De uma forma resumida tentaremos destacar alguns pontos da carreira de Pep Guardiola, pois em poucas linhas ficaria difícil descrever tantas atuações e conquistas.
Uma carreira de sucesso


Pep Guardiola aplaudido pela equipe do Barça
Como jogador chegou aos 13 anos no Barcelona, jogou na base até 1990. Já em 1991-1992 se tornou titular no comando de Johan Cruyff, onde conquistou a liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.
Fez parte da equipe que perdeu a Copa Intercontinental em 1992 para o São Paulo de Telê Santana por 2×1. Neste período atuou também pela seleção espanhola, onde conquistou a medalha de ouro das olimpíadas de 1992. Em 1996-1997 se tornou capitão nas conquistas da Copa do Rei, Super e Recopa Europeias. Mesmo tendo propostas da Roma e do Parma, renovou o contrato com o Barcelona até 2001 onde conquistou outros títulos como Campeonato Espanhol e Copa do Rei. Após isso teve passagens pela Itália (Brescia – Roma) Qatar (Al-ahli) e México (Dorados de Sinaloa) onde ficou por 6 meses antes de aposentar a carreira como jogador.
Já como treinador, em 2007 iniciou sua carreira treinando o Barcelona B, foi campeão na Tercera Division, comandando jogadores que mais tarde iriam para o time principal, como Sergio Busquets, Pedro Rodríguez e Thiago Alcántara. Em maio de 2008 foi nomeado técnico do time principal, se tornando o maior treinador estreante de todos os tempos, superando até o lendário Cruyff, conquistando a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa Europeia e Copa do Mundo de Clubes da FIFA, na mesma temporada, fora os diversos prêmios de melhor treinador do ano por revistas e associações de renome superando oponentes como José Mourinho técnico do Real Madrid, maior rival do Barcelona, entre outros. Em 2012 anunciou sua saída do Barcelona, ficando uma temporada sem treinar nenhum outro time.
O poderoso Bayern de Munique


Pep Guardiola tem sido fundamental no sucesso do Bayern
Sua chega no Bayern de Munique ocorreu em janeiro de 2013, logo no primeiro ano já fez mudanças no time titular, sendo alvo de muitas críticas negativas por ter mostrado um futebol que busca a posse de bola a todo custo, o que contraria a objetividade do futebol alemão. “Quando estão na linha do gol, os jogadores tocam outra vez a bola para trás. (…) Se tenho a chance de chutar de fora da área, ainda mais diante de uma defesa fechada, eu o faço. É a forma mais eficaz.” Franz Beckenbauer, em entrevista à Sky Sports.
Depois da goleada sofrida para o Real Madrid pela liga dos Campeões, Pep acrescentou alguns conceitos germânicos ao seu estilo de jogo. Sua equipe passou a ser mais faltosa, levando mais cartões, mas também passou a fazer mais gols de cabeça aperfeiçoando jogadas aéreas e cruzamentos.
O mais surpreendente com o seu comando, é que por piores que fossem as críticas, o Bayern conseguiu uma hegemonia muito grande em seu campo, foram grandes conquistas como Copa do Mundo Clubes Fifa 2013, Super Copa da Uefa 2013, Campeonato Alemão 2013-2014 e 2014-2015, além da Copa da Alemanha 2013-2014.
O que esperar de Guardiola em inglaterra?


Guardiola no comando do Manchester City?
Pelo que tudo indica, até mesmo a imprensa alemã (jornal Bild) diz que o destino de Pep provavelmente será mesmo o Manchester City, se isso ocorrer, o clube inglês será muito bem comandado na próxima temporada. Há especulação até mesmo sobre os valores que Pep receberá, o que gira em torno de 25 Milhões de Euros. Transformando em nossa moeda, nada menos que R$ 108 Milhões p/ ano, R$ 9 Milhões mensais.
Algumas das exigências de Pep são os seguintes jogadores: o volante francês Paul Pogba (Juventus), o lateral esquerdo austríaco David Alaba (Bayern de Munique), além destes o zagueiro espanhol Gerard Piqué (Barcelona) e nada menos que o atacante argentino Lionel Messi (Barcelona).
Apenas Pogba ainda não foi treinado por Guardiola, trata-se de um jogador destaque do futebol italiano, um jogador moderno, sai para o jogo, encosta bem nos atacantes, seria uma aposta de Guardiola no time inglês. Se tudo isso ocorrer mesmo, podemos esperar até mais novidades no time do Manchester City, será realmente um time em que deveremos ficar atentos, pois o próprio Guardiola disse que com este pacote de contratações, acredita que colocará o Manchester City entre os maiores do mundo, brigando pelos principais títulos, como a Liga dos Campeões. Esperamos ansiosos pelo desfecho desta história.
Boas Apostas!