Galatasaray x Fenerbahçe é um dos principais clássicos europeus.

Galatasaray x Fenerbahçe é um dos principais clássicos europeus.

A partida entre Galatasaray e Fenerbahçe, um dos maiores clássicos do futebol europeu, válida pela vigésima sexta rodada do Campeonato Turco (Super Lig) que aconteceria no último domingo dia 20, teve de ser cancelado. Segundo a imprensa turca, a partida não pôde acontecer por falta de segurança e ameaças de ataques terroristas. A Federação de Futebol da Turquia (TFF) emitiu um comunicado sobre o cancelamento da partida onde explicava em partes o motivo. “O jogo entre Galatasaray e Fenerbahce foi suspenso em consequência de uma decisão do governador de Istambul em relação à ameaça de segurança. O jogo será disputado numa data futura”. O governo turco também se manifestou sobre a situação em seu site oficial, dizendo que a decisão foi tomada depois que “ informações muito sérias dos serviços secretos” foram avaliadas. O principal motivo para o cancelamento do jogo teria acontecido no dia anterior, sábado dia 19, quando um homem-bomba matou 4 e feriu 36 pessoas na famosa rua Istaklal, em Istambul. Entre os mortos estavam três israelenses e um iraniano. O nome do homem-bomba é Mehmet Ozturk, que nasceu em Gaziantep, na Turquia em 1992 e teria sido recrutado pelo Estado Islâmico para cometer o atentado.

Primeiramente, o grande clássico turco era para acontecer sem a presença de torcidas por causa da ameaça de bombas. Porém, posteriormente, foi decidido que não seria seguro deixar que a partida acontecesse, mesmo sem a presença de público. Segundo as autoridades turcas, isso foi decidido para que os torcedores que já estavam dentro do estádio Turk Telekom Arena não se amontoassem nos portões ou nos transportes públicos. Não só a partida entre Galatasaray e Fenerbahçe teve que ser adiada, mas também uma partida de basquete entre Galatasaray Odeabank e Darussafaka Dogus, que tinha sua equipe instalada em um hotel próximo do local do atentado de sábado.

Clima tenso na Turquia

Umut Bulut, jogador do Galatasaray, perdeu o pai em um ataque terrorista.

Umut Bulut, jogador do Galatasaray, perdeu o pai em um ataque terrorista.

Só no ano de 2016, a Turquia já sofreu com quatro atentados terroristas, lutando com duas frentes de guerra, uma contra o Estado Islâmico na Síria e outra contra os curdos (grupo étnico nativo da região) dentro de seu próprio território. Porém, os dois conflitos então ligados um ao outro e geram controvérsias com a sociedade internacional. Os quatro ataques sofridos em 2016 foram cometidos por integrantes do Estado Islâmico, apesar de nenhum deles ter sido assumido pelo grupo terrorista. Segundo as autoridades turcas, os ataques começaram a acontecer depois que a Turquia decidiu colaborar na coalizão liderada pelos Estados Unidos da América, que está atacando o Estado Islâmico na Síria. Em um dos atentados ocorridos na Turquia, no dia 13 de março na capital Ankara, que foi assumido pelo PPK (grupo separatista turco) um carro-bomba matou 37 pessoas, entre elas, o pai do atacante Umut BUlut que joga no Galatasaray, seu nome era Kemal Bulut. O atacante estava entre os titulares para a partida contra o Fenerbahçe.

Situação dos clubes no campeonato

Apesar de ser um dos clubes com mais tradição na Turquia, o Galatasaray não vem tendo uma boa temporada de 2015/16. No campeonato turco o time ocupa a quinta colocação, estando há vinte e quatro pontos do líder Besiktas. Mesmo que o Galatasaray termine o campeonato nacional em uma posição que o classifique para as competições europeias, o time não poderá participar delas por causa de uma punição da UEFA (saiba mais sobre a punição em nosso outro texto: Clique aqui). Nas competições europeias dessa temporada o time também não foi bem, na Liga dos Campeões foi eliminado ainda na fase de grupos, ficando na terceira colocação do Grupo C com cinco pontos, há oito pontos do líder Atlético de Madrid. A terceira colocação na Liga dos Campeões deu-lhe uma vaga na Liga Europa, na qual o time foi eliminado na segunda fase, depois de dois confrontos com a equipe italiana da Lazio, em que empatou 1×1 a primeira em casa e perdeu por 3×1 a segunda fora de casa.

Já o Fenerbahçe vem bem pelo menos no campeonato turco estando na vice-liderança, há quatro pontos do líder. Nas competições europeias, ele participou da Liga Europa, sendo eliminado nas oitavas de final pelo clube português Braga em partidas de ida e volta, as quais o Fenerbahçe venceu em casa por 1×0 a primeira partida e perdeu por 4×1 fora de casa a segunda.

Boas Apostas!