Aubameyang jogou pelo Saint-Étienne.

Aubameyang jogou pelo Saint-Étienne.

O jovem gabão-francês de 26 anos Pierre-Emerick Aubameyang Emiliano François começou sua carreira no futebol em 2007, quando foi para o Milan, clube o qual não chegou a disputar nem mesmo um jogo se quer. Para a temporada seguinte de 2008-09, ele foi emprestado ao clube francês Dijon FCO. O jogador que tem como sua principal característica a velocidade terminou a temporada com dez gols marcados e duas assistências. Seu treinador na época, Daniel Joseph, deu a seguinte declaração sobre o jogador: “o desempenho de Pierre é impressionante considerando o fato de que tem apenas 18 anos. Ele tem capacidade física enorme, uma vontade de correr em defensores e um longo tempo pela frente para melhorar”.

Em junho de 2009, Aubameyang continuou na França, dessa vez jogando pelo clube Lille, porém, não teve um desempenho muito bom, marcando apenas dois gols em quatorze jogos. Na temporada de 2010-11, Aubameyang defendeu o Monaco, mas em janeiro de 2011 ele foi emprestado ao Saint-Étienne. Posteriormente, em 2011, o jogador e o clube assinaram um contrato permanente, deixando Aubameyang no clube até 2013. Enquanto esteve no Saint-Étienne, o atacante foi um dos artilheiros da Ligue 1 (principal campeonato da França) marcando 16 gols e na temporada de 2012-13 ele foi o vice artilheiro com 19 gols marcados, atrás apenas de Zlatan Ibrahimovic que marcou 30 gols jogando pelo PSG.

Chegada ao Borussia

Aubameyang comemorando gol pelo Borussia.

Aubameyang comemorando gol pelