceira. O atual vice campeão Santos estreia, curiosamente, contra seu xará, o Santos do Amapá.
Bauza quer levar o São Paulo ao primeiro título.
Um time que deverá dar bastante importância à Copa do Brasil é o São Paulo. É o único título que os paulistas, que já foram campeões estaduais, nacionais, das Américas e mundiais, não possuem. A equipe chegou à final em apenas uma oportunidade, no ano de 2000, quando foram derrotados pelo tetra campeão Cruzeiro. O clube ainda é motivado pelo fato de ser o único grande do estado de São Paulo a não ter o título, já que Corinthians (1995, 2002 e 2009), Santos (2010) e o atual campeão Palmeiras (2015) já possuem a taça em suas salas de troféus. O São Paulo, porém, só entra na competição na fase de oitavas de final, já que é participante da Copa Libertadores da América.
O Botafogo é outro que chega motivado à competição, após conquistar o acesso pra primeira divisão nacional ao final de 2015. A equipe é a única dos grandes do Rio de Janeiro que nunca conquistou o título, chegando a apenas uma final em 26 oportunidades, quando foi derrotado pelo surpreendente Juventude. A equipe carioca estreia contra o Coruripe na primeira fase e deve passar com tranquilidade. Porém possivelmente encontrará Avaí e Coritiba nas fases seguintes, tornando o caminho ao título complicado já no início da competição.
Os maiores favoritos ao título são justamente os times que estão na Copa Libertadores. Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Atlético Mineiro possuem elencos mais qualificados que as equipes restantes e levam a vantagem de não precisarem participar das primeiras fases, iniciando o torneio apenas nas oitavas. Destes cinco times, todos já foram campeões do torneio com exceção do tricolor paulista.
Confira os jogos da primeira fase:
Os jogos da primeira fase serão os seguintes, sendo que os times que aparecem como mandantes jogarão a segunda partida em casa. Vale lembrar que os times que conquistarem vitória fora de casa por 2 ou mais gols de diferença eliminam o jogo de volta e estão automaticamente classificados.
Chave 1
- Santos (SP) x Santos (AP)
- Rio Branco (AC) x Galvez (AC)
- ABC (RN) x Goianésia (GO)
- América (RN) x Gama (DF)
Chave 2
- Goiás (GO) x Ríver (PI)
- Botafogo (PB) x Linense (SP)
- Ceará (CE) x Resende (RJ)
- Joinville (SC) x Comercial (MS)
Chave 3
- Vasco (RJ) x Remo (PA)
- CRB (AL) x Ivinhema (MS)
- Náutico (PE) x Vitória da Conquista (BA)
- Santa Cruz (PE) x Rio Branco (ES)
Chave 4
- Cruzeiro (MG) x Campinense (PB)
- Londrina (PR) x Parauapebas (PA)
- Vitória (BA) x Náutico (RR)
- Portuguesa (SP) x Parnaíba (PI)
Chave 5
- Coritiba (PR) x Guarany (CE)
- Juventude (RS) x Tocantinópolis (TO)
- Criciúma (SC) x Operário (PR)
- Paysandu (PA) x Independente (PA)
Chave 6
- Atlético (PR) x Brasil (RS)
- Nacional (AM) x Dom Bosco (MT)
- Chapecoense (SC) x Princesa do Solimões (AM)
- Paraná (PR) x Estanciano (SE)
Chave 7
- Flamengo (RJ) x Confiança (SE)
- Fortaleza (CE) x Imperatriz (MA)
- Bahia (BA) x Globo (RN)
- América (MG) x Red Bull Brasil (SP)
Chave 8
- Fluminense (RJ) x Tombense (MG)
- Salgueiro (PE) x Ferroviária (SP)
- Sport (PE) x Aparecidense (GO)
- Atlético (GO) x Ypiranga (RS)
Chave 9
- Figueirense (SC) x Lajeadense (RS)
- Sampaio Corrêa (MA) x Internacional (SC)
- Ponte Preta (SP) x Caldense (MG)
- ASA (AL) x Genus (RO)
Chave 10
- Botafogo (RJ) x Coruripe (AL)
- Cuiabá (MT) x Juazeirense (BA)
- Avaí (SC) x Operário (MT)
- Bragantino (SP) x Brasília (DF)
Temos para 2016 a promessa de mais um disputado torneio com equipes de todo o Brasil brigando pelo título e, consequentemente, por uma vaga na Libertadores da América 2017. Algumas equipes surgem como favoritas, porém a Copa do Brasil já apresentou surpresas como os títulos do Juventude em 1999, Santo André em 2004 e Paulista de Jundiaí em 2005. Vale a pena acompanhar de perto a competição que reúne 86 times do cenário nacional.
Boas Apostas!