Aos 37 anos de idade, Aritz Aduriz continua a demonstrar seus dotes de goleador ao mais alto nível. O atacante basco do Athletic Club Bilbao foi decisivo na vitória em Moscovo e assumiu a liderança da tabela de artilheiros da competição.
Melhor que Aritz Aduriz, só Cristiano Ronaldo. O atacante português é o único com mais gols que o basco na atual edição das competições europeias – 11 contra 10.
Longe de estar a protagonizar a melhor das temporadas, o Athletic Club se deslocou ao terreno do Spartak de Moscovo para disputar a partida de ida das “16 avas” da Liga Europa 2017/18. Frente a um time menos ritmando que não disputava uma partida oficial desde dezembro, o time do País Basco acabou por vencer por três bolas a uma e dar um passo de gigante rumo à fase seguinte da competição, levando uma vantagem bem confortável para o San Mamés. O experiente Aritz Aduriz teve muitas responsabilidade ao apontar dois dos três gols em uma partida na qual o Athletic chegou ao intervalo a vencer por três a zero.
O percurso do Athletic nessa Liga Europa começou em agosto, frente aos romenos do Dínamo de Bucareste, na terceira pré da competição. Depois de um empate (1-1) em solo romeno, o Athletic venceu por três a zero no San Mamés, com Aduriz a marcar seu primeiro gol na prova. Na eliminatórias eguinte, diante do Panathinaikos, seria ainda mais decisivo: apontou um “bis” na vitória bilbaína na Grécia ante o Panathinaikos por três a dois.
Assegurado o apuramento para a fase de grupos, o Athletic caiu no grupo J com Hertha, Zorya e Ostersunds. Aduriz faria cinco gols nessa fase: apontou um gol no empate a dois na Suécia, em casa do Ostersunds, também sentenciou a partida com os nórdicos em San Mamés (1-0) e não deixaria de causar danos nos dois outros adversários ao “bisar” na vitória caseira sobre o Hertha por três a dois e deixar sua marca na vitória em casa do Zorya, na Ucrânia. Só foi substituído ante o Zorya, na Ucrânia, ao minuto 89.
Na noite de Moscovo, Aduriz se tornou no terceiro jogador a conseguir marcar em cinco jogos consecutivos para a Liga Europa, igualando Radamel Falcao e Rossi.
Agora, na partida de ida da eliminatória com o Spartak, Aduriz voltou a fazer o “gosto ao pé”. Tem pelo menos mais um jogo para disputar e, a julgar pelo rumo da eliminatória, provavelmente disputará mais dois desafios, seguindo na peugada de Cristiano Ronaldo. O terceiro colocado na lista de artilheiros da Liga Europa é Twumasi, jogador do Astana que só deverá cumprir mais um jogo na cena europeia, frente ao Sporting, em Alvalade.
Boas Apostas!