Nessa quarta-feira (22) é a vez de entrarem em cena os 16 times europeus que se dividem pelos grupos A, B, C e D dessa Liga dos Campeões 2017/18. Os franceses do PSG e os alemães do Bayern de Munique estão já apurados para as oitavas.

Grupo A

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Em ano de regresso à Liga dos Campeões, o Manchester United de José Mourinho, atual detentor da Liga Europa, lidera esse grupo A com quatro vitórias em outros tantos desafios. Os “Red Devils” têm as portas das oitavas “escancaradas” e um empate em Basileia será suficiente para seguirem para as oitavas com estatuto de líderes da chave. Caso o CSKA de Moscovo não vença a receção ao Benfica – o time português está obrigado a vencer se quiser continuar nas provas europeias -, o Manchester United ficará igualmente apurado para a próxima fase da competição. Outro cenário que pode retirar o CSKA de Moscovo da cena europeia corresponde a uma derrota ante o Benfica conjugada com um triunfo do Basileia na receção ao Manchester United.

Grupo B

Há quem lhe chame a chave mais desequilibrada dessa edição da Liga dos Campeões e a atual conjuntura do grupo indica nesse sentido: a duas jornadas do fim, os dois times que seguem para as oitavas estão definidos, restando saber quem passa em primeiro – nesse momento, é o PSG que segue na frente do Bayern de Munique com mais três pontos que o time alemão (12 contra 9). A luta pela Liga Europa faz-se entre Celtic (três pontos) e Anderlecht (zero) e os escoceses estão bem melhor posicionados após uma vitória por três a zero em Bruxelas, na Bélgica.

Grupo C

Nessa penúltima rodada do interessante grupo C, o Chelsea vai até ao distante Azerbaijão para enfrentar o Qarabag, enquanto a AS Roma joga com o Atlético de Madrid no Wanda Metropolitano. Os italianos poderão celebrar o acesso caso pontuem na capital espanhola e, quem sabe, assegurar o primeiro lugar se o Chelsea não triunfar no Azerbaijão. Por outro lado, se ganhar, o Atlético conseguirá assegurar o acesso à Liga Europa caso o Qarabag perca.

Grupo D

Um dos grandes embates dessa penúltima rodada surge enquadrado no grupo D. A Juventus, vice-campeã da Europa, recebe o Barcelona em Turim. Em função do desfecho da vitória frente à “vecchia signora” no primeiro turno por três a zero, à formação “culé” chega um empate para segurar a passagem às oitavas da competição com estatuto de líder. Já a Juventus terá que estar simultaneamente atenta ao que se vai passar em Alvalade, entre Sporting e Olympiakos, dado que um resultado igual (ou melhor) que o do time português permitirá à Juve assegurar desde já o apuramento para as oitavas. No que às contas da Liga Europa diz respeito, o Sporting só precisa pontuar ante o Olympiakos para se segurar à vida nas competições europeias.

Boas Apostas!