Jonas atuando pelo Guarani, time que o revelou.

Jonas atuando pelo Guarani, time que o revelou.

O atacante Jonas Gonçalves Oliveira, tem atualmente 31 anos, nascido em 1 de abril de 1984, começou sua carreira nos juniores do Guarani, se destacando no sub-20. Estreou no time profissional do Guarani em 2003 aos 20 anos, foi destaque e um dos artilheiros da Série B em 2005 com 12 gols, se destacando também em outras competições. Logo chamou a atenção de outro clube paulista. O Santos o contratou em 2006, lá Jonas foi campeão paulista marcando quatro gols em cinco jogos, mas teve uma lesão e ficou seis meses sem jogar, se recuperando de uma cirurgia no joelho. Voltou em 2007, marcou quatro gols, conquistou o bicampeonato paulista pelo Santos, porém perdeu espaço na equipe e ficou de reserva no clube.

Em setembro de 2007 teve sua primeira passagem pelo Grêmio, chegou a fazer o gol de cabeça que decretou a primeira queda do Timão (Corinthians) para a 2ª divisão do brasileirão, na última rodada do campeonato daquele ano. Porém em 2008, com alguns reforços feitos pelo clube, Jonas começou a figurar entre os reservas. Em julho de 2008 foi emprestado para a Portuguesa e foi o artilheiro da equipe no brasileirão com nove gols.

Retornou para o Grêmio em 2009, fez pré-temporada com o clube e em março do mesmo ano, o jogador viveu o pior momento da carreira, quando jogando pela Copa Libertadores, jogo este contra o Boyacá Chicó em Tunja na Colômiba, pela 2ª rodada da fase de grupos, Jonas perdeu duas chances claras de gol no mesmo lance. O fato repercutiu o mundo e Jonas chegou a receber o título de “Pior jogador do mundo” por um jornal europeu.  Porém Jonas minimizou a situação e continuou trabalhando, marcando um gol decisivo no jogo seguinte da Libertadores e marcando três gols em um único jogo no campeonato Gaúcho no mesmo período.

Em 2009 mesmo, Jonas estava muito bem, marcou 24 gols na temporada e era o artilheiro da equipe, mas acabou se lesionando em outubro, não jogando em  novembro e dezembro, mas acabando como o artilheiro do Grêmio na temporada. Em 2010 voltou com tudo e fez o melhor ano de sua carreira, marcando 23 gols e sendo o artilheiro daquela edição do campeonato brasileiro e fixando-se como maior artilheiro do Grêmio em uma única edição de brasileirão. Finalizou a temporada com a expressiva marca de 42 gols em 65 jogos, média de 1.54 gols por partida. Em 2011, ainda disputou duas partidas pelo campeonato gaúcho, marcando três gols, mas enfrentou muitas críticas de torcedores que insistiam em vaiar o jogador. Em um momento de desabafo, chegou a xingar e mandar torcedores se calarem depois de fazer um gol. Assim se encerrou a fase de Jonas no Grêmio.

Valencia e Benfica

Melhor jogador da competição e melhor jogador da final em 2015.

Melhor jogador da competição e melhor jogador da final em 2015.

Jonas tinha uma multa rescisória de 1 milhão e 250 mil euros (R$ 2,8 milhões) com o Grêmio,  o que facilitou a sua ida para o Valencia da Espanha. Chegou ao clube em janeiro 2011 e atuou até 2014, jogando 156 partidas e fazendo 51 gols. O destaque fica para o gol que Jonas marcou pelo Valencia pela Liga dos Campeões de 2011, marcando o segundo gol mais rápido da competição com 10,6 segundos contra o Bayer Leverkusen.

Chegou ao Benfica, atual clube do jogador, em 12 de setembro de 2014. Jonas assinou por duas temporadas e já na estreia Jonas marcou um gol, na vitória sobre o Arouca por 4×0, fazendo o 4º gol. O brasileiro está fazendo história no Benfica, na temporada de 2014/15, artilheiro do Benfica desde que chegou ao clube, em 2015 de janeiro a dezembro, disputou 47 jogos e marcou 36 gols. Ajudou o time diretamente nas conquistas da Liga de Portugal, foi eleito o melhor jogador da competição e da Taça da Liga, foi artilheiro do torneio e o melhor em campo na final com um gol e uma assistência em vitória por 2 a 1.

Falaremos sobre a atual temporada de Jonas no Benfica no próximo tópico. Jonas chegou a jogar pela seleção brasileira em oito ocasiões, cinco partidas em 2011 com dois gols anotados e três partidas em 2012 sem nenhum gol.

Temporada 2015/2016

Jonas comemorando gol sobre o Zenit na Liga dos Campeões.

Jonas comemorando gol sobre o Zenit na Liga dos Campeões.

Jonas vem fazendo mais uma boa temporada pelo Benfica, como já dissemos, em 2014/15 teve uma média de mais de um gol por partida. Agora em 2015/16,  Jonas vem muito bem e provavelmente vai ultrapassar a marca da temporada passada, pois até agora já alcançou 28 gols em 32 partidas. Sabemos que a temporada do campeonato português vai até 15 de maio, o jogador terá pela frente praticamente dois meses de competição e tem tudo para alcançar bons números.

Outro fato importante a destacar, é a possível conquista da chuteira de ouro pelo atacante brasileiro. Difícil, porém não impossível, por se tratar de campeonato português, o peso de cada gol tem pontuação igual aos outros principais campeonatos (Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano). Assim, fica mais justo disputar com os últimos e grandes vencedores da chuteira de ouro. Lionel Messi (2009/10, 2011/12, 2012/13) e Cristiano Ronaldo (2010/11, 2013/14 e 2014/15) são os grandes favoritos para o prêmio. Atualmente Jonas tem 28 gols na temporada, após a vitória do Benfica sobre o Tondela por 4×1, onde Jonas fez dois gols. No momento Jonas está liderando a tabela da chuteira de ouro,  Cristiano Ronaldo e o uruguaio Higuaín tem 27 e Suárez 26 gols .

Outro grande destaque do atacante brasileiro Jonas é a classificação do seu time Benfica para as quartas de final da Liga dos Campeões, após duas vitórias sobre o Zenit do também brasileiro Hulk. Destaque para o gol de Jonas no primeiro jogo das oitavas de final, o jogador marcou aos 45’ do segundo tempo dando a vitória ao Benfica por 1×0 e deixando encaminhada a classificação. O Benfica ainda venceu o segundo jogo por 1×2, carimbando a classificação para as quartas da Liga dos Campeões. Vamos ficar atentos com Jonas, ele pode ser o grande destaque deste ano no futebol europeu. Quem sabe, do pior jogador do mundo, ao chuteira de ouro! Sorte para ele! Confira os vídeos abaixo relacionados com o texto.

Veja o lance que deu a Jonas o título de “Pior jogador do mundo”

Veja os 23 gols de Jonas, artilheiro do brasileirão 2010

Boas Apostas!