A temporada do TSV 1860 Munchen terminou de forma inglória, com a relegação ao terceiro escalão. O time alemão saiu derrotado do “play-off” de subida/rebaixamento com o Jahn Regensburg e caiu da 2. Bundesliga. Após um empate a um gol no terreno do terceiro colocado do terceiro escalão, o time da cidade de Munique aparentava estar no caminho certo para assegurar a permanência na 2. Bundesliga, mas uma inesperada e chocante derrota caseira por duas bolas a zero deitou tudo a perder. Esta sexta-feira, o próprio emblema revelou através da sua página no “Facebook” que a situação é bem mais crítica do que se possa pensar…

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

A descida ao terceiro escalão alemão está consumada e não há volta a dar, mas a situação do 1860 Munchen ainda tem como piorar e poderá até fazer correr muita tinta. Nesse momento, o time corre o sério risco de na próxima temporada atuar na quarta ou quinta divisão do seu país, tudo por conta de uma alegada dívida à Federação alemã. Ao descer ao terceiro escalão, o clube deveria ter pago uma determinada verba à instituição que regulamenta o futebol no país para poder obter uma licença de competição, algo que não aconteceu. Na nota emitida esta tarde, os responsáveis do clube não citam números, mas os jornais alemães escrevem que a verba poderia ir até aos dez milhões de euros. A informação serviu, essencialmente, para esclarecer a torcida sobre a atual situação, sem levantar o véu sobre o que vai acontecer. Certo é que Hasan Ismaik, bilionário jornado e proprietáro do time, falhou o pagamento da verba (o “deadline” era sexta-feira, 2 de junho) e agora nem a 3. Liga poderá ser uma realidade, uma vez que as penalizações muito provavelmente resultarão em um novo cenário de relegação, atirando o Munchen 1860 para os escalões amadores. O time de sub-21 também precisava de licença e não foi paga, pelo que poderá tomar o mesmo caminho.

A imprensa germânica escreve que a situação poderá conduzir ao encerrar das portas do clube, obrigando a um processo que seria de “refundação”, mas a verdade é que a informação divulgada pelos responsáveis do time refere que na próxima temporada, independentemente do que aconteça, o clube vai continuar a competir, restando saber em que escalão. Após a relegação, Hasan Ismaik revelou que continuaria a financiar o clube. Coabitante do Bayern de Munique na Allianz Arena, a verdade é que o time deverá agora regressar ao Grunwalder Stadion.

Por estes dias, o lado azul e branco da cidade de Munique vive um autêntico pesadelo. As perguntas são muito mais que as respostas e a duvida se adensa a cada dia que passa. Há 24 anos que o time não se via condenado a disputar um escalão tão baixo, uma vez a última participação do 1860 Munchen na 3. Liga remonta a 1992/93.

Boas Apostas!