Em Lille, na França, o início da semana fica marcado por um anúncio que gera grande expetativa entre a torcida do emblema local. O argentino Marcelo Bielsa será o técnico do time a partir da próxima temporada, anunciou a diretoria do clube em nota oficial.

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Marcelo Bielsa está de volta ao futebol francês. O  “rosarino” de 61 anos abraçou sua primeira experiência no futebol gaulês na temporada 2014/15, depois de ter chegado à Europa para orientar os bascos do Atheltic Club Bilbao, clube em que fez sensação não só pelos resultados, mas também pelo estilo de jogo adotado. “El Loco”, como é conhecido, foi o eleito da diretoria marselhesa para relançar um histórico do futebol francês há muito adormecido. A temporada 2014/15 até correu bem para os homens do Velódrome, que terminaram na quarta posição da Ligue 1 e garantiram acesso à Liga Europa, ficando alguma amargura por terem falhado o acesso à Liga dos Campeões que ficou a apenas dois pontos de distância. O trabalho satisfatório manteve Bielsa no cargo e muito bem cotado, mas no início de 2015/16, o treinador foi igual a ele mesmo, o clássico “El Loco”. Depois do jogo da primeira ronda, um desentendimento com os responsáveis do clube quanto á política de contratação levou ao rompimento do contrato de imediato.

No início dessa temporada 2016/17, Marcelo Bielsa assinou contrato com os romanos da Lazio, mas o acordo durou apenas dois dias. Numa altura em que se especulava sobre a possibilidade de ser contratado pela AFA para voltar a orientar a seleção argentina, Bielsa apresentou sua demissão, para estupefação da diretoria, visivelmente desagradada com a atitude do técnico numa batalha que se alastrou para o campo jurídico. Na altura, os responsáveis “laziale” referiram que Bielsa pedou “loucuras” para treinar o clube. Sem treinar na atual temporada, Marcelo Bielsa vai regressar ao ativo com seu estilo inconfundível na próxima temporada.

“El Loco” em Lille

Foto: "Getty Images"

Foto: “Getty Images”

Conhecedor da realidade do futebol francês, Marcelo Bielsa se comprometeu com o Lille para a próxima temporada, firmando um contrato de dois anos. A chegada de Bielsa há algum tempo que era especulada, desde logo desde o momento em que Frank Passi chegou ao clube para substituir o interino Patrick Collot. Técnico adjunto de Bielsa em Marselha na temporada 2014/15, chega para orientar a equipa nesta segunda fase da época mas deverá manter-se na comissão técnica da próxima temporada.

Na semana passada, a hipótese ganhou ainda mais força quando Bielsa foi visto nas bancadas do Parc des Princes a assistir à goleada do PSG contra o Barcelona, ocasião em que um jornalista da “France Football” afirmou que o técnico se encontrava no país para finalizar o acordo e acertar as bases salariais com o clube que vai orientar na próxima temporada.

Boas Apostas!