Flamengo x Fluminense (FLA-FLU) público de mais de 170 mil pessoas no Maracanã

Flamengo x Fluminense (FLA-FLU) público de mais de 170 mil pessoas no Maracanã

O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, mais conhecido como Campeonato Carioca, também reconhecido como o campeonato mais charmoso do Brasil. Conta com grandes clubes do Brasil como Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco e outros. A história é muito bonita e revela grandes feitos, não são todos os estaduais do Brasil que conseguem levar mais de 170 mil fiéis para assistirem a um clássico no Maracanã, como no Fla x Flu de 1963.

A primeira edição do campeonato ocorreu em 1906, sendo assim o terceiro mais antigo campeonato de futebol do Brasil, atrás apenas do Paulista (1902) e do Baiano (1905). Em 1979 houve uma fusão da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói. Na época existiam o campeonato Carioca e Fluminense, além do Fluminense de Seleções. Apesar do gentílico do Estado do Rio de Janeiro ser “Fluminense”, por motivo de tradição manteve-se “Carioca”, como é conhecido até hoje em dia.

No segundo campeonato no ano de 1907  aconteceu uma primeira confusão. Botafogo e Fluminense terminaram empatados em pontos mas não chegaram a um acordo para fazer a final. Só em 1996 é que a Federação foi declarar ambos como campeões. Em 1950, com a inauguração do Maracanã, o torneio ganha nova vida. Em 1979 houve dois torneios um deles “especial”. O Flamengo não perdeu tempo e faturou os dois.

O Campeonato já teve 117 edições até o momento, com 12.295 jogos com um total de 39.688 gols, uma média de 3,23 gols por partida. Os maiores campeões são o Flamengo (33 títulos), Fluminense (31), Vasco da Gama (23) , Botafogo (20) e América(7). Ao todo, o Campeonato “Carioca” tem mais de 100 anos de história, o Galinho Zico como jogador que mais vezes levantou a taça – sete vezes pelo Flamengo, o atacante rubro-negro Pirilo como o maior artilheiro numa só edição (39 gols, em 1941) e Botafogo e Fluminense como os clubes com a maior série de títulos: quatro. O Alvinegro em 1932/33/34/35 e o Tricolor em 1906/07/08/09. O último campeão, em 2015 foi o Vasco da Gama.

Campeonato Carioca de Futebol 2016

Vasco da Gama tentará seu bicampeonato em 2016

Vasco da Gama tentará seu bicampeonato em 2016

A primeira fase do Campeonato Carioca de Futebol 2016 conta com 16 clubes,  estão divididos em dois grupos.

Grupo A: Bangu, Boavista, Cabofriense, Fluminense, Macaé, Portuguesa, Resende e Vasco.

Grupo B: América, Bonsucesso, Botafogo, Flamengo, Friburguense, Madureira, Tigres, Volta Redonda,

Nesta fase inicial os grupos se enfrentam, exemplo: um time do Grupo A, irá enfrentar todos os outros times do Grupo B, estas partidas serão somente de ida, ou seja oito jogos. Após o enfrentamento, os quatro primeiros de cada grupo vão se classificar para a Taça Guanabara. A taça Guanabara (também chamada de Grupo C), onde o Campeão será reconhecido por pontos corridos. Este é o único caminho para se chegar a ser campeão carioca, pois os quatro primeiros da Taça Guanabara, formarão as duas semifinais do Carioca. Os dois confrontos de semifinal terão partida única, com vantagem de empate para quem tiver melhor campanha. A decisão será em ida e volta.

Os quatro últimos de cada grupo (A e B) vão compor o Grupo D, como se fosse o grupo dos piores.  O Quinto e sexto da Taça Guanabara se juntam ao primeiro e ao segundo do Grupo D para disputar a Taça Rio. Esta taça Rio é como se fosse o campeão dos piores. Na Taça Rio, semifinal e final terão jogos únicos, favorecendo o mando de campo para o time que conseguiu melhor campanha. .  Já o rebaixamento funciona da seguinte maneira. Os dois últimos do Grupo D são rebaixados.

