Buffon, goleiro da Juventus.
O goleiro Buffon da Juventus da Itália é o novo recordista de tempo sem tomar gol no Campeonato Italiano. O goleiro conquistou esta marca no dia 20 de março em partida diante o Torino.
Antes de vermos mais detalhes, vamos comentar sobre o goleiro Dino Zoff, que defendeu a Juventus entre 1972 e 1983. Ele era o detentor do recorde de mais minutos sem tomar gol no Campeonato Italiano, ficando 903 minutos sem tomar gol na temporada de 1972/73, sua temporada de estreia. Porém na temporada de 1993/94, o goleiro do Milan Sebastiano Rossi, bateu o recorde de Dino Zoff ficando por 929 minutos sem tomar gol, levando o recorde para a equipe do Milan.
Ao final da partida entre Juventus e Sassuolo, partida válida pela vigésima nona rodada do Campeonato Italiano, Buffon chegou a 926 minutos sem levar gols na competição. Com isso, Buffon precisava de apenas ficar mais quatro minutos sem tomar gol no dia 20 de março, uma partida contra o Torino, válida pela trigésima rodada do Campeonato Italiano. O goleiro conseguiu mais do que isso, ele só foi vazado aos três minutos do segundo tempo por gol de pênalti. Quem ficou encarregado de quebrar a marca foi o atacante do Torino Andrea Belotti. A partida acabou em 1×4 para a equipe da Juventus.
Com isso, o goleiro Buffon de 38 anos, conseguiu bater o recorde de minutos sem levar gol no Campeonato Italiano (Série A). O goleiro ficou por 974 minutos sem levar gol, dividindo por 90 minutos (tempo de uma partida inteira), ele ficou um pouco mais de dez jogos sem tomar gol. Buffon deixou seu nome na história do clube e do Campeonato Italiano, pelo menos até quando alguém conseguir bater este recorde novamente.
Buffon na seleção da Itália
Buffon, goleiro da seleção da Itália.
Buffon é o atual goleiro da seleção da Itália, sua história com a seleção começou em 1993, quando ainda atuava pela seleção sub-16. Já em 1995 subiu para a seleção sub-17 e na temporada 1994/95 para a sub-18. De 1995 à 1997 atuou pela seleção sub-21 e em 1997 atuou pela seleção olímpica, ano que chegou a seleção principal na qual atua até hoje. Até aqui foram 154 partidas disputadas pela seleção principal.
O goleiro foi campeão mundial em 2006 pela seleção da Itália. A copa sediada na Alemanha teve com final Itália x França. A copa premiou os seguintes jogadores durante a competição: Miroslav Klose como artilheiro, Zinedine Zidane como melhor jogador e Gianluigi Buffon como melhor goleiro.
Juventus
Escudo da Juventus.
A Juventus tem sido a grande sensação do Campeonato Italiano da temporada de 1995/96. O clube está liderando a competição com setenta pontos. Chegando a trigésima rodada, a Juventus conquistou vinte e duas vitórias, quatro empates e sofreu apenas quatro derrotas. O que tem mostrado não é o melhor ataque, pois fez cinquenta e cinco gols, atrás de Napoli e Roma que possuem sessenta e dois gols. Mas o grande forte da Juventus está sendo sua zaga que é a menos vazada, com impressionantes apenas dezesseis gols sofridos.
A fase da Juventus é muito boa, é a grande favorita ao título desta temporada, porém vem sendo seguida de perto pelo Napoli, com sessenta e sete pontos, três a menos que a Juventus. Dependendo do goleiro Buffon, a Juventus continuará conseguindo bons resultados. Acaso Buffon fique contundido ou venha a ser suspenso, a Juventus também terá um grande goleiro como substituto, o jovem goleiro Neto de 26 anos de idade. Destaque do Clube Atlético Paranaense onde atuou em 2009/10, foi negociado com a Fiorentina onde ficou de 2011/15. Neto chegou para ser o reserva de Buffon em 2015.
Boas Apostas!