RB Leipzig – St. Pauli (Bundesliga)
A rodada 21 da Bundesliga 2024/25 termina na tarde de domingo (9) com a realização de um embate entre RB Leipzig e St. Pauli, no Leste da Alemanha.
Análise RB Leipzig
O RB Leipzig se despediu de forma precoce e inglória da Liga dos Campeões, competição à qual ambiciona retornar na próxima temporada esportiva.
Concluídas que estão 20 rodadas, os “Búfalos” ocupam o quarto posto da Bundesliga com 33 pontos – se a competição terminasse agora, se classificariam à “liga milionária”.
O atual desempenho está de acordo com as pretensões do coletivo do Leste da Alemanha que, no entanto, não atravessa o melhor momento. Vitorioso em somente uma das últimas cinco partidas disputadas, o RB Leipzig não venceu nenhum dos últimos três encontros oficiais e não faz gols há 180 minutos.
Um dos motivos que sustenta a boa campanha do RB Leipzig é o bom desempenho que o time tem apresentado a jogar em casa. Ainda que as coisas não tenham corrido de feição nas partidas da Liga dos Campeões, o RB Leipzig só perdeu uma vez para a Bundesliga em sua zona de conforto, nomeadamente na receção ao Wolfsburg a 30 de novembro.
Sem ser um time que impressione pelos números ofensivos em um contexto competitivo tendencialmente atacante, o Leipzig é, por norma, um time equilibrado e que não é tão fácil assim de bater, de tal modo que sofreu somente cinco derrotas até então.
Henrichs, Ouédraogo e Schlager são baixas por estarem a contas com lesões.
Escalação provável: Gulácsi, Klostermann, Orbán, Seiwald, Raum, Haidara, Vermeeren, Simons, Nusa, Openda, Sesko
Análise St. Pauli
O St. Pauli, emblema que é uma “bandeira política” no contexto do futebol europeu, retornou nesse ano à elite do futebol alemão.
O time da cidade de Hamburgo foi apontado desde o início como um forte candidato ao rebaixamento, mas para já, a distância à zona de perigo dá algumas garantias.
Concluídas que estão 20 rodadas, a equipe do norte da Alemanha soma 21 pontos e está sete acima da linha de perigo, apresentando um registo de seis vitórias, três empates e 11 derrotas.
Apesar de ser um time que marca muito pouco – somente 18 gols apontados -, o St. Pauli impressiona pela componente defensiva, já que tem a segunda (!) defesa menos batida da Bundesliga com 22 tentos encaixados até à data. Se consideramos que estamos a falar do atual 13º colocado da prova, estamos em crer que falamos de um registo único na realidade das “top 5” europeias. De resto, nos últimos cinco jogos oficiais, o St. Pauli sofreu somente três gols e assegurou duas “cleansheets”. Para encontrarmos uma ocasião em que o time de Hamburgo tenha sofrido mais que dois gols em uma só partida, precisamos recuar até 29 de outubro, aquando da ida até Leipzig (4-2) precisamente para a Copa da Alemanha.
O sistema defensivo do St. Pauli está bem afinado, se recomenda e o Leipzig, que não marca há dois jogos, não terá facilidades para chegar nas redes que deverão estar ao cargo do goleiro Nikola Vasilj.
Aglers, Burchert, Zoller e Guillavogui são ausências confirmadas para esse encontro.
Escalação provável: Vasilj, Wahl, Smith, Nemeth, Saliakas, Treu, Irvine, Boukhalfa, Saad, Eggestein, Afolayan
Dica de Prognóstico
Leipzig e St. Pauli correm por objetivos bem distintos, mas deverão protagonizar uma partida equilibrada na Red Bull Arena. Ainda que o favoritismo penda para o lado dos “Búfalos”, contrariar a organização defensiva do St. Pauli poderá não ser tão fácil quanto isso.
As Melhores Casas de Apostas