A semana começou com a realização dos primeiros encontros relativos às oitavas da Copa Asiática de futebol, competição que decorre nos Emirados Árabes Unidos. Os primeiros cinco apurados já são conhecidos e nessa terça-feira (22) se definirão os últimos dois, com boas perspetivas de aposta.
Vietname, Japão, China, Irão e Austrália. Essas cinco nações já carimbaram o passaporte para as quartas da Copa Asiática, restando aguardar pelo desfecho das duas eliminatórias agendadas para essa quarta-feira com os embates entre Coreia do Sul e Bahrein e Qatar e Iraque.
Vietname surpreende e campeã em título sofre
Até ver, de entre os encontros disputados, há somente uma surpresa a registar: a vitória do Vietname diante da Jordânia. Os jordanos eram dados como favoritos ao acesso às quartas sobretudo após uma primeira fase em que conquistaram o grupo B sem derrotas, se superiorizando inclusive à campeã Austrália, mas não conseguiram ser mais fortes na decisão através da marcação de grandes penalidades, ao perderem por quatro a dois na sequência de uma igualdade a um gol no fim dos 120 minutos com o Vietname.
A China de Marcelo Lippi, à procura de ser a nova potência do futebol asiático, até entrou a perder no confronto com a Tailândia, mas viria a conquistar um triunfo por dois a um com gols marcados nos últimos 25 minutos da partida.
O “mundalista” Irão também soube cumprir sua missão e passou por Omã com uma vitória por dois a zero, mas a história do encontro do time treinado pelo português Carlos Queiroz poderia muito bem ter sido diferente: aos três minutos, o juiz mexicano César Ramos apitou uma grande penalidade favorável ao time de Omã que o guardião iraniano Beiranvand se encarregou de defender. Alireza viria a dar vantagem ao Irão por volta da meia hora de jogo e, ainda antes do intervalo, nova grande penalidade, desta feita favorável ao Irão, permitiria a Dejagah fazer o segundo gol do encontro.
Nessa segunda-feira, o Japão seria o único time a carimbar o apuramento com um triunfo no tempo regulamentar. Takehiro Tomiyasu, aos 20 do primeiro tempo, faria o gol que ditaria a eliminação da Arábia Saudita, isso em um duelo que colocou frente a frente duas formações que marcaram presença na Copa do Mundo 2018.
Os Emirados Arábes Unidos, atuando em casa, tiveram que “puxar dos galões” para seguir em frente. Estiveram em vantagem por duas vezes diante do Quirguistão, permitiram que Rustamov empatasse a dois já nos acréscimos e só conquistariam o acesso com um gol de Khalil na sequência de uma grande penalidade já na prorrogação.
Já a Austrália, atual campeã em título, não saiu do nulo com o Uzbequistão mas venceu nas grandes penalidades por quatro a dois.
Jogos de terça
Para o dia de hoje estão agendados os confrontos entre Coreia do Sul e Bahrein e Qatar e Iraque. No primeiro duelo, já com Son Heung-min, a Coreia do Sul mandada pelo ex-seleccionador Paulo Bento enfrentará um daqueles que é, em teoria, dos times mais vulneráveis ainda em prova.
Já o Qatar, anfitrião da próxima Copa do Mundo e totalista na fase de grupos, se esforçará por eliminar um time do Iraque que voltou a provar ter um bom grupo de jogadores ao longo da fase de grupos, terminando com os mesmos sete pontos que o Irão. O primeiro desafio está agendado para as 11h00 (horário de Brasília), ao passo que o segundo tem pontapé de saída assinalado para as 15h00.
Boas apostas!