Polêmica instalada a um dia do início da Copa das Nações Africanas 2019. Segundo os italianos da “Gazzetta dello Sport”, a seleção dos Camarões, atual campeã em título, terá se recusado a viajar para o Egito, nação que acolhe a competição.
Depois de ter falhado a organização da prova devido ao incumprimento das imposições da CAF – organização que tutela o futebol do continente africano -, os Camarões poderão nem estar representados na fase final da competição, embora estejamos a falar da equipe que é a atual campeã em título da prova. Em causa está uma greve levada a cabo pelos jogadores por força do alegado congelamento da premiação atribuída pela Federação aos jogadores para efeitos de participação da fase final da competição em um valor que ascende aos 30 mil euros.
O pontapé de saída na CAN 2019 vai ser dado esta sexta-feira, quando a seleção do Egito, anfitriã da competição, medir forças com o Zimbabwé. Ora, a seleção dos Camarões tem a estreia agendada apenas para a próxima terça-feira (25) frente à Guiné-Bissau, mas o regulamento da competição indica que todos os times a concurso se deverão apresentar no país organizador da competição até cinco dias antes da estreia. Logo, o limite para efeitos de presença da seleção camaronesa seria precisamente essa quinta-feira (20) e a verdade é que, segundo reportam os mídia do país, ainda não há acordo.
A situação está mesmo a assumindo contornos bem sérios e o seleccionador Clarence Seedorf, coadjuvado pelo também ex-internacional holandês Patrick Kluivert, terá chamado Samuel Eto’o, uma das grandes figuras da história do futebol camaronês, por forma a tentar mediar a situação entre comitiva e Federação para que se possa chegar a um consenso a tempo de o time participar da fase final da prova.
A equipa camaronesa integra o grupo F junto com as congéneres de Guiné-Bissau, Gana e Benim. Há dois anos atrás, no Gabão, os camaroneses derrotaram a seleção do Egito na final por dois a um. Mais novidades acerca da situação deverão ser avançadas nas próximas horas.
Boas apostas!