Francisco das Chagas Soares dos Santos, mais conhecido por Tiquinho Soares no mundo do futebol, é um dos destaques dessa edição do campeonato português. O atacante de 26 anos natural de Sousa, Paraíba, chegou a Portugal em 2014 e se transferiu na última janela de inverno para o FC Porto, liderando a perseguição do time ao Benfica, atual líder da classificação.

Depois de dois anos com as cores do Nacional da ilha da Madeira, o atacante brasileiro Tiquinho Soares se transferiu para o Vitória Sport Clube, clube tradicional do futebol português sediado na cidade de Guimarães, no norte do país. Se destacou na primeira metade dessa edição 2016/17 do campeonato português e os responsáveis do Porto não ficaram indiferentes às suas atuações, apresentando uma proposta para sua aquisição. O clube decidiu liberar o jogador a meio da temporada e o jogador também se sentiu atraído pela possibilidade de representar o time “azul e branco”. Tiquinho chegou ao time de Nuno Espírito Santo, antigo técnico do Valência, e tem resolvido de forma individual os problemas de uma equipa que tem sentido algumas dificuldades no plano ofensivo, muito por conta do abaixamento de forma do jovem atacante André Silva, já internacional por Portugal. Substituto de Depoitre, possante avançado belga que chegou no Dragão no início dessa temporada e não convenceu, Tiquinho permite que o seu time atue agora em 1x4x4x2, se revelando a solução ideal no apoio à referência ofensiva André Silva.

Grande estreia

Foto: "ESTELA SILVA/LUSA"

Foto: “ESTELA SILVA/LUSA”

A estreia de Tiquinho Soares com a camisa do Porto não poderia ter corrido de melhor forma, isso se tivermos em conta que aconteceu no “clássico” com o Sporting, integrando logo o time titular. O jogador natural de Paraíba fez os dois gols que deram a vitória ao Porto num jogo que terminou em dois a um, ganhando de imediato seu espaço no time titular.

Na rodada seguinte, surgiu a deslocação ao estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, casa de Tiquinho durante a primeira parte da temporada. Numa deslocação tradicionalmente difícil, o Porto passou por algumas dificuldades mas venceu por dois a zero, com Tiquinho novamente a fazer o primeiro gol do jogo. Desde então, disputou mais três jogos oficiais e apesar de ter ficado em branco contra a Juve na partida de ida da Liga dos Campeões, o atacante brasileiro fez mais dois gols nos restantes jogos. Além de ter dado expressão à vitória portista sobre o “lanterna vermelha” Tondela por quatro gols sem resposta, este domingo, marcou o gol que sentenciou o “derby” da cidade do Porto frente ao histórico Boavista. Aos sete minutos do desafio, fez o único gol no estádio do Bessa que permitiu garantir os três pontos e voltar a encurtar a distância para o líder Benfica para apenas um ponto. A chegada de Tiquinho, encarada primeiramente com alguma duvida por conta de algumas más experiências no mercado nacional por parte do Porto, já convenceu a torcida. Além de ter proporcionado uma alteração tática no ataque a uma equipa que tem demonstrado destacar-se sobretudo pela componente defensiva, o fato de “ter faro para o gol” é importante numa altura em que André Silva não tem estado ao seu melhor nível. Ainda assim, o jovem português está à frente de Tiquinho na lista de melhores marcados. Enquanto o brasileiro tem 12 gols marcados, Silva leva 13. Kostas Mitroglou (Benfica) é segundo com os mesmos 13 gols marcados – mas menos um jogo – e Bas Dost, holandês do Sporting, lidera a lista com 18.

Boas Apostas!