A CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) é o órgão que governa o futebol continental na América do Norte, Central e o Caribe.  Inclui também três entidades da América do Sul, as nações independentes da Guiana e Suriname, e a Guiana Francesa.

A CONCACAF é aliada a FIFA e foi fundada na sua presente forma em 1961. São suas funções primárias organizar competições para seleções e clubes e conduzir as Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol. Das 32 vagas em disputa para a Copa do Mundo de 2014, três estão garantidas para a CONCACAF, e uma quarta será disputada através de repescagem, as mais tradicionais seleções que geralmente participam são os EUA, o México e o Canadá.

Carreira de Chicharito

Chicharito atuando pelo seu atual clube, o Bayer Leverkusen.

Chicharito atuando pelo seu atual clube, o Bayer Leverkusen.

Javier Hernández Balcázar, também conhecido como Chicharito, é nascido em Guadalajara, no dia 1 de junho de 1988, com 27 anos, é um jogador de futebol mexicano que atua como atacante. Chicharito teve passagens pela seleção sub-17, sub-20 e seleção principal de seu país, o México. Pela sua seleção, participou das Copas do Mundo de 2010 e 2014. Um fato curioso é que Hernández é popularmente conhecido como Chicharito (pequena ervilha em espanhol), porque seu pai, Javier Hernández Gutiérrez, foi apelidado de Chícharo (ervilha) por causa de seus olhos verdes, e consequentemente o “Javierzinho” herdou o apelido.

Chicharito pertence à terceira geração de jogadores de futebol profissional de sua família. Seu avô Tomás Balcázar, representou o México no Mundial da Suíça em 1954. Seu pai Javier “el Chícharo” Hernández, jogou pela seleção do México no Mundial de 1986, inclusive os dois também foram jogadores do Chivas Guadalajara.

Descoberto pelo Chivas Guadalajara em 1997 quando ainda tinha nove anos, enquanto jogava futebol nas categorias de base, ele foi se qualificando durante 8 anos. Atuou  profissionalmente no Chivas Guadalajara de 2006 a 2010. Em 2009, se destacou no Torneio Clausura, marcou 4 gols em 15 jogos. No Torneio Apertura de 2009, acabou terminando como o terceiro maior artilheiro, tendo marcado 11 gols em 17 jogos, tendo o melhor momento de sua carreira até então.

Chicharito aos 17 anos apresentado ao Chivas Guadalajara ao lado de seu Avô e de seu Pai, ambos ex-jogadores do mesmo Chivas.

Chicharito aos 17 anos apresentado ao Chivas Guadalajara ao lado de seu Avô e de seu Pai, ambos ex-jogadores do mesmo Chivas.

No Bicentenário 2010, o jogador tornou-se o maior marcador do Guadalajara. Chicharito começou o torneio marcando 2 dois em cada um dos três jogos; Toluca, Tigres e Estudiantes. O último foi visto como um dos melhores jogos de Chicharito, pelo Guadalajara, pois, além de sua assistência ele marcou 2 gols.  Foi o artilheiro do torneio com 8 gols marcados. Seu ótimo desempenho atuando pelo Guadalajara, acabou chamando a atenção de vários clubes europeus como o PSV Eindhoven, o VfL Wolfsburg e o Valencia. No entanto, em 8 de abril de 2010, Chicharito assinou um contrato de cinco anos com o Manchester United, da Inglaterra, no qual ingressou em 1 de julho do mesmo ano. A transferência foi estimada em 18 milhões de dólares.

Chicharito foi campeão da Concacaf Gold Cup pela seleção Mexicana em 2011-2012. Já pelos clubes, em sua ida para a Europa, teve passagens por Manchester United onde ganhou a Barclays Premier League nas temporadas de 2010-2011 e 2012-2013. O próximo clube que Chicharito jogaria seria o Real Madrid, equipe pelo qual o jogador foi campeão mundial de clubes na temporada 2014-2015. Atualmente Chicharito vem atuando pelo seu atual clube o Bayer Leverkusen onde tem um contrato até junho de 2018.

Chicharito foi descrito como um jogador rápido, forte e com um bom cabeceio, além de chutar com a perna direita e esquerda (ambidestro), geralmente de meia-distância. Na Copa do Mundo FIFA de 2010 foi eleito o mais rápido, chegando a uma velocidade de 32,15 km por hora. Um de seus ex-companheiros, Jesús Padilha, o descreve como um jogador “incrível no ar”, mesmo ele sendo baixo. Já o zagueiro Rio Ferdinand, acredita que Chicharito é o atacante que “melhor se movimento no mundo”.

O site The Sun comparou o jogador ao norueguês Ole Gunnar Solskjaer, por sua alta agilidade e pelo bom ritmo de jogo. Chicharito foi comparado também muitas vezes com Hugo Sánchez e alguns especialistas chegam a dizem que ele poderá superar as marcas de Hugo. E em 3 de novembro de 2010, Chicharito foi nomeado pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) como o terceiro melhor atacante do mundo, atrás apenas do espanhol David Villa e camaronês Samuel Eto’o.

Chicharito eleito o melhor pela CONCACAF

Logo da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

Logo da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

A Concacaf anunciou que Javier Hernández, mais conhecido como “Chicharito”, foi eleito o melhor jogador da região abrangida pela entidade. No pódio o costarriquenho Bryan Ruiz ficou em 2º lugar, e o também mexicano Andres Guardado ficou em 3º lugar.

A Concacaf declarou em seu comunicado oficial que Chicharito se destacou principalmente pelas suas atuações na seleção mexicana. Embora o atacante também tenha jogado bem pelo Bayer Leverkusen em 2015. A premiação feita pela Concacaf está na sua terceira edição, em que técnicos, jogadores, jornalistas e torcedores participam da votação.

Entre as melhores jogadoras, quem ganhou o prêmio foi uma americana, Carli Lloyd. Ela foi campeã do mundo e ainda marcou um golaço, que venceu o prêmio de lance mais bonito da Concacaf e tinha sido indicado ao Troféu Puskas da Fifa. Na premiação foram eleitos o melhor jogador, a melhor jogadora, melhor goleiro, melhor goleira, melhor técnico, melhor técnica e gol do ano.

Boas Apostas!