Noite de gala no “velho continente”. A última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 arranca esta terça-feira com a realização das parrtidas relativas aos grupos A, B, C e D. Conheça o que ainda está por decidir nessas quatro chaves.

Grupo A

O Manchester United chega à derradeira rodada na primeira posição da chave e só precisa de pontuar na receção aos russos do CSKA de Moscovo se quiser avançar para as oitavas com estatuto de líder. Para além da partida que vai decorrer no Old Trafford, o estádio da Luz, em Lisboa, também é centro de decisão. O Benfica já não tem aspirações quanto ao acesso europeu, mas ainda há muito em jogo para o Basileia que, para seguir em frente, precisa apenas de fazer melhor ou igual que o CSKA em Old Trafford. Ainda que seja possível os três primeiros times terminarem todos com 12 pontos – caso o CSKA vença em Old Trafford e o Basileia na Luz -, os “Red Devils” deveriam tirar partido dessa situação e avançariam em primeiro lugar atendendo à grande vantagem que possuem no capítulo do “goal average”.

Grupo B

Foto: "AP"

Foto: “AP”

Nesse grupo B, as contas são bem fáceis de fazer. Bayern de Munique e PSG, ambos já apurados, se defrontam na Alemanha. Os parisienses seguem na primeira posição da chave e, para manterem a liderança da chave, precisam apenas de pontuar ou de não saírem derrotados por quatro gols de diferença – o time da capital gaulesa está em ótima posição para se apurar para as oitavas na primeira posição.

A luta pela Liga Europa também chega a essa derradeira rodada, mas os contornos da disputa são em tudo idênticos aos da briga pelo primeiro posto da tabela. O Celtic de Glasgow venceu em Bruxelas por três a zero e tem essa margem bem confortável para esse segundo confronto com o time belga, ainda para mais em Glasgow. No Celtic Park, os donos da casa só precisam de evitar uma derrota por três ou mais gols para garantirem a ida aos “16 avos” da Liga Europa.

Grupo C

É uma das chaves mais interessantes dessa edição da Liga dos Campeões e, à entrada para essa derradeira rodada, tem apenas um emblema apurado: o Chelsea, ainda que o primeiro posto que atualmente ocupa não se encontre assegurado. Se vencer na receção ao Atlético de Madrid, terceiro colocado da chave, garante o apuramento na liderança do grupo. Caso empate ou perca, só avançará com estatuto de líder de a Roma vencer na receção ao Qarabag, time que já está eliminado.

Os italianos da Roma só dependem de si mesmos, precisando de vencer o Qarabag no estádio Olímpico para se apurarem. A missão mais difícil é a do Atlético de Madrid: precisa vencer em Stamford Bridge e esperar que os “azeris” conquistem pelo menos um ponto na ida até à capital italiana.

Grupo D

Duas certezas à entrada para a derradeira rodada do grupo D: o Barcelona avançará a partir da primeira posição independentemente daquilo que aconteça na receção ao Sporting; o Olympiakos está eliminado da cena europeia e já não tem aspirações quanto ao acesso. Assim, falta definir o futuro de portugueses – em terceiro com sete pontos – e italianos – em segundo com oito. As contas são simples: a Juventus só não segurará o acesso caso perca ou empate na Grécia e o Sporting consiga vencer em Camp Nou.

Boas Apostas!