Três meses. Foi quanto durou a passagem de Cristóvão Borges pelo Vasco da Gama, time que nessa temporada está de regresso principal escalão do futebol brasileiro. A imprensa brasileira escreve que Vanderlei Luxemburgo é o principal candidato à sucessão, técnico que recentemente foi associado ao Coritiba, na sequência do despedimento de Paulo César Carpegiani.

A eliminação na Copa do Brasil às mãos do Vitória precipitou a saída provocou a rotura entre Vasco da Gama e Cristóvão Borges. O técnico relativizou a questão após o desaire em Salvador da Bahia, mas na chegada ao Rio de Janeiro, foi solicitada a presença de Cristóvão Borges em São Januária para uma reunião, local onde o presidente Eurico Miranda comunicou o despedimento do treinador. Ao início da tarde de sexta-feira, a saída foi tornada publica pelo clube em uma curta nota oficial: “A direção do Club de Regatas Vasco da Gama comunica a saída do treinador Cristóvão Borges a partir desta sexta-feira (17/03). O Vasco agradece os serviços prestados pelo profissional, que sempre trabalhou com dedicação”. A passagem de Cristóvão Borges pelo clube Carioca durou apenas três meses e as críticas à sua liderança se ouviram desde o primeiro momento. Em 14 jogos, venceu, empatou e averbou cinco derrotas, a últimas delas fatal.

Vanderlei Luxemburgo é o favorito

Vanderlei LuxemburgoSem treinar desde que deixou o Tianjin Quanjian da China, o regresso de Vanderlei Luxemburgo ao futebol brasileiro tem sido um cenário frequente na ordem do dia. Desta vez, a possibilidade é forte e o Vasco da Gama aparente reunir as condições necessárias para convencer o técnico a pôr um fim em sua interrupção profissional. Face à atual situação do time, Luxa é visto como o técnico ideal para dar a volta à situação, fazendo valer sua experiência, liderança e capacidade de recuperação. Em São Januário, Luxemburgo poderá se reencontrar com Luís Fabiano, atacante que orientou na China e foi a grande aposta do Vasco da Gama para essa temporada.

Ao noticiar o interesse do Vasco da Gama em fechar com Vanderlei Luxemburgo, a imprensa brasileira recorda um antigo conflito entre o técnico e o presidente do clube, Eurico Miranda. Na última passagem pelo rival Flamengo, Vanderlei Luxemburgo levantou suspeição sobre a relação existente entre Eurico Miranda e a Federeção de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Apesar disso, o diferendo estará ultrapassado e a preferência pelo “rubro negro”, rival Estadual, não deverá ser impedimento para fechar acordo. Rogério Micale, PC Gusmão ou Ricardo Gomes são nomes que também estão em cima da mesa, mas a prioridade é mesmo a contratação de Vanderlei Luxemburgo.

No “clássico” desse domingo com o Botafogo no “Engenhão”, tudo indica que seja o auxiliar-fixo Valdir Bigode a comandar o time Cruzmaltino.

Boas Apostas!