Domingo, 28 de maio de 2017. A cidade de Roma vai parar para homenagear um dos seus maiores símbolos: Francesco Totti, “eterno capitão” da AS Roma, atuará pela última vez com sua camisa de sempre. Ninguém vai ficar indiferente a uma dia que os romanos prefeririam que nunca chegasse. O Calcio se prepara para assistir a uma das homenagens em vida mais impressionantes da história do futebol.

Foto: "Tullio M. Puglia/Getty Images"

Foto: “Tullio M. Puglia/Getty Images”

40 anos de idade, 28 de ligação à AS Roma. Francesco Totti é um verdadeiro baluarte do romantismo futebolístico. O nome do internacional italiano se confunde com o da AS Roma, sendo por muitos considerado “o último dos românticos”. Desta vez, o adeus parece ser definitivo. Monchi, novo diretor esportivo do clube, já tinha comunicado que Totti efetivamente deixaria de defender as cores da Roma no gramado no final dessa temporada 2016/17 e a informação foi confirmada pelo próprio Francesco Totti através da sua página oficial na rede social “Facebook”, na quinta-feira: “Roma-Genoa, no próximo domingo 28 de maio, será o meu último jogo com a camisa da AS Roma. Sinto que o meu amor pelo futebol nunca desaparece, é uma paixão, a minha paixão. É tão profundo que não consigo imaginar viver sem ela. É impossível expressar em poucas palavras tudo o que estas cores representaram, representam e representarão para mim. Sempre. A partir de segunda-feira, estou pronto novamente. Pronto para um novo desafio”, escreveu, acompanhando a legenda de uma foto sua de perfil no centro de treinamentos romanista. Francesco Totti não revela qual será seu futuro a breve prazo, dentro ou fora do gramado, mantendo o suspense quanto à possibilidade de abraçar mais um novo desafio futebolístico ainda enquanto jogador, vestindo pela primeira vez a camisa de outro clube que não a AS Roma enquanto profissional, emblema em que debutou como profissional no ano de 1992. A imprensa italiana escreve que tem propostas de times da Major League Soccer.

Aos 40 anos, Francesco Totti se prepara para o adeus na derradeira rodada da Série A 2016/17 e ainda tem muito em jogo para o seu time, precisando de vencer para garantir que termina na vice-liderança da prova, sem dar atenção ao resultado do Nápoles. O técnico Luciano Spalletti poderá abrir uma exceção e colocar Francesco Totti como titular. O Olímpico de Roma terá lotação esgotada, claro está.

As arquibancadas vão prestar a devida homenagem ao “Senhor Roma” e a Curva Sud fará a devida vénia a um homem que sente tanto o símbolo da Loba de Roma como os que a defendem nas arquibancadas do Calcio. No passado fim-de-semana, Francesco Totti foi alvo de uma homenagem que correu mundo. Os “Irreducibili”, ultras da Lazio, exibiram uma tarja com a frase: “Os inimigos de uma vida saúdam Francesco Totti”, prestando uma homenagem ao maior símbolo da rival enquanto seu time perdia para o Inter de Milão por três a uma no Olímpico de Roma.

Campeão do mundo com a Itália na Copa de 2006, ao serviço da AS Roma, conquistou o scudetto em 2000/01, duas edições da Copa de Itália (2006/07; 2007/08) e duas Supercopas (2001 e 2007).

Boas Apostas!