Na Europa, o final de semana teve o regresso da Bundesliga alemã, competição que estava interrompida desde 21 de dezembro devido à habitual pausa de inverno. Na jornada 17 do torneio, as sensações RB Leipzig e TSG Hoffenheim venceram seus compromissos.
O Bayern de Munique estreou a rodada com uma visita ao Mage Solar Stadion para defrontar o SC Freiburg, time que está a fazer uma boa temporada e se consolida na meia tabela. Os “Breisgau-Brasilianer” estiveram a poucos minutos de travar um regresso vitorioso do colosso da Baviera. Janik Haberer deu a vantagem aos donos da casa bem cedo (4′) e o Bayern foi obrigado a correr atrás do prejuízo. Exerceu seu domínio e jogou quase todo tempo no campo do adversário, mas a inspiração faltava aos atuais líderes da Bundesliga. Aí apareceu Robert Lewandowski, avançado polaco que empatou a partida com 35 minutos e deu a vitória ao seu time já ao minuto 90, se aproximando de Pierre Aubameyang, líder da lista de artilheiros com 16 golos que está na Copa das Nações Africanas com sua seleção gabonesa. Com uma bela execução de esquerda, o internacional polaco se converteu no segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube com 135 gols, apenas superado pelos 190 gols do peruano Claudio Pizarro. O atual campeão segue com o melhor ataque da Bundesliga (40 gols marcados) e também com a melhor defesa (dez gols sofridos)
O Bayern não foi o único time a levar a decisão da partida até aos acréscimos neste retorno à competição. Na Veltins Arena, a resistência do “lanterna” FC Ingolsdtadt durou até ao minuto 90, altura em que o Schalke 04 conseguiu chegar à vitória. Lançado pelo técnico Markus Weinzierl para o segundo tempo, o austríaco Guidon Burgstaller fez o único gol do jogo.
Na Wolkswagen Arena, a jornada também foi de nervos, mas a experiência de Mario Gómez definiu. Aos 83 minutos, o avançado alemão que está no Wolfsburg desde o início da temporada marcou o gol que derrotou o Hamburgo, time que nunca desceu ao segundo escalão mas está a realizar mais uma temporada muito atribulada.
RB Leipzig e Hoffenheim retornam com vitórias
O Red Bull Leipzig, principal sensação da Bundesliga 2016/17, retornou à ação e também às vitórias, depois ter terminado o primeiro turno com uma derrota para o Bayern na Allianz Arena por três gols sem resposta. Na Red Bull Arena, os “búfalos” também aplicaram três gols no Eintracht Frankfurt, adversário que luta pela entrada na Liga Europa. A expulsão do goleiro finlandês Lukas Hrádecký logo aos três minutos facilitou bastante a tarefa dos donos da casa. Marvin Compper deu vantagem (6′), o jovem Timo Werner aumentou (45+4′) e o espanhol Jesús Vallejo ainda marcou na própria para benefício dos locais. Com mais de 40 mil torcedores nas bancadas, o Red Bull Leipzig regressou em grande estilo e manteve a distância de três pontos face ao líder Bayern de Munique. A forma do Red Bull Leipzig em jogos como mandante para a Bundesliga é impressionante: Sete vitórias em oito jogos, 17 golos marcados (média superior a dois golos/ jogo) e cinco sofridos. O único time capaz de pontuar em Leipzig nesta temporada foi o Borussia Monchengladbach, logo na quarta rodada, com um empate de um e um.
Na Rhein-Neckar-Arena, na pequena Sinsheim, tem a outra grande sensação da temporada alemã. Como se chegar à 17ª rodada sem derrotas (caso único na Alemanha) não fosse suficientemente surpreendente para um time modesto como o Hoffenheim, o percurso tem sido conduzido pelo jovem técnico Julian Nagelsmann, de apenas 29 anos (!), forçado a abandonar sua carreira prematuramente devido a uma grave lesão. A vitória por dois a zero na casa do Augsburg com golos de Sandro Wagner e Andrej Kramaric amplia a série sem derrotas e permite que permanecer no terceiro lugar da tabela. O Borussia Dortmund, seu perseguidor mais direto, também não falhou nesta 17ª rodada. No Weserstadion, em Bremen, os homens de Tuchel tiveram dificuldade para derrotar um time do Werder Bremen que ficou reduzido a dez jogadores ainda no primeiro tempo, com a expulsão do goleiro checo Jaroslav Drobný. André Schurrle e Lukasz Pisczczek foram autores dos gols da vitória.
Boas apostas!