Atacante Pedro Rocha, um dos destaques do Grêmio.

Atacante Pedro Rocha, um dos destaques do Grêmio.

O Grêmio foi o líder da primeira fase e é um dos favoritos a conquistar o título do campeonato gaúcho de 2016. Foram treze jogos com nove vitórias, dois empates e duas derrotas, seu setor ofensivo funcionou muito bem com vinte e nove gols anotados. Os atacantes Pedro Rocha e Bobô foram os destaques no setor ofensivo, cada um com cinco gols.

Com trinta e seis campeonatos gaúchos conquistados o Grêmio é uma equipe tradicional do futebol brasileiro, um time bicampeão brasileiro de 1981 e 1996, bicampeão da Libertadores 1983 e 1995, campeão mundial em 1983.

Quartas de Final

Classificação da primeira fase.

Classificação da primeira fase.

A primeira fase chegou ao fim e ficaram definidos os oito primeiros colocados. O Grêmio que ficou em primeiro colocado pega o Brasil de Pelotas. O Internacional, terceiro colocado, terá pela frente o São Paulo-RS. Os jogos das quartas de final serão disputados em partida única, com o time melhor classificado tendo a vantagem de ser mandante, veja como ficaram os confrontos:

Grêmio x Brasil de Pelotas – Arena do Grêmio, em Porto Alegre

São José x Novo Hamburgo – Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre

Internacional x São Paulo-RS – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

Juventude x Ypiranga – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Análise dos favoritos

Eduardo Sasha, destaque do Internacional.

Eduardo Sasha, destaque do Internacional.

Chegamos ao final da primeira fase e algumas campanhas nos chamam atenção, principalmente dos times da ponta de cima da tabela. Vamos dar uma maior atenção aos quatro primeiros colocados, como já falamos sobre o Grêmio no primeiro tópico, tentaremos mostrar os principais números do vice-líder São José, o terceiro colocado Internacional e o quarto colocado Juventude.

A surpresa fica com a campanha do EC São José que alcançou a vice-liderança ficando a frente do Internacional. Com oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o São José mostrou ter uma defesa bem sólida e compacta, conseguiu o mesmo saldo de gols do líder Grêmio, por ter a melhor defesa do campeonato com apenas sete gols sofridos. O time tem grandes chances de ir pra semifinal da competição, pois no jogo da primeira fase que o São José jogou com o Novo Hamburgo, seu adversário das quartas de final, o São José venceu por 2×0. Sem contar que o Novo Hamburgo teve um péssimo desempenho como visitante no campeonato, com dois empates e quatro derrotas.

O Internacional, um dos principais favoritos do campeonato gaúcho, considerado por muitos o maior time do Rio Grande do Sul, conseguiu a classificação em terceiro colocado e enfrentará o São Paulo-RS. O Internacional teve a segunda melhor defesa da primeira fase com apenas dez gols sofridos. O Internacional jogará em casa a partida única das quartas de final pois ficou melhor classificado que o seu adversário. Na partida da primeira fase, o jogo entre as duas equipes acabou empatado em 1×1, também na casa do Internacional, esperamos um jogo equilibrado. O que pode definir este jogo a favor do Internacional é o desempenho do seu setor ofensivo nas últimas partidas, parece que o ataque se achou, foram onze gols nos últimos três jogos, uma média de 3.6 gols marcados por jogo. Se o seu setor ofensivo continuar assim, o Internacional irá para as semifinais.

O quarto colocado da primeira fase foi o Juventude, equipe tradicional do Rio Grande do Sul. Nesta campanha da primeira fase do campeonato gaúcho de 2016, o Juventude empatou bastante, seis vezes, isto por um lado atrapalhou na soma de pontos, por outro lado mostra o potencial do ataque e a fraqueza da defesa, que juntas ajudaram em muitos resultados de 3×3, 2×2 duas vezes.  No duelo entre os times na primeira fase, o joga acabou empatado em 0x0, porém o Juventude foi visitante neste jogo, mas agora nas quartas de final o Juventude será o mandante e seu desempenho como mandante é muito bom, o time sempre faz gols, só não conseguiu fazer gols nos jogos contra o Internacional e São José, as duas melhores defesas do campeonato. Nos outros cinco jogos em casa, foram doze gols marcados, uma média de 2.4 gols marcados por partida, o que mostra a força do Juventude em casa. Provavelmente o Juventude é o favorito para passar as semifinais.

Boas Apostas!