A Copa do Brasil é o torneio mais democrático do Brasil, que contou com 86 equipes das mais variadas divisões. A competição chegou ao seu fim no último dia 07 de dezembro e o grande campeão foi o time gaúcho Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, que com esta taça tornou-se o maior detentor de títulos da Copa do Brasil, cinco ao total.

Em pé: Kannemann, Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Walace, Rafael Thyere, Marcelo Oliveira, Jaílson, Fred, Maicon e Léo. Agachados: Ramiro, Luan, Everton, Douglas, Edilson, Henrique Almeida, Lincoln, Iago, Ty, Kaio, Wallace Oliveira, Guilherme e Bolaños.

Em pé: Kannemann, Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Walace, Rafael Thyere, Marcelo Oliveira, Jaílson, Fred, Maicon e Léo. Agachados: Ramiro, Luan, Everton, Douglas, Edilson, Henrique Almeida, Lincoln, Iago, Ty, Kaio, Wallace Oliveira, Guilherme e Bolaños.

Embora o técnico campeão tenha sido Renato Gaúcho, muito do esquema e memória tática dos jogadores se deve ao trabalho do ex-técnico do Grêmio Roger, o qual treinou a equipe gremista de maio de 2015 a setembro de 2016. Pois bem, o Grêmio já com o técnico Renato Gaúcho, entrou direto nas oitavas de final da Copa do Brasil, pelo Grêmio ter sido uma das equipes a ter disputado a Copa Libertadores da América de 2016. Nas oitavas de final pegou o Clube Atlético Paranaense, onde venceu o primeiro jogo em Curitiba por 0x1 e perdeu o segundo jogo em casa por 0x1, acabou garantindo a vaga nas quartas de final por disputa nos pênaltis.

Nas quartas de final, enfrentou o campeão brasileiro Palmeiras, o Grêmio venceu o primeiro jogo em casa por 2×1 e conseguiu um empate em 1×1 na casa do Palmeiras, conquistando a vaga na semifinal para enfrentar o Cruzeiro. Venceu o primeiro jogo em Belo Horizonte por 0x2 e segurou um empate em 0x0 no segundo jogo, chegando assim a grande final. Chegou a final contra o Clube Atlético Mineiro, onde surpreendeu a todos vencendo o primeiro jogo em pleno Mineirão por 1×3, no segundo jogo na Arena Grêmio garantiu um empate em 1×1 sagrando-se campeão da Copa do Brasil de 2016.

História da competição

Taça da Copa do Brasil.

Taça da Copa do Brasil.

A Copa do Brasil é a competição mais democrática do futebol brasileiro, usando o sistema eliminatório desde a primeira fase, imitando o estilo de copas como a Copa da Inglaterra, Taça de Portugal e Copa do Rei. No seu início, a Copa do Brasil foi disputada por 32 equipes, passando a contém 40 clubes desde 1996 e continuando a crescer até que a partir de 2013, a competição passou a contar com a participação de mais de 80 equipes, sendo que em 2017 serão 91 participantes, contanto com clubes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A partir de 2001, a Copa do Brasil passou a não conta com a participação de clubes que disputam a Copa Libertadores no mesmo ano, por conta do conflito de datas entre as competições. Além disso, o campeão da Copa do Brasil também não disputava a edição seguinte da competição, já que teria uma vaga direto para a fase de grupos da Libertadores do ano seguinte. Porém, vale lembrar que esse sistema durou apenas até 2013.

No ano de 2013, foi criado um novo formato, o qual foi adaptado em 2016 devido às mudanças na Copa Libertadores e Sul-Americana. Atualmente, a Copa do Brasil é disputada entre março e novembro, sendo que 80 equipes disputam um mata-mata na primeira fase até que sobrem 5 equipes, as quais se juntam nas oitavas de final as 7 ou 9 equipes que tiverem disputada a Libertadores e os campeões da Copa Nordeste, Copa Verde, Série B do Campeonato Brasileiro e o campeão brasileiro da Copa Sul-Americana ou o 7º colocados do Brasileirão que não se classificou para a Libertadores. Além disso, a partir de 2017, a Copa do Brasil não definirá mais os participantes brasileiros da Copa Sul-Americana, algo que acontecia antes das mudanças da Conmebol para as duas principais competições sul-americanas.

Com o título de 2016, o Grêmio se tornou o maior campeão da Copa do Brasil, totalizando cinco títulos da competição (1989, 1994, 1997, 2001, 2016), seguido pelo Cruzeiro com quatro títulos (1993, 1996, 2000, 2003) e do Flamengo (1990, 2006, 2013), Corinthians (1995, 2002, 2009) e Palmeiras (1998, 2012, 2015), todos com três. A partir daí, estão outras nove equipes com um título cada uma.

Boas Apostas!