A seleção brasileira já conquistou quase todos os títulos que uma seleção pode conquistar, sendo entre os principais títulos estão cinco Copas do Mundo e as oito Copas Américas. Porém, a seleção canarinho ainda não conseguiu ganhar o torneio de futebol masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos. Mas agora que as Olimpíadas serão disputadas em território brasileiro, a geração de Neymar poderá fazer história ao conquistar a inédita medalha de ouro olímpica dentro de casa, e poderá ainda apagar o vexame brasileiro na Copa do Mundo de 2014. Diferentemente de outros anos, a seleção brasileira começará os Jogos Olímpicos sofrendo uma grande pressão por causa dos recentes resultados ruins, como a já citada Copa do Mundo de 2014 e a eliminação na Copa América de 2015 e 2016.
Neymar, Douglas Costa e Gabigol.
Depois de mandar para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) uma pré-lista com nomes de 35 jogadores que poderia ser convocados para os Jogos Olímpicos Rio 2016, lista a qual não foi divulgada, a CBF realizou na última quarta-feira (29) uma entrevista coletiva onde o técnico da seleção brasileira olímpica, Micale, anunciou os dezoito jogadores que irão em busca da primeira medalha de ouro do Brasil no futebol olímpico. Por estar tendo algumas dificuldades para conseguir a liberação dos jogadores que estão em clubes europeus, a CBF não afirmou que os dezoito jogadores chamados serão exatamente os representantes do Brasil nas Olimpíadas, sendo que a entidade tem até o de 14 de julho para enviar a lista definitiva dos convocados para o Comitê Olímpico Brasileiro.
Durante a entrevista coletiva em que revelou a lista de convocados, o treinador Micale respondeu algumas perguntas, uma delas sobre o ex-técnico da seleção brasileira, Dunga, que foi demitido depois de mais um desempenho vergonhoso da seleção na Copa América, onde foi eliminada ainda na fase de grupos pelo Peru. Ao responder sobre Dunga, Micale afirmou que o ex-técnico deixou um legado, mas que a partir de agora, Micale terá autonomia para fazer um novo serviço. “Em relação ao legado do Dunga, existia um trabalho conjunto. Mas a partir do momento que assumi a seleção olímpica a autonomia para convocar passou a ser minha. […] Agora, gostaria muito de dizer que quero contar muito com o Tite junto ao meu trabalho. Tem muito a agregar. É o atual campeão brasileiro e tem toda a liberdade”.
Confira a lista completa dos dezoito jogadores convocados para os Jogos Olímpicos Rio 2016:
Goleiros: Fernando Prass (Palmeiras-BRA), Uilson (Atlético-MG-BRA);
Zagueiros: Luan (Vasco-BRA), Rodrigo Caio (São Paulo-BRA), Marquinhos (PSG-FRA), Douglas Santos (Atlético-MG-BRA), Zeca (Santos-BRA), Willian (Internacional-BRA);
Meias: Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Rodrigo Dourado (Internacional-BRA), Fred (Shakthat Donetsk-TUR), Thiago Maia (Santos-BRA), Felipe Anderson (Lazio-ITA);
Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Gabriel Barbosa (Santos-BRA), Gabriel Jesus (Palmeiras-BRA), Luan (Grêmio-BRA);
Alguns destaques
Fernando Prass defendendo um dos pênaltis da final da Copa do Brasil de 2015 contra o Santos.
Enquanto na seleção principal a grande maioria de jogadores convocados está em clubes estrangeiros, o novo treinador da seleção olímpica, Rogério Micale, convocou doze jogadores que atuam no futebol brasileiro. Na lista divulgada por Micale, doze dos dezoito atletas jogam no Brasil. Vale destacar os dois jogadores com idade superior à 23 anos, o goleiro Fernando Prass, que vem vivendo um grande momento no Palmeiras, e o atacante Douglas Costa, que fez uma bela temporada no Bayern de Munique. Um destaque maior para Fernando Prass, que surgiu como uma surpresa na lista de convocados. Segundo Micale, o goleiro palmeirense foi chamado pelo seu perfil de liderança e pelo bom desempenho como defensor de penalidades. “Ele tem o perfil de liderança. Peguei muitas informações sobre o que ele representa ao seu clube, é um jogador de liderança. Vem se destacando e demonstrou ser bom em penalidades. É um torneio que pode acontecer essas coisas. Agora é o perfil técnico e de liderança.”.
Outro destaque na lista de convocados é o atacante Neymar, que estará nas Olimpíadas para ajudar a seleção brasileira na disputa pelo ouro olímpico. Depois de tentar convencer o Barcelona a liberar o atacante tanto para a Copa América quanto para os Jogos Olímpicos, a CBF recebeu a notícia de que Neymar estaria liberado para disputar apenas uma das duas competições. Devido as circunstancias, em que o Brasil já havia vencido a Copa América algumas vezes, enquanto o futebol olímpico nunca teve a seleção brasileira no topo do pódio, a CBF decidiu que o atacante disputaria apenas as Olimpíadas.
Convocação da comissão técnica
Apenas algumas horas depois de anunciar os jogadores convocados para defender a seleção brasileira de futebol nos Jogos Olímpicos, a CBF divulgou também que estará na comissão técnico durante o evento que acontecerá no Rio de Janeiro. Confira a lista da comissão técnica:
- Coordenador – Erasmo Damiani;
- Técnico – Rogério Micale;
- Auxiliar técnico – Odair Hellmann (Internacional);
- Preparador físico – Marcos Seixas (Figueirense);
- Preparador de goleiros – Rogerio Maia;
- Médico – André Pedrinelli;
- Fisiologista – Eduardo Pimenta (Cruzeiro);
- Fisioterapeuta – Alex Evangelista (Vasco da Gama), Charles Costa (Grêmio);
- Analista de desempenho – Maurício Dulac;
- Roupeiro – Adaílson Barros, Fábio Silva;
- Massagista – Serginho (Palmeiras), Marquinhos (Grêmio).
Boas Apostas!