Na Alemanha, desde a temporada 2012/13 que a festa de campeão se faz somente em tons de vermelho. O Bayern de Munique, de olhos postos no heptacampeonato, chega a essa reta final da temporada esportiva com os mesmos 60 pontos que o Borussia Dortmund, principal e único rival nessa disputa. O duelo entre si na Allianz Arena, agendado para o início desse mês de abril, poderá ser decisivo para as contas finais.
A Bundesliga 2018/19 começou com os candidatos Bayern de Munique e Borussia Dortmund sob novas tutelas. Na Baviera, a chegada de Niko Kovac gerou alguma apreensão e os desempenhos dos primeiros meses pareciam sentenciar o destino do croata no comando técnico do clube, ao passo que no Westfalen, a chegada do suíço Lucien Favre, conhecido na Alemanha pelo bom trabalho do Gladbach, renovava as esperanças relativas à interrupção da hegemonia do Bayern de Munique.
A temporada até começou de feição para o Borussia Dortmund que à jornada 20 liderava com sete pontos de avanço em relação ao Borussia Monchengladbach e Bayern de Munique. Para lá da vantagem pontual, a aparente instabilidade no vestiário do time da Baviera acalentava as esperanças do Borussia. A mídia germânica chegou mesmo a colocar a hipótese de Niko Kovac abandonar o clube no decorrer da presente temporada, situação que acabou por não se concretizar sobretudo graças à recuperação encetada após a pausa de inverno. A Liga dos Campeões não é mais uma preocupação para o Bayern, eliminado nas oitavas às mãos do Liverpool, e todo o foco se centra agora na Bundesliga e na Copa da Alemanha. À entrada para as últimas oito rodadas do principal escalão germânico, Bayern e Borussia lideram com os mesmos 60 pontos.
“Clássico” decisivo à vista?
Bayern de Munique e Borussia Dortmund vão entrar em cena nesse sábado (30). O campeão em título viaja até o terreno do Freiburg, ao passo que, à mesma hora, o Borussia Dortmund mede forças com o Wolfsburg no Westfalendstadion. Nessa fase da época esportiva e dadas as circunstâncias, todo e qualquer ponto é determinante, situação que ganha ainda maior relevância na antecâmara do confronto direto entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund na Allianz Arena. No encontro da primeira volta, disputado em Dortmund, o Bayern entrou a ganhar por um a zero, Marco Reus, empatou na conversão de uma grande penalidade, Lewandowski voltou a dar vantagem ao time forasteiro (1-2) e os gols de Marco Reus (“bis”) e Paco Alcácer permitiram conquistar um triunfo por três a dois. A última visita do Borussia à Allianz Arena não correu nada bem, com derrota pesada por seis bolas a zero.
O que resta a Bayern e Borussia
Para lá do confronto entre si, os dois times têm mais sete compromissos até final da atual edição do campeonato alemão. Para o Borussia, excluindo a visita a Munique, os compromissos mais exigentes vão corresponder às visitas ao Werder Bremen, seu “carrasco” na Copa na antepenúltima rodada e ao Borussia Monchengladbach na última. Já o Bayern terá que enfrentar o RB Leipzig fora de portas na penúltima e receber o Eintracht Frankfurt na última.
Bayern de Munique: Freiburg (F), Borussia Dortmund (C), Fortuna Dusseldorf (F), Werder Bremen (C), Nurnberg (F), Hannover 96 (C), RB Leipzig (F) e Eintracht Frankfurt (C).
Borussia Dortmund: Wolfsburg (C), Bayern (F), Mainz (C), Freiburg (F); Schalke 04 (C), Werder Bremen (F), Fortuna Dusselford (C), Borussia Monchengladbach (F).
Boas apostas!