Se nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 o tenista espanhol Rafael Nadal não pôde defender seu país por não estar totalmente recuperado de uma lesão joelho, agora, em 2016, o atleta poderá mostrar seu talento nas quadras cariocas durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Rafael Nadal, David Ferrer, Garbiñe Muguruza.

Rafael Nadal, David Ferrer, Garbiñe Muguruza.

Na última quinta-feira (16) a Real Federação Espanhola de Tênis (RFEF) anunciou a inscrição dos tenistas espanhóis. A RFEF enviou a lista de atletas que estarão no Brasil para a Federação Internacional de Tênis (ITF) e pretende garantir Nadal nas disputas do simples e das duplas masculinas nos Jogos Olímpicos do Rio. Classificados para as Olimpíadas através de suas respectivas posições no ranking mundial, Rafael Nadal, David Ferrer, Roberta Bautista Agut e Albert Ramos disputarão o torneio simples, enquanto Garbiñe Muguruza e Carla Suárez Navarro disputarão o torneio feminino individualmente. Para o torneio de duplas masculinas, que segue critérios técnicos adotados por Conchita Martínez, capitã espanhola na Copa Davis (uma das principais competições de tênis masculino) e na Fed Cup (uma das principais competições femininas), Rafael Nadal foi inscrito também para disputar o torneio das duplas masculinas junto com Marc López, além de Ferrer que jogará com Agut. Já as duplas femininas serão formadas por Carla Suárez e Muguruza e Anabel Medina Garrigues e Arantxa Parra Santonja.

Segundo informou a RFEF, as duplas mistas seriam formadas por Rafael Nadal e a atual campeã de Roland Garros, Garbiñe Muguruza, enquanto David Ferrer poderá estar com Carla Suárez. Porém, as inscrições para as duplas mistas ainda acontecerão no dia 9 de agosto, quando o torneio de tênis das Olimpíadas já estará sendo disputados. Justamente por isso, ainda não se tem 100% de certeza de que serão exatamente essas as duplas mistas espanholas nos Jogos Olímpicos, já que ainda podem aparecer fatores como desgaste e lesões nas primeiras rodadas dos torneios individuais. “A decisão é inscrever Muguruza/Nadal e Suárez/Ferrer, mas o regulamento nos dá margem até lá, por isso vamos esperar para ver como eles estarão naquele momento”, explicou Conchita Martínez. Vale lembrar também que Rafael Nadal terá a oportunidade de ser o porta-bandeira da Espanha na abertura dos Jogos Olímpicos, sendo escolhido por unanimidade por ter um perfil humanizado e esportivo, além de ter se tornado uma lenda no tênis espanhol e mundial.

Atletas suíços

Roger Federer, Stan Wawrinka, Martina Hingis.

Roger Federer, Stan Wawrinka, Martina Hingis.

O jogador que voltou há poucas semanas às quadras de tênis, o suíço Roger Federer, foi confirmado na equipe de tênis que representará a Suíça nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de Federer, os tenistas Stan Wawrinka, Martina Hingis, Belinda Bencic e Timea Bacsinszky atingiram todos os critérios usados para escolher os representantes suíços das Olimpíadas e também foram confirmados. Quem também foi selecionada foi Xenia Knoll, porém, como a tenista não chegou a disputar pelo menos três vezes a Fed Cupa nos últimos quatro anos, sua presença no Rio de Janeiro ainda não foi confirmada. O Comitê Olímpico Suíço pediu uma autorização à ITF (Federação Internacional de Tênis) para que Xenia possa disputar os Jogos Olímpicos, mas a resposta só será anunciada no dia 30 de junho.

Sobre os tenistas confirmados, Roger Federer terá a oportunidade de disputar sua quinta Olimpíada, sendo que o tenista suíço já conquistou uma medalha de ouro nas duplas em Pequim 2008 e uma medalha de prata no simples em Londres 2012. Enquanto Wawrinka disputará sua terceira Olimpíada, sendo que em 2012 conquistou uma medalha de ouro justamente com Federer nas duplas dos Jogos Olímpicos de Londres. A tenista Martina Hingis voltará a participar de uma Olimpíada depois de 20 anos, tendo como única experiência em Jogos Olímpicos em Atlanta, 1996, onde não conquistou nenhuma medalha. Por outro lado, Belinda Bencic e Xenia Knoll farão sua estreia nos Jogos Olímpicos.

Segundo informou a federação suíça, Federer, Wawrinka, Bencic e Bacsinszky disputarão os torneios femininos e masculinos individualmente. Já sobre as duplas, o órgão informou que pretende ter as seguintes duplas: Federer/Wawrinka, Hingis/Bencic e Bacsinszky/Knoll (caso seja autorizada). Porém, as duplas ainda terão de ser confirmadas até o dia 30 de junho pela ITF com a combinação das colocações de cada um no ranking mundial de simples e duplas.

Boas Apostas!