A partida de ida do play-off que vale uma vaga na Ligue 1 2018/19 foi ganha de forma clara pelo Toulouse, time que está em ótima posição para assegurar a continuidade no escalão após uma vitória por três a zero no terreno do Ajaccio.

Foto: "Pascal GUYOT/AFP"

Foto: “Pascal GUYOT/AFP”

O Toulouse vive assombrado pelos “fantasmas” da descida de divisão pela terceira temporada consecutiva. Depois de ter terminado a dita “fase regular” da Ligue 1 2017/18 no 18º e antepenúltimo posto da classificação, o time que equipa de roxo e branco ficou condenado à disputa de um play-off, escapando ainda assim aos dois lugares de descida direta, ocupados pelo Troyes e pelo Metz.

Para se segurar entre a “fina nata” do futebol gaulês, o Toulouse precisa de eliminar o AC Ajaccio, time que terminou a fase regular da Ligue 2 na terceira posição e eliminou dois adversário para chegar a esse confronto com o Toulouse, deixando para trás dos times do Brest (2-0) e do Le Havre (2-2, 5-3 g.p).

A partida de ida foi disputada no Stade Fraçois-Coty, terreno do Ajaccio, uma vez que a norma assim ordena: a equipa que luta pela ascensão joga o primeiro duelo nos seus domínios.

A expetativa era elevada entre a massa associativa do Ajaccio, impedida de entrar no estádio no seguimento dos confrontos  da rodada anterior, nomeadamente do ataque ao ônibus que transportava a equipa do Le Havre, situação que adiou o desafio 48 horas.

Na noite de quarta-feira (23), tudo correu bem ao Toulouse, time que passou para a frente do marcador bem perto do intervalo graças a um gol apontado por Max Gradel na sequência de um pontapé livre. A situação não era a mais agradável para o Ajaccio que tinha acabado de sofrer um gol em casa e o que é facto é que iria complicar-se nos primeiros dez minutos do segundo tempo, altura em que Yaya Sanogo, ex-Arsenal, atirou para o dois a zero. Precisando de correr atrás do prejuízo para contrariar o rumo da eliminatória, o Ajaccio viria a sofrer mais um gol antes do final do desafio, tento esse que praticamente sentencia a eliminatória. Yaya Sanogo voltou a superar o setor mais recuado do adversário e fez o três a zero final.

A partida de volta, na casa do Toulouse, está agendada para o próximo domingo. O desfecho da partida de ida deixa poucas duvidas e, a menos que suceda uma hecatombe, o Toulouse continuará entre os maiores emblemas o futebol francês.

Boas Apostas!