19 anos depois, Juventus e Real Madrid voltam a discutir o troféu mais importante do futebol europeu. Cardiff, capital do País de Gales, é a cidade designada para acolher o encontro entre italianos e espanhóis.

MijatovicPara a “Vecchia Signora”, a história e 1997/98 se repetiu: Passou pelos franceses do AS Mónaco nas semifinais – desta vez com dois triunfos – e agora se prepara para voltar a enfrentar o Real Madrid no encontro decisivo. Os torcedores do emblema de Turim esperam que, após quase duas décadas, o desfecho final seja diferente. Na noite de 20 de maio de 1998, o Real Madrid se superiorizou à Juventus por uma bola a zero na Arena de Amesterdão, graças a um gol apontado por Predrag Mijatovic, protagonizando um célebre lance em que contornou o goleiro Angelo Peruzzi, detentor da braçadeira de capitão da Juve. O Real de Roberto Carlos, Hierro, Redondo, Seedorf, Raúl ou Morientes, treinado por Jupp Heynckes, levou a melhor sobre a Juve arquitetada por Marcello Lippi que tinha Deschamps, Davids, Del Piero, Inzaghi e… Zinédine Zidane. Desta vez, “Zizou” espera que a vitória volte a sorrir ao time madridista, conquistando a famosa “orelhuda” pela segunda vez enquanto treinador do Real Madrid e oferecendo a 12ª Liga dos Campeões ao clube mais titulado a este nível. Na época, a vitória na Holanda fez com que o troféu viajasse para o Santiago Bernabéu pela 7ª vez na história, quebrando um “jejum” de 32 anos. Desde então, mais uma “mão cheia de confrontos entre os dois times: Cinco, com vantagem para a formação transalpina.

O reencontro após a final de Amesterdão teve lugar nas semis da época 2002/03, com a Juve a avançar para a final – perdida para o AC Milan – após uma vitória por três a um no Delle Alpi  que anulou a desvantagem miníma (dois a um) da primeira. Aí, Zinedine Zidane já vestia de branco e fez um gol a acabar a partida de Turim que de nada valeu ao time espanhol. Nas oitavas da época 2004/05, a Juve eliminou o Real Madrid  após disputar o prolongamento e na época 2008/09 os “Bianconeri” venceram os dois confrontos da fase de grupos. Mais recentemente, na época 2013/14 e já em pleno domínio da Juve no cenário italiano, a “Vecchia Signora” não teve capacidade para vencer nenhum dos dois jogos, perdendo por dois a um no Bernabéu e empatando a dois gols em casa. A última ocasião em que mediram forças foi há duas épocas atrás, com a Juve a carimbar o acesso à final de Berlim com o Barcelona com um resultado agregado de três a dois, perdendo posteriormente na decisão.

Boas Apostas!