O Ajax recebe o Tottenham esta quarta-feira, em encontro que vai definir o segundo finalista da Liga dos Campeões 2018/19. Ziyech, Mazraoui e Labyad, jogadores de religião muçulmana, estão dispostos a cumprir o Ramadão, situação que poderá afetar seu desempenho.

ZiyechO período de Ramadão da região Muçulmana começou no último domingo (5). Uma das implicações do cumprimento do Ramadão – e provavelmente a mais conhecida – é a inibição do consumo de alimentos sólidos líquidos entre o nascer e o pôr-do-sol. No plantel do Ajax, semfinalista da atual edição da Liga dos Campeões, há pelo menos três jogadores que vão cumprir o Ramadão – Hakim Ziyech, Noussair Mazraoui e Zakaria Labyad. A poucas horas da partida de volta das semis da Liga dos Campeões frente ao Tottenham, toda essa temática levanta várias questões, ou não estivéssemos a falar de atletas de alta competição.

Confronto pela imprensa holandesa com a situação, o técnico Erik ten Hag se limitou a referir que “deu liberdade de escolha aos seus jogadores” no que diz respeito ao comportamento a adotar nesse período, mas o fisioterapeita Raymond Verheijen, em declarações feitas ao De Telegraaf, não terá ficado convencido com a situação, referindo mesmo que “Jogar sem comer não é possível”. Mazraoui também foi questionado nesse sentido e para lá de ter revelado “sentir muita energia durante o Ramadão”, lembrou que, com 15 minutos de jogo, já poderá “ir à linha para ir beber água”, uma vez que já serão 21h15 na Holanda e o sol já se terá posto.

Outros casos

Esse está longe de ser o primeiro e único caso, dado que no Emirates já se aborda a situação de Mustafi, em tudo idêntica à do trio do Ajax. Vale lembrar que os “Gunners” viajam até Valência na quinta-feira.

No ano passado, Mohamed Salah decidiu interromper o jejum por ocasião da disputa da final da Liga dos Campeões, por forma a chegar nas melhores condições possíveis à decisão. Há alguns anos atrás, ficou também célebre o caso de Muntari na Inter, altura em que o ganês trabalhava sob as ordens de José Mourinho.

O encontro entre Ajax e Tottenham, em Amesterdão, está agendado para as 17 horas desta quarta-feia (horário de Brasília), encontro em que os holandeses vão tentar defender a vantagem alcançada em Londres, no Wembley (0-1). Quem vencer, já se sabe, vai marcar encontro com o Liverpool em Madrid, na final a disputar no Wanda Metropolitano.

Boas apostas!