A UEFA Champions League ou Liga dos Campeões, é uma competição organizada pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), desde a temporada 1955-56, porém a partir de 1992-93 se mantem no formato conhecido de hoje. Participam da Liga, os melhores classificados nos campeonatos nacionais da Europa. O troféu da Champions League é o mais prestigiados do futebol europeu.
Em suas 60 edições até agora, a Liga dos Campeões tem como seu maior vencedor o Real Madrid, com 10 taças conquistadas. Seguido do Milan com 7 taças conquistadas. No terceiro lugar no ranking estão Barcelona , Bayern de Munique e Liverpool com 5 taças cada um. Na quarta posição está o Ajax com 4 taças. Manchester United e Internazionale com 3 ficam na quinta colocação. Na sexta colocação estão Juventus, Benfica, Porto e Nottingham Forest com 2 taças cada um.
Barcelona, 2 taças nos últimos cinco anos
Barcelona Pentacampeão da UEFA Champions League (2014-15).
O Barcelona foi cinco vezes campeão da UEFA Champions League. Conquistou a taça nas temporadas de (1991–92, 2005–06, 2008–09, 2010–11 e 2014-15). Em 2009-10 já com o comando de Pep Guardiola, o Barcelona venceu a Tríplice coroa, sendo Campeão do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. Em 2010-11 Messi brilhou contra o maior rival, o Real Madrid de José Mourinho, marcando dois gols já no primeiro jogo da semi-final, no jogo de volta um empate em 1×1 no Camp Nou. Messi também marcaria na final contra o Manchester United. O argentino foi um dos grandes responsáveis pela taça daquela temporada.
Em 2015 mais uma vez campeão! Ao bater o Juventus por 3×1 em uma final no Estádio Olímpico de Berlim, com gols de Rakitic, Suárez e Neymar, mais uma vez o Barcelona levava o ‘Triplete’ (Campeonato Espanho, Taça do Rei e a Champions League). Com esta conquista, o Barcelona ficaria na terceira colocação do ranking de maiores vencedores da Champions.
Chelsea, primeiro título
Chelsea campeão da UEFA Champions League (2011-12).
Após o tetracampeonato do Barcelona no ano anterior, agora era a vez do clube inglês Chelsea conquistar sua primeira taça da Champions League. Conseguiu heroicamente superar o então campeão Barcelona com Messi em campo. Bateu o Bayern de Munique na final, viu o time alemão abrir o placar no fim do jogo, mas Drogba conseguiu empatar o jogo. Na prorrogação viu seu goleiro virar herói ,após ter defendido pênalti de Robben. Acabaram por vencer nos pênaltis, por 3×4, conquistando assim sua primeira taça da Champions League. O destaque fica para o goleiro Petr Cech, o zagueiro brasileiro Davi Luiz, o lateral Ashley Cole, meia Frank Lampard e os atacantes Fernando Torres e Didier Drogba.
O poderoso Bayern
Robben faz o gol do título aos 44’ do segundo tempo.
O poderoso Bayern chegaria ao seu quinto título de campeão da Champions League na temporada de 2012-13, ultrapassando na época o tetracampeão Barcelona. Após perder a final da Champions de 2011-12 para o Chelsea, o Bayern chegaria novamente a final, agora em um grande jogo com seu maior rival, o Borussia Dortmund. Todos os ingredientes estavam prontos para esta grande final.
Um fato interessante é que um dos destaques do Borussia Dortmundo, o jogador Mario Gotze, ficou de fora da final, vetado pelo departamento médico, afirmando voltar estar sentindo uma lesão na coxa. Curiosamente o nome de Gotze já havia sido divulgado como próxima contratação do Bayern para a próxima temporada. Outro que viria a vestir a camisa do Bayern posteriormente era o atacante Lewandowski que jogou a final pelo Borussia Dortmund.
Em um jogo muito pegado, onde o primeiro tempo acabou em 0x0, mas que no segundo tempo sobraram emoções. O Bayern saiu na frente com gol de Mandzukic aos 60’, mas logo em seguida Gundogan empatou de pênalti. A partida parecia ser encaminhada para a prorrogação, porém Robben aparece para dar o título ao Bayern, em jogada que ficou de frente para o goleiro Weidenfeller (Muralha amarela), Robben não perdoou, deu um toquinho tirando a bola do goleiro e praticamente dando o título ao Bayern.
Real Madrid conquista “Lá Décima”
Fotos dos jogadores que conquistaram a “LÁ DÉCIMA”.
Um elenco que entrou para a história do time que mais ganhou a taça da Liga dos Campeões. A décima taça, ou mais conhecida por “LÁ DÉCIMA” foi um fato marcante para o clube Real Madrid e para cada um dos jogadores que fizeram parte desta conquista. Vale a pena relatar o nome de cada um deles. Começamos com o Treinador Carlo Ancelotti, o goleiro Casillas , Sergio Ramos, Fábio Coentrão, Daniel Carvajal, Raphael Varane, Luka Modrić, Sami Khedira, Gareth Bale, Ángel Fabián di María, Cristiano Ronaldo, Karim Benzema foram os titulares da partida, contando com os que estavam no banco que eram: Marcelo, Isco, Alvaro Morata, Pepe, Arbeloa, Illarramendi e Diego López.
A final foi emocionante, em um clássico espanhol. Real Madrid e Atlético de Madrid se enfrentaram em Lisboa no Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica. O Atlético de Madrid abriu o placar aos 36’, placar que foi até os 90’ + 3’ dos acréscimos, quando Luka Modric deu o passe para Sergio Ramos fazer o gol de empate que levaria a partida para a prorrogação.
O que se viu na prorrogação foi um espetáculo do Real Madrid. Gareth Bale fez 2×1, Marcelo que havia entrado como substituição no lugar de Fábio Coentrão, fez mais um ampliando o placar para 3×1. Já quase no fim, Cristiano Ronaldo deixou o dele de pênalti, fechando por goleada uma final que parecia perdida. Enfim conquistada a “LÁ DÉCIMA” e os jogadores deixaram seus nomes escritos na história, tanto do Real Madrid, quanto da Champions League e por que não falar, na história do futebol mundial.
Boas Apostas!