Irã vs EUA (Copa do Mundo 2022)
Irã vs EUA se enfrentam nesta terça-feira, dia 29 de novembro, às 16h00 no Estádio Al Thumama Stadium (ad-Dōha (Doha)). Este confronto é válido pela Copa do Mundo 2022, em Qatar, 3ª rodada da fase de grupos, grupo B. O Irã a última vez que enfrentou o Estados Unidos foi na copa do mundo de 1998, onde venceu de 2×1, após isso seus caminhos se cruzaram apenas em uma partida amigável no qual nenhum deles levou a melhor, ficaram no empate de 1×1, na temporada de 2000. Estas duas seleções ainda não estão classificadas, mas possuem chance de obter a classificação. Um empate não ajuda em nada para o Estados Unidos, mas para o Irã dependendo dos critérios de pontos e saldo de gols, ainda pode avançar, isto caso a Inglaterra perder de Gales.
Análise Irã
O Irã conseguiu uma vitória suada nos últimos minutos contra o País de Gales, com esta vitória o time voltou a sonhar com a classificação e agora entra aqui motivado e confiante em poder fazer melhor para avançar nas oitavas de final. A seleção estreou diante da Inglaterra que o goleou de humilhação por 6×2, somente se recuperando frente a seleção de Gales do qual venceu sem gol sofrido por 2×0. Assim possui três pontos, um empate consegue se classificar caso a Inglaterra perder de Gales, mas uma derrota fica fora da competição. Portanto, para não depender deve entrar em busca de vitória.
Na copa do mundo da edição de 2018, Rússia, o Irã não conseguiu passar para as oitavas de final, um erro a ser evitado aqui, mas pelo que se percebe não está muito longe de se repetir. Porque para ser eliminada bastasse ser derrotado diante do Estados Unidos; naquela edição da copa do mundo acima mencionada, na estreia até venceu por 1×0 sobre a seleção de Marrocos por 1×0, em seguiu caiu diante da seleção da Espanha por 1×0, e depois, no confronto decisivo vacilou com empate de 1×1 com a seleção de Portugal. Foi então que teve de ficar fora da competição.
Provável Escalação: Hossein Hosseini, Morteza Pouraliganji, Majid Hosseini, Milad Mohammadi, Ramin Rezaeian, Ali Gholizadeh, Saeid Ezatolahi, Ahmad Nourollahi, Ehsan Hajsafi, Mehdi Taremi, Sardar Azmoun.
Análise EUA
O EUA conseguiu estrear com empate de 1×1 com o Gales, em seguida outro empate de 0x0 com a Inglaterra. Sendo assim, possui dois pontos e ocupa a terceira posição na tabela. Um empate é irrelevante para classificação, mas precisa vencer e é tudo que deve buscar nesta partida. Mas tamanha tem sido a limitação e dificuldade de vencer, como se pode ver, apesar de não sofrer derrota, nas duas rodadas apenas ficou no empate, sendo pouco produtivo no ataque e não tão vulnerável pela defesa.
Na copa do mundo de 2018 não foi convocada, mas esteve na copa do mundo de 2014, Brasil. Por lá não conseguiu passar para as oitavas de final, apenas conseguiu somar um ponto de um empate com a seleção de Portugal na estreia que terminou com placar de 2×2. Na sequência perdeu para Alemanha por 1×0, e depois outra derrota para a Bélgica que decretou sua saída.
Provável Escalação: Matt Turner, Sergiño Dest, Walker Zimmerman, Tim Ream, Antonee Robinson, Tyler Adams, Yunus Musah, Weston McKennie, Timothy Weah, Haji Wright, Christian Pulisic.
Dica de Prognóstico
O Estados Unidos para avançar as oitavas de final deve somente vencer, pois um empate não ajuda em nada. Já o Irã que possui três pontos, um empate é relevante caso a Inglaterra tropece diante do Gales. Portanto, é um jogo difícil de determinar o favorito, já que os desafios e os interesses causarão reações extraordinária nas equipes. É provável haver gol no confronto, possivelmente dois ou três gols.