O atacante uruguaio Loco Abreu, que se tornou ídolo do Botafogo entre 2010 e 2012, estará de volta ao futebol brasileiro, mais precisamente no futebol carioca, no próximo ano. Na última sexta-feira (11) o Bangu, clube da primeira divisão do Campeonato Carioca, anunciou que o uruguaio é o seu mais novo reforço para a temporada de 2017. Segundo o clube, Loco Abreu já assinou um pré-contrato e deverá chegar ao Brasil ainda em dezembro deste ano, quando resolverá detalhes de contrato e será apresentado. De acordo com o presidente do Bangu, Jorge Varela, a contratação do atacante uruguaio tem como objetivo transformar o clube em uma equipe competitivo, que lutará em os grandes pelo título do Campeonato Carioca. “Nosso objetivo é montar um time competitivo para brigar com os grandes novamente. A chegada do Loco é parte de um projeto de reestruturação do clube. Estamos trabalhando também em um projeto de marketing para explorar bem a imagem dele”, afirmou.

O atacante Loco Abreu teve como último clube o Santa Tecla, de El Salvador, onde até agora disputou quinze partidas, marcando seis gols pela principal competição do país da América Central, sendo o artilheiro do Santa Tecla. Sua última partida foi ainda no início de novembro, participando da derrota em casa por 1×2 para o Águila. O Santa Tecla ocupa atualmente a quarta colocação da competição nacional, estando um ponto atrás do líder, Águile e na zona de classificação para a próxima fase.

Ídolo do Botafogo

Loco Abreu jogando pelo Botafogo.

Loco Abreu jogando pelo Botafogo.

O uruguaio Sebastián Abreu, mais conhecido como Loco Abreu, começou sua carreira em 1996, quando defendeu profissionalmente o Defensor, do Uruguai. No mesmo ano, foi para o San Lorenzo da Argentina para no ano seguinte ser contratado pelo La Coruña, da Espanha. Sem muito espaço na equipe espanhola, foi emprestado para várias equipes entre 1998 e 2003, entre elas Grêmio, San Lorenzo, Cruz Azul-MEX e América-MEX. Depois passou por outras equipes sul americanas como Dorados do México, San Luiz do México e River Plate da Argentina, e por equipes internacionais como Beitar Jerusalem de Israel e Aris Salônica da Grécia.

Depois de todas essas equipes, o atacante chegou ao Botafogo no início de 2010, assinando contrato por dois anos. Logo na sua estreia, o Botafogo acabou perdendo por 6×0 para o Vasco da Gama e Loco foi substituído ainda no intervalo. No fim de janeiro, o uruguaio fez seu primeiro gol pela equipe carioca, marcado contra o América na vitória em casa por 2×1 pelo Campeonato Carioca. Entre os destaques de Loco Abreu no Botafogo está a goleada aplicada contra o Resende em fevereiro de 2010, quando o uruguaio marcou três dos cinco gols do Botafogo, todos de cabeça, além da cavadinha dada no segundo gol da equipe alvinegra (de pênalti) marcado na grande final da Taça Rio daquele mesmo ano contra o Flamengo, dando o título para o Botafogo. Durante sua trajetória na equipe carioca, Loco Abreu conquistou o Campeonato Carioca de 2010, a Taça Guanabara de 2010 e a Taça Rio de 2010 e 2012.

Depois de 2012, Loco Abreu ainda defendeu outras seis equipes de seis países diferentes: Figueirense (Brasil), Nacional (Uruguai), Rosario Central (Argentina), Aucas (Equador), Sol de America (Paraguai) e Santa Tecla (El Salvador).

Campeonato Carioca de 2017

Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

No início de novembro, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) realizou um evento onde apresentou como será o Campeonato Carioca de 2017. Com praticamente tudo mantido como na última temporada, a única mudança é o número de equipes, já que em 2016 foram dezesseis equipes disputando a primeira divisão do futebol carioca e em 2017 serão 12. Com isso, seis times disputarão uma fase preliminar, sendo eles: os dois clubes que subiram de divisão, Nova Iguaçu e Campos, e os quatro últimos colocados da edição de 2016 antes dos rebaixados, Tigres, Portuguesa, Cabofriense e Bonsucesso. Já as quatro maiores equipes já entrarão na fase principal, sendo que Fluminense e Vasco estão em um grupo e Botafogo e Flamengo em outro.

Assim que forem definidos os 12 times, a fase principal será divida em dois grupos com seis clubes cada um para a disputada da Taça Guanabara, com os dois primeiros colocados de casa grupo se enfrentando nas semifinais e depois na final, ambas disputadas em partidas únicas. Terminada a Taça Guanabara, será iniciada a Taça Rio, a qual obedece ao mesmo formato. Os campeões das duas Taças têm suas vagas garantidas nas semifinais do campeonato estadual, enquanto os outros dois semifinalistas serão classificados pela melhor campanha no geral.

Boas Apostas!