Resumindo, pois parece bem confuso mesmo, para quem vê este sistema pela primeira vez. Dos dois grupos iniciais, que se enfrentarão, Grupo A e Grupo B, separam-se os oito melhores (quatro de cada grupo). Estes oito melhores disputarão entre si, e os quatro primeiros colocados formarão a semifinal para decidir quem será o grande campeão. Quanto a Taça Guanabara, seria uma espécie de premiação de primeiro turno e a Taça Rio um prêmio de consolação, assim todos acabam tendo chance de erguer alguma taça.

Como critério de desempate entre duas ou mais equipes segue-se a ordem definida: Número de vitórias dentro do grupo, saldo de gols dentro do grupo, gols marcados dentro do grupo, confronto direto (para os grupos C e D), número de cartões amarelos e vermelhos (em todo o Campeonato) e por último Sorteio.

Os favoritos

Os escudos dos quatro favoritos ao título de campeão de 2016

Os escudos dos quatro favoritos ao título de campeão de 2016

Como já era de se esperar, para esse campeonato carioca os favoritos são: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Para esta temporada será improvável que os times pequenos consigam incomodar as grandes equipes da capital, assim como foi no ano passado, em que os quatro favoritos passaram para as semifinais.

O Botafogo é o atual vice-campeão do campeonato carioca e para essa temporada talvez possa contar com reforços já no começo do campeonato. O meia Gervasio já foi inscrito na federação carioca, mas ainda precisa que a CBF aprove a documentação enviada pelo clube. Por outro lado, o treinador não contará com Damián Lizio, que está com a documentação incompleta. O volante Bruno Silva, que está em processo de regularização e nem o atacante Neilton, além destes o volante Rodrigo Lindoso e o meia Octávio que estão no departamento médico. Mesmo com esses problemas, podemos esperar uma grande campanha do quarto maior campeão da competição com 20 títulos e atual campeão da Série B que subiu para a elite do futebol brasileiro em 2016.

O Flamengo é o time que mais venceu o Campeonato Carioca, foram 33 títulos, o último conquistado em 2014. Na temporada passada, terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás somente do Botafogo, já nas semifinais, foi parado pelo Vasco. Para esta temporada, o Rubro-Negro contará com vários reforços, entre eles está Antônio Carlos, Arthur Henrique, Alex Muralha, Juan e Federico Mancuello, além é claro do técnico Muricy Ramalho. O Flamengo espera que com os reforços possa terminar com o jejum de títulos no estadual e ter uma atuação melhor que a do ano passado.

O Fluminense não vence o carioca desde 2012, quando conquistou seu 31º título carioca. Nesta temporada poderá contar com seus reforços, são eles: Felipe Amorim e Richarlison, que eram do América-MG, os zagueiros Henrique, ex-Napoli e Renato Chaves, ex-Ponte Preta, além da volta de Diego Souza. No ano passado, o Flu ficou na quarta posição na primeira fase, a um ponto de diferença do quinto colocado e depois foi parado pelo Botafogo. O Fluminense é outra equipe que quer acabar com o jejum de títulos cariocas e está pronto para ter uma campanha bem melhor neste campeonato.

O Vasco quer começar esse ano bem, para compensar o rebaixamento para a Série B do brasileirão no ano passado e tentar um bicampeonato carioca em 2016. Para isso, o time manteve a base do ano passado e chamou alguns reforços, são eles: Yago Pikachu que jogou ano passado pelo Paysandu, Marcelo Mattos, ex-Vitória e William Barbio, que volta de empréstimo a Chapecoense. O Vasco quer começar o ano com o pé direito, repetindo o bom desempenho do ano passado no campeonato carioca e dando alegrias a sua torcida.

Boas Apostas!