Fluminense – Grêmio (Brasileirão)
No próximo sábado, há jogo mediático na 18.ª rodada do Brasileirão entre as equipes do Fluminense do Grêmio, previsto para o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. A formação orientada pelo treinador Renato Gaúcho atravessa uma crise de resultados posterior à sua participação na Copa do Mundo de Clubes, com quatro derrotas seguidas no campeonato, que a deixa na última vaga de acesso à Sul-Americana por essa altura, com cinco pontos de vantagem em relação ao Z4. No regresso de uma das maiores figuras do Grêmio aos duelos frente ao seu time do coração, o time entregue a Mano Menezes segue com os mesmos pontos do “Flu”, depois de ter voltado a vencer a meio da semana contra o aflito time do Fortaleza, depois de cinco jogos com jejum de triunfos. Grande embate se perspetiva nesse sábado!
Análise Fluminense
A equipe do Fluminense tem estado a realizar uma campanha abaixo das expectativas de se envolver na corrida pelo acesso direto à Copa Libertadores e chega a essa rodada a ocupar o 12.º lugar do quadro classificativo, com os mesmos 20 pontos de registro do Atlético Mineiro e do Grêmio, três acima do Vitória e um abaixo de Corinthians, Internacional e Ceará. Em 15 rodadas, o registro completo da formação a cargo do treinador Renato Gaúcho é de seis vitórias, dois empates e sete derrotas, com 17 gols marcados e 20 gols sofridos.
O momento atual é de regresso à confiança no vestiário do time do Fluminense, que interrompeu um ciclo de cinco derrotas consecutivas a meio da semana, com a vitória da última noite, no jogo de ida dos oitavos de final da Copa do Brasil, em Porto Alegre, contra o Internacional, por 2-1. Everaldo foi a figura da partida para o time de Renato Gaúcho, que tinha perdido fora com o São Paulo no passado fim-de-semana, por 1-3, na última rodada do campeonato brasileiro. A equipe parece acusar a fadiga acumulada nos Estados Unidos na disputa do Mundial de times, onde chegou às semifinais, perdendo com o Chelsea (0-2), que viria a se sagrar campeão planetário.
Provável Escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Renê; Martinelli, Nonato, Hércules; Canobbio, Serna, Everaldo
Análise Grêmio
A equipe do Grêmio não tem sido capaz de efetuar o trajeto pretendido pela diretoria e pela torcida do clube, que tem grande história no futebol brasileiro. Nessa altura, a formação liderada por Mano Menezes segue na 14.ª colocação da pauta classificativa do Brasileirão, com os mesmos 20 pontos do Atlético-MG e do Fluminense, três acima do Vitória e apenas um abaixo de Corinthians (mais um jogo), Internacional e Ceará. Nos 16 jogos de campeonato, o saldo completo do tricolor gaúcho é de cinco vitórias, cinco empates e seis desaires, com 16 gols marcados e 22 gols sofridos.
Um pouco à imagem de seu próximo adversário, também o time do Grêmio recuperou recentemente os índices de confiança por ter voltado às vitórias a meio da semana. Em partida em atraso relativo à 14.ª ronda do Brasileirão, a turma de Mano Menezes aproveitou o momento de instabilidade na equipe do Fortaleza e, perante a sua própria torcida, levou de vencida a turma de Renato Paiva, por duas bolas a uma, num triunfo onde o Grêmio sofreu até ao apito final para segurar os três pontos. Ainda assim, a equipe voltou a ganhar seis jogos depois, tendo sido derrotado fora pelo Palmeiras, por 0-1, no passado fim-de-semana, na penúltima rodada do Brasileirão.
Provável Escalação: Tiago Volpi, João Lucas, Wagner Leonardo, Kannemann, Lucas Esteves; Dodi, Alex Santana, Riquelme; Alysson, Amuzu, Braithwaite
Dica de Prognóstico
Empatadas no número de pontos, as duas equipes prometem proporcionar um duelo de belo efeito nesse sábado, onde só a vitória interessará quer ao Fluminense, que contará com o apoio superior da sua torcida, quer ao Grêmio. Como tal, se prevê um jogo bem disputado desde o início, onde os sistemas defensivos sejam frequentemente postos à prova, devendo a partida se desenrolar sob uma premissa de parada e resposta, com boas oportunidades de gol sendo criadas em termos globais.
As Melhores Casas de Apostas