Fonte: Consulta Mitofsky (Instituto mexicano).

Fonte: Consulta Mitofsky (Instituto mexicano).

O país do México é um dos principais mercados futebolísticos da América. Além de ter um povo apaixonado por futebol e uma das mais divertidas torcidas com seus chapéus mexicanos, o México é um dos pólos mais importantes economicamente falando, contando cotas de tv e patrocínios. Em termos de Ranking, é a terceira liga mais bem ranqueada, somente atrás dos campeonatos brasileiro e argentino. Ao contrário do que muitos pensam, o futebol mexicano é muito bem assistido, no México existem vários canais de Televisão com sinal no Caribe, e em boa parte da América Latina e Estados Unidos. Um único exemplo é a FOX com a Fox Sports, que também transmite jogos da Liga MX. Outros canais com grande capacidade de transmissão levam esta liga para quase todo o continente americano.

Os campeonatos de futebol masculino no México são divididos em cinco divisões: Liga MX (1ª Divisão), Ascenso MX (2ª Divisão), Segunda Divisão do México (3ª Divisão), Terceira Divisão do México (4ª Divisão). A Liga MX é também chamada de  Campeonato Mexicano de Futebol, a Federação Mexicana de Futebol é responsável pela realização.  Criado em 1943, teve diversos times ao longo dos anos, porém desde 2004, conta com 18 integrantes a cada ano. A Liga MX ou Campeonato Mexicano é um dos principais campeonatos da região da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

Regulamentos e classificações para outros torneios

regulamento e normal liga MX

Diferente de outros campeonatos, os times disputam dois torneios por ano, chamados Apertura (Abertura) e Clausura (Encerramento). A Liga MX 2015/2016 teve seu início em julho de 2015 e sua primeira fase teve um campeão, o Tigres UANL. Agora já estamos na fase da Clausura que vai até Maio onde saberemos que será o campeão da Clausura. A fase de classificação, ou Apertura, é integrada por 17 rodadas todos contra todos, uma partida cada. Os oito primeiros colocados da classificação geral, se classificam para os famosos mata-mata.  Já  fase final, ou Clausura, terão oito clubes que disputam partidas ida-e-volta, nas fases quartas-de-final, semifinal e final.

A Liga MX  é a única liga do mundo a ter clubes participantes em torneios de duas confederações diferentes, CONCACAF já citada no primeiro tópico, e a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), onde participa de torneios desde 1998. Os campeões e vice-campeões dos torneios Apertura e Clausura são obrigados pela CONCACAF a disputarem somente a Liga dos Campeões da CONCACAF. Quanto a vaga para a Libertadores, uma vaga fica com o líder geral do torneio Apertura de cada ano, independente se for campeão. Existem mais duas vagas que vão para o segundo e terceiro lugares na tabela do torneio Apertura de cada ano, exceto os clubes que joguem a Liga dos Campeões da CONCACAF. Quanto a Copa Sul-Americana , em junho de 2009 a CONCACAF decide impedir o ingresso dos clubes mexicanos neste torneio para privilegiar a sua Liga dos Campeões.

Principais times

Principais clubes do México.

Principais clubes do México.

Vamos nos limitar a falar sobre alguns dos times pertencentes a Liga MX atual, edição de 2015/2016. Como já informamos anteriormente, são dezoito times que disputam este campeonato ou campeonatos,  Apertura e Clausura. Dentre eles, iremos dar maior destaque neste texto, aos seis mais populares, os clubes mexicanos considerados gigantes são América, Chivas Guadalajara, Cruz Azul ,Pumas e Toluca. São os clubes mais vitoriosos e populares do país. América, Pumas e Cruz Azul sediam-se na capital do país, Cidade do México, enquanto o Chivas é da segunda maior cidade mexicana, Guadalajara.

O América é a equipe com mais títulos , 12 ao total, seguido pelo Chivas Guadalajara, que possui 11 títulos. Deportivo Toluca vem logo na sequência com 10 títulos conquistados.  O Cruz Azul possui 8 títulos, León e Pumas possuem 7 cada um. Todos os outros times possuem 5 ou menos títulos. Dentre os times acima citados, América e Chivas nunca foram rebaixados. Ambos tem um total de participação em 92 edições consecutivas dos torneios.

O grande América é da Cidade do México, fundado em 12/10/1916, seu estádio é o famoso Azteca que sediou 2 finais de copa do mundo, com capacidade para 105.064 torcedores. O Chivas Guadalajara, como já diz o nome é da cidade de Guadalajara, o clube foi fundado em 19/01/1921 e seu estádio chamado Omnilife tem capacidade para 49.850 torcedores. O Cruz Azul é também da Cidade do México, fundado em 22/05/1927 e seu estádio chamado Azul, tem capacidade para 35.160 torcedores.

Pumas, Tolucas e Tigres são os outros dois times que daremos destaque. O Pumas também é da Cidade do México, fundado em 28/08/1954, tem como estádio o Olímpico Universitário, com capacidade para 63.185 torcedores. O último de nossa lista, mas não menos importante vem o Tolucas , como o terceiro maior campeão da Liga MX, o clube é da cidade de Toluca e tem fundação em 12/02/1917. Seu estádio é o Nemesio Díez, com capacidade para 27.000 torcedores.

Liga MX 2015/2016

Time do Tigres, atual campeão do Apertura 2015.

Time do Tigres, atual campeão do Apertura 2015.

Como explicado anteriormente, a Liga MX ou Campeonato Mexicano, é dividido em uma espécie de primeiro e segundo turno, Apertura e Clausura. Nesta edição de 2015/2016, já encerrou-se a Apertura, torneio qual tivemos um vencedor, o Tigres. Último campeão do Apertura 2015, o clube tem 4 títulos de campeão, 1977-78, 1981–82, Apertura 2011, Apertura 201. O clube é da cidade de San Nicolás de los Garza, clube fundado em 25/08/1960 e tem como estádio o Universitario, com capacidade para 43.500 torcedores.

A trajetória do campeão a Apertura 2015 teve o seguinte histórico, após 17 jogos na fase inicial, após dezessete jogos, o  Tigres conquistou 28 pontos com 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.  Seu setor ofensivo funcionou muito bem com 26 gols marcados. Destaque para o artilheiro da equipe, o Francês André-Pierre Gignac de 30 anos, um atacante de 186 cm , 84 kg e tem seu pé direito como principal arma. Simplesmente Gignac marcou 19 gols dos 26 que a equipe fez no torneio. Na partida do dia 15 de agosto de 2015 contra o Jaguares, Gignac marcou três gols, um hat-trick, na vitória por 4×1. Este foi apenas um dos feitos do poderoso atacante. Prestem bem atenção neste nome, vão lembrar dele muito em breve, quando for atuar em algum dos grandes da Europa.

Boas Apostas!