O uruguaio Christián Stuani vem se assumindo como um dos maiores destaques da atual edição do campeonato espanhol. O ataque “Charrúa” tem sido um autêntico “abono de família” para o Girona, emblema catalão que já representava na temporada transata.

Foto: "Alejandro García/EFE"

Foto: “Alejandro García/EFE”

Início de La Liga de loucos. O Sevilha comanda o escalão máximo do futebol espanhol com 16 pontos conquistados em oito rodadas, ao passo que o Barcelona e o Real Madrid, eternos candidatos, têm perdido pontos de forma constante nas últimas rodadas, permitindo a aproximação de um time do Atlético que chegou a estar a sete pontos de distância em função de um mau início de campanha, mas soube recuperar terreno de forma exemplar. Na tabela de artilheiros, também não mandam os “do costume”. Christián Stuani, atacante do Girona, é por esta altura o jogador com mais gols apontados na competição, nada mais nada menos que oito. De resto, as prestações do atacante uruguaio têm sido decisivas para um time do Girona que após uma temporada de sonho em ano de estreia no campeonato, não está a conseguir manter o nível e é por esta altura 15º colocado com apenas nove pontos e dez golos marcados, oito deles, claro está, apontados por Stuani. A situação é de tal forma fora do comum que há onze anos que a La Liga não chegava à oitava rodada sem que no topo da tabela de artilheiros estivesse um jogador que não vestisse a camisa de Real Madrid, Barcelona ou Atlético de Madrid. Ou seja, precisamos recuar até a temporada 2006/07 para verificar uma situação idêntica: à época, Kanoute (Sevilha) e Diego Milito (Saragoça) lideravam a lista com sete gols cada. Segundo os dados levantados pelo jornal diários espanhol “Marca”, o campeonato espanhol só teve um artilheiro que não pertencesse a “merengues”, “blaugrana” ou “colchoneros” à passagem da oitava rodada nas campanhas 2000/01 com Javi Moreno (Alavés) e Juan Sánchez (Valência), 2001/02 com Nico oliveira (Sevilha) e 2002/03 com Makaay (Depor).

Nascido em um país que tem dado ótimos atacantes ao mundo do futebol. Stuani está entre os relacionados de Óscar Tabárez para a digressão asiática da seleção uruguaia nessa pausa para compromissos de seleções. Assim, Stuani enfrentará a Coreia do Sul a 12 de outubro e o Japão a 16. Luís Suárez é o principal ausente da lista, jogador que foi dispensado para poder assistir ao nascimento do terceiro filho na cidade de Barcelona.

No ano passado, o atacante de 31 anos foi uma das chaves para o bom desempenho do time catalão, ao apontar 21 gols em 33 jogos. Este ano, leva oito tentos em outros tantos desafios e tem tudo para bater o seu recorde de gols em uma só temporada, 23, com o Albacete na temporada 2009/10, ainda que no segundo escalão espanhol.

Boas apostas!