Em Lille, na França, o início da semana fica marcado por um anúncio que gera grande expetativa entre a torcida do emblema local. O argentino Marcelo Bielsa será o técnico do time a partir da próxima temporada, anunciou a diretoria do clube em nota oficial.
Marcelo Bielsa está de volta ao futebol francês. O “rosarino” de 61 anos abraçou sua primeira experiência no futebol gaulês na temporada 2014/15, depois de ter chegado à Europa para orientar os bascos do Atheltic Club Bilbao, clube em que fez sensação não só pelos resultados, mas também pelo estilo de jogo adotado. “El Loco”, como é conhecido, foi o eleito da diretoria marselhesa para relançar um histórico do futebol francês há muito adormecido. A temporada 2014/15 até correu bem para os homens do Velódrome, que terminaram na quarta posição da Ligue 1 e garantiram acesso à Liga Europa, ficando alguma amargura por terem falhado o acesso à Liga dos Campeões que ficou a apenas dois pontos de distância. O trabalho satisfatório manteve Bielsa no cargo e muito bem cotado, mas no início de 2015/16, o treinador foi igual a ele mesmo, o clássico “El Loco”. Depois do jogo da primeira ronda, um desentendimento com os responsáveis do clube quanto á política de contratação levou ao rompimento do contrato de imediato.
No início dessa temporada 2016/17, Marcelo Bielsa assinou contrato com os romanos da Lazio, mas o acordo durou apenas dois dias. Numa altura em que se especulava sobre a possibilidade de ser contratado pela AFA para voltar a orientar a seleção argentina, Bielsa apresentou sua demissão, para estupefação da diretoria, visivelmente desagradada com a atitude do técnico numa batalha que se alastrou para o campo jurídico. Na altura, os responsáveis “laziale” referiram que Bielsa pedou “loucuras” para treinar o clube. Sem treinar na atual temporada, Marcelo Bielsa vai regressar ao ativo com seu estilo inconfundível na próxima temporada.
“El Loco” em Lille
Conhecedor da realidade do futebol francês, Marcelo Bielsa se comprometeu com o Lille para a próxima temporada, firmando um contrato de dois anos. A chegada de Bielsa há algum tempo que era especulada, desde logo desde o momento em que Frank Passi chegou ao clube para substituir o interino Patrick Collot. Técnico adjunto de Bielsa em Marselha na temporada 2014/15, chega para orientar a equipa nesta segunda fase da época mas deverá manter-se na comissão técnica da próxima temporada.
Na semana passada, a hipótese ganhou ainda mais força quando Bielsa foi visto nas bancadas do Parc des Princes a assistir à goleada do PSG contra o Barcelona, ocasião em que um jornalista da “France Football” afirmou que o técnico se encontrava no país para finalizar o acordo e acertar as bases salariais com o clube que vai orientar na próxima temporada.
Boas Apostas!