Estamos cada vez mais perto do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que será iniciado em 05 de agosto, e claro que temos que dar informações sobre a seleção brasileira olímpica de futebol. Convocada oficialmente no fim de junho, com a presença de jogadores importantes como Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol e Marquinhos, a seleção brasileira começou sua preparação para as Olimpíadas em meados de julho, quando os jogadores convocados viajaram ao Rio de Janeiro, se instalando na Granja Comary e realizando vários treinamentos.
Goleiro Fernando Prass em coletiva na concentração.
Depois de alguns dias treinando e testando várias formações, o técnico Micale começou a esboçar a equipe principal brasileira, que contava com o goleiro Fernando Prass (um dos três jogadores acima de 23 anos) como um ponto de experiência e um ataque forte formado por Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol.
Uma semana antes do último amistoso realizado pela seleção brasileira antes das Olimpíadas, quando o time já estava praticamente montado, um dos principais nomes convocados pelo treinador Micale, o experiente goleiro Fernando Prass acabou lesionando o cotovelo direito durante um treinamento. No dia seguinte, foram feitos alguns exames que mostraram uma fratura no cotovelo direito do jogador, que acabou sendo cortado da lista chamada por Micale. Na sequência, a CBF começou a buscar um jogador para substituir o goleiro palmeirense, com a exigência de que fosse acima de 23 anos.
O substituto
Goleiro Weverton, atuando na final do Campeonato Paranaense 2016.
No último domingo (31) a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou em seu site oficial a convocação de Weverton, goleiro e capitão do Atlético Paranaense, que mesmo sendo convocado de última hora poderá ser titular já na estreia contra a África do Sul no dia 04 de agosto devido a sua experiência. Com 28 anos, o goleiro do Furacão dividirá a posição de experientes com Neymar e Renato Augusto, além de ajudar a comandar a garotada olímpica. O goleiro já vinha tendo muita regularidade nos últimos anos frente ao Atlético Paranaense, mesmo sendo indicado pelos críticos, nunca teve nenhuma chance com o técnico Dunga. Alguns fatores combinados colaboraram para a convocação do goleiro para os jogos Olímpicos, estar atuando no Brasil, ser titular de uma equipe que está consideravelmente bem no Campeonato Brasileiro da Série A, estar jogando regularmente e estar passando por uma boa fase. O goleiro foi observado pelo técnico da seleção olímpica do Brasil Rogério Micale e pelo técnico da seleção principal do Brasil Tite, em uma partida que o Atlético Paranaense fez contra o Cruzeiro, no Mineirão (casa do Cruzeiro) jogo válido pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro, jogo qual o Atlético Paranaense venceu por 0x3 e contou com grandes defesas do goleiro Weverton. Além de boas defesas, o goleiro tem uma característica de bom jogo com os pés, bons lançamentos com as mãos e com os pés, provendo boas condições de contra-ataque e além disso é muito bom em defesas de pênaltis, no brasileirão de 2015, o goleiro foi o recordista da competição, com três defesas de pênaltis. Essa é sua primeira convocação para a seleção brasileira.
O goleiro Weverton
Weverton Campeão Paranaense 2016, goleiro menos vazado da competição.
Weverton Pereira da Silva, o Weverton, tem 28 anos e é goleiro do Clube Atlético Paranaense, clube de Curitiba no estado do Paraná que figura entre os times da elite do futebol brasileiro no Campeonato Brasileiro da Série A. O “Furacão”, como é chamado o Atlético Paranaense, campeão brasileiro de 2001, atualmente está classificado entre os dez primeiros colocados na tabela do campeonato. No início do ano o goleiro foi campeão paranaense com o Atlético Paranaense em cima do maior rival, o “Coxa” como é chamado o Coritiba Foot ball Club. Em uma final onde o Atlético Venceu o primeiro jogo em 3×0 e o segundo jogo na casa do rival por 0x2, Weverton além de não ter sofrido nenhum gol na final, recebeu o troféu de goleiro menos vazado do campeonato.
Weverton é nascido em Rio Branco no Acre e tem 1,89 m de altura e foi revelado nas categorias de base do Juventus no Acre nas categorias Sub-20, logo foi reconhecido e foi para o Corinthians terminar sua formação e em 2007 já figurava nas escalações do time principal do Corinthians. Passou a ser emprestado para vários clubes como Remo, Oeste, América-RN e Botafogo-SP até ser negociado com a Portuguesa de São Paulo em 2010. Em 2012 Weverton chegava no Clube Atlético Paranaense para iniciar a melhor fase de sua carreira. Atualmente o goleiro é referencia no clube e é capitão da equipe. Conhecido como cabeça boa e atleta exemplar, Weverton vem sendo um dos destaques na boa campanha do Atlético no Campeonato. Figurando entre uma das melhores defesas do Campeonato, o Atlético deve a grandes defesas de seu goleiro, que assegura muitas vezes os bons resultados conquistados até aqui. Titular absoluto do time, o goleiro jogou todas as dezessete partidas do brasileiro e fará muita falta ao time paranaense.
Os títulos conquistados na carreira são:
Corinthians: Campeonato Brasileiro da Série B (2008)
Botafogo-SP: Campeão Paulista do Interior (2010)
Portuguesa: Campeonato Brasileiro da Série B (2011) e troféu Sócrates (2012)
Atlético Parananese: Marbella Cup na Espanha (2013) e Campeonato Paranaense (2016)
Agora Weverton terá a chance de conquistar uma medalha olímpica atuando em casa representando sua nação, com certeza uma das maiores oportunidades em sua carreira, uma boa apresentação pode gerar muitos frutos, como uma possível convocação para a seleção principal ou uma futura negociação com um grande time europeu ou do futebol mundial. A equipe estreia no torneio masculino de futebol das Olimpíadas na próxima quinta-feira (4), diante da África do Sul, às 16 horas, em Brasília (DF).
Boas Apostas!