Na América do Sul, 2019 é ano de Copa América em solo brasileiro. Na Europa, o ano civil das seleções fica marcado pelo arranque da etapa de apuramento para a fase final do Euro 2020, edição da competição que vai ser disputada em vários pontos do continente. Conheça o modelo de apuramento para a prova de seleções mais importante do “velho continente”.
Modelo de apuramento
Os jogos da fase final do Euro 2020 se disputarão em 12 países distintos, logo não haverá seleções com lugares garantidos à partida, contrariamente ao que acontecia em edições anteriores. Ao todo, 55 seleções disputam 24 vagas na fase de grupos da competição, sendo que a UEFA Nations League, através de cada uma das Ligas (A, B, C e D) também permitirá apurar uma seleção para a fase final, algo que acontecerá apenas após a conclusão desta etapa de qualificação. As quatro seleções apuradas para a “final-four” da UEFA Nations League desse ano – Portugal, Inglaterra, Suíça e Holanda – integram grupos de cinco times nessa etapa de classificação por forma a poderem disputar semis e final da competição.
Ora, as seleções a concurso se dividem por dez grupos distintos, sendo que a partir de cada um deles se apurarão as duas melhores classificadas. Uma vez apuradas essas 20 equipes, restam as tais quatro vagas a atribuir mediante a classificação da UEFA Nations League. Dentro dos grupos, a competição acontecerá de modo habitual, com os times a se defrontarem em regime de casa/fora. A seleção do Kosovo é a estreante nessa fase e apuramento após ter vencido um dos agrupamentos da Liga D da UEFA Nations League e desse modo ter assegurado um lugar na briga pelas quatro vagas.
A classificação arrancou com a vitória do Cazaquistão diante da Escócia. Para esta tarde/noite estão agendados mais nove jogos, com destaque para o Bélgica – Rússia a partir das 16h45 – horário de Brasília.
Grupo A
Bulgária
Inglaterra
República Tcheca
Montenegro
Kosovo
Grupo B
Portugal
Ucrânia
Lituânia
Luxemburgo
Sérvia
Grupo C
Alemanha
Holanda
Bielorrússia
Estónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Dinamarca
Geórgia
República da Irlanda
Suíça
Gibraltar
Grupo E
Croácia
País de Gales
Azerbaijão
Hungria
Eslováquia
Grupo F
Espanha
Noruega
Roménia
Suécia
Malta
Ilhas Faroé
Grupo G
Eslovénia
Polónia
Áustria
Macedónia
Israel
Letónia
Grupo H
França
Islândia
Turquia
Albânia
Andorra
Moldávia
Grupo I
Bélgica
Escócia
Rússia
Chipre
Cazaquistão
San Marino
Grupo J
Finlândia
Itália
Arménia
Bósnia e Herzegovina
Grécia
Liechtenstein
Boas apostas!