A sabedoria popular não augurava nada de bom para Leonardo Jardim nesse retorno ao Mônaco, ou não dissesse a velha máxima que “não devemos retornar a um lugar onde fomos felizes”. No entanto, não é por aí que se rege o futebol e o técnico português está provando isso mesmo. Nesse final de semana, somou mais uma vitória na luta pela manutenção e frente a um grande adversário.
Regressou ao Mônaco no final do mês de janeiro e, desde então, o time sob suas ordens não sabe o que é perder, pelo menos no tempo regulamentar. O Mônaco comandado por Leonardo Jardim até tropeçou no primeiro desafio após o retorno do português ao ficar pelo caminho da Copa da Liga francesa, sucumbindo às mãos do Guingamp nas semis da prova na decisão através da marcação de penaltis, mas desde então que tem acumulado sucesso atrás de sucesso. Em quatro jogos para a Ligue 1, o Mônaco conquistou 10 preciosos pontos na luta pela manutenção e, no Stade Louis II, agora se respira bem melhor. Já são cinco os pontos de vantagem em relação à linha de perigo.
Compatriotas dão a mão a Jardim
No Principado, a noite era de receção ao Lyon, emblema que nos últimos dois anos era encarado como rival na briga pelo acesso à Liga dos Campeões. No segundo posto da Ligue 1 e a brigar pelo acesso às quartas da Liga dos Campeões, o Lyon foi surpreendido no Stade Louis II por uma boa atuação do time local que, à meia hora, já vencia por dois a zero com gols dos portugueses Gelson Martins e Rony Lopes, compatriotas de Jardim que permitiram a conquista dos três pontos nesse desafio. Gelson, reforço de inverno assegurado ao Atlético de Madrid, tem estado em grande destaque, mas o internacional “luso” não está a ser o único reforço em destaque, dado que Adrien Silva e Cesc Fàbregas também integram o onze – Carlos Vinícius também foi utilizado. Já no segundo tempo, o croata Danijel Subasic ainda defendeu uma grande penalidade cobrada por Memphis Depay, assegurando aquela que foi a segunda “cleansheet” consecutiva, após o triunfo da semana anterior frente ao Nantes (1-0).
Números
Em quatro desafios para o campeonato, o Mônaco somou 10 pontos em 12 possíveis, marcou sete gols e encaixou somente três. Pela segunda vez consecutiva, manteve seu gol a zeros, algo que com Thierry Henry só conseguiu por três vezes para o campeonato.
O final de semana reserva mais um encontro de elevada importância para os monegascos que vão viajar até o terreno do Amiens, rival direto na luta pela permanência que de momento leva 24 pontos conquistados, apenas menos um que o Mônaco. Jardim vai à procura da primeira vitória fora de portas desde que retornou ao Principado, isso depois de ter empatado a duas bolas no terreno do Montpellier, time que se assume como candidato a alcançar o apuramento para as provas europeias da próxima temporada.
Boas apostas!