Depois de ter o ser rebaixado da Série A do Campeonato Brasileiro, o Figueirense anunciou na última terça-feira (06) a sua primeira contratação para o próximo ano, o atacante Bill. Artilheiro da última edição da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Ceará, o jogador chegou ao clube nesta terça-feira, onde acertou os últimos detalhes da sua contratação e assinou seu novo contrato com a equipe catarinense.

Imagem divulgada no site do Figueirense.

Imagem divulgada no site do Figueirense.

A confirmação da contratação do jogador foi dada no site oficial do Figueirense, onde o clube publicou uma matéria oficializando a chegada do atacante. “O atacante Bill é o primeiro reforço do Figueirense para a temporada 2017”. Agora com 32 anos, Bill chega à equipe catarinense para ser a referência no ataque alvinegro, sendo o substituto de Rafael Moura, que possivelmente estará de saída do clube e que na última semana anunciou que não entrará em campo na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Sport, por estar muito abalado com a tragédia com o voo da Chapecoense. O contrato entre Bill e o Ceará foi encerrado logo depois do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, depois da derrota por 2×1 para o Vasco da Gama, quando as duas partes acertaram e anunciaram a rescisão de contrato.

O atacante Bill foi o artilheiro da segunda divisão do futebol brasileiro, marcando 15 gols em 38 rodadas da competição, ajudando a equipe a ficar na décima colocação da Série B, estando quatorze pontos de distância da zona de rebaixamento e nove pontos da zona de acesso. Além de ter marcado 21 gols em 51 jogos disputados durante toda a temporada pelo Ceará. Chegando ao Figueirense, Bill disputará novamente a Série B, já que a equipe acabou sendo rebaixada este ano, terminando a Série A na décima oitava colocação, estando sete pontos atrás da primeira equipe fora da zona de rebaixamento, Sport.

Carreira do artilheiro Bill

Bill, artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B 2016 pelo Ceará.

Bill, artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B 2016 pelo Ceará.

O atacante Rosimar Amancio, mais conhecido como Bill, tem atualmente 32 anos e foi revelado pelo clube paulista Bragantino em 2006, quando no mesmo ano foi emprestado para o clube chinês Nanchang FC, onde atuou na temporada 2006/07. Após isso, voltou ao Brasil e atuou pelo Galo Maringá e voltou para o Bragantino  e atuou na temporada 2008/09 chamando a atenção do Corinthians que contratou o jogador em 2009, porém não alcançou boa média de gols pelo timão, com 2 gols em 18 partidas, não agradando os torcedores corintianos.

Em 2010 Bill foi emprestado para o Coritiba que havia sido rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. No Coritiba, Bill viveria um dos melhores momentos da sua carreira, ajudando a equipe a subir para a Série A. Em 2011 foi artilheiro do Campeonato Paranaense com 12 gols e fez uma boa campanha da Série A com 11 gols marcados, terminando a temporada sendo o homem gol do Coritiba com 27 gols marcados. Após o término da temporada, mesmo com a boa atuação, o time curitibano não demonstrou interesse em contratar o jogador. Em 2012, Bill teve seu contrato com o Corinthians encerrado, o jogador foi jogar pelo Santos FC, formando dupla de ataque com Neymar, porém mesmo agradando o técnico Muricy Ramalho, Bill não conseguiu agradar a torcida, pois fez somente 2 gols em 17 jogos, desgastando a imagem do jogador.

Em 2013, Bill foi atuar no Al-Ittihad na Arábia Saudita, porém ficou apenas 6 meses e retornou para jogar pelo Coritiba, onde tinha vivido um excelente momento profissional alguns anos antes, só que desta vez não conseguiu emplacar e marcou apenas um gol em 13 jogos. Em 2014 atuou pelo Ceará, onde chegou prometendo 40 gols na temporada, porém mesmo não alcançando a meta, fez uma boa temporada com 24 gols, sendo artilheiro da Copa do Brasil com 6 gols marcados. Em 2015 atuou pelo Botafogo, que tinha sido rebaixado para a Série B, atuando em 9 jogos e fazendo apenas 2 gols, pelo Campeonato Carioca daquele ano, correspondeu bem, marcando 9 gols, totalizando 11 gols pelo Botafogo nos seis meses que permaneceu no clube. No meio do ano foi para o clube sul coreano Busan IPark, onde ficou até o fim do ano, atuando somente em 5 jogos, não marcando nenhum gol. Em janeiro de 2016 retornou ao Ceará, atuando no Campeonato Cearense, onde marcou somente um gol, atuou também  na Copa do Nordeste, onde marcou 4 gols e também atuou no Campeonato Brasileiro da Série B, onde marcou 15 gols e terminou como artilheiro da competição. Mesmo com a boa campanha, o Ceará não renovou com o jogador, o qual acabou acertando com o recém rebaixado para a Série B, o clube catarinense Figueirense.

Boas Apostas!