México – País de Gales (Amistoso Internacional)
México e País de Gales se enfrentam na próxima segunda-feira, dia 28 de Maio às 22h00, no Estádio Rose Bowl (Pasadena, Califórnia). Este jogo é referente ao Amistoso Internacional da temporada de 2018. O México chega para o seu quarto amistoso este ano. Em três disputados triunfou por duas vezes e também ficou com uma derrota. A seleção iniciou com duas vitórias consecutivas, superando as seleções da Bósnia-Herzegovina (1-0) e a seleção da Islândia (3-0). Já a derrota veio diante da Croácia (0-1).
Como este duelo será nos EUA, observaremos como um todo o rendimento da seleção por suas últimas competições, ou seja, pela Copa Ouro CONCACAF, onde a equipe mexicana depois de terminar na primeira posição do seu grupo só foi batida nas semifinais pela Jamaica por 0-1. Já pelas Eliminatórias para o Mundial da Rússia iniciou na quarta fase e avançou sem maiores preocupações para o hexagonal final, onde terminou na primeira posição. Vale observar que nestas duas competições a equipe apresentou um rendimento satisfatório em seus setores, principalmente pelas Eliminatórias para o Mundial, onde marcou em média 1.81 gols e sofreu em média apenas 0.50 gols por duelo. Neste contexto a seleção disputou dezesseis jogos, onde além de ter conhecido apenas uma derrota, ficou ainda com quatro empates e com onze vitórias.
Para este duelo amistoso a seleção chega sem poder contar com uma de suas principais peças, ou seja, Giovani dos Santos que se recupera de lesão. Nesta mesma situação se encontram ainda Hector Moreno, Diego Reyes e Andres Guardado. Fora também ficam Rodolfo Pizarro e José Juan Vásquez .
Provável Escalação: Ochoa; Ayala, Moreno, Araújo, Guardado, Jorge Hernández, Pizarro, Govea, Vela, Javier Hernández e Lozano.

Como atuará em campo neutro, observaremos no geral a sua participação pelas Eliminatórias para o Mundial da Rússia, onde acabou ficando fora depois de terminar na terceira posição do seu grupo, ou seja, atrás da Sérvia que terminou em primeiro e da Irlanda que terminou na segunda posição. Lembrando que se tivesse terminado no segundo posto, teria chances através da repescagem entre os oito melhores para assim tentar a sua vaga. Nestas condições apresentou um rendimento satisfatório em seu setor defensivo, pois enquanto marcou em média 1.30 gols, sofreu em média apenas 0.60 gols por partida. Neste contexto ainda destacamos que a seleção em dez partidas disputadas conheceu apenas uma derrota, ficando ainda com quatro vitórias e cinco empates.
Depois de ter ficado pelo caminho e não se classificado para o Mundial da Rússia, a seleção comandada pelo técnico Ryan Giggs não deverá contar com a principal estrela do País, ou seja, Gareth Bale que defendeu o Real Madrid pela Champions League na grande final, onde ajudou a equipe com dois gols neste duelo, sendo o primeiro deles uma linda bicicleta e o segundo com uma falha grotesca do goleiro Karius, apesar do chute ter sido efetuado com muito efeito. Já quem ficou de fora na convocação e que podemos destacar foi Hal Robson-Kanu e Adam Matthews.
Provável Escalação: Hennessey; Gunter, Williams, Chester, John, Davies, King, Allen, Wilson, Bale e Vokes.
Observamos vantagem por parte do México após conquistar uma vitória. Também ocorreu um empate. Outro dado é que nos dois jogos ocorreram dois gols no total.
| País de Gales | 0-2 | México | Amistoso Internacional 2012 |
| México | 1-1 | País de Gales | Copa do Mundo 1958 |
Neste confronto amistoso é o México que chega como favorito, pois além de ter conquistado a sua vaga para o Mundial, o País de Gales que ficou fora terá desfalques mais importantes neste confronto. Apesar disto, ambas pelas eliminatórias foram muito seguras, pois sofreram apenas uma derrota no total de suas partidas disputadas. Visto isto, enquanto o México chega com maior pressão para vencer devido ao fato de disputar a Copa do Mundo, o País de Gales deverá adotar uma postura mais defensiva, pois não conta com a sua principal estrela. Desta forma, optar por um duelo mais equilibrado e com poucos gols no placar final deverá ser o mais indicado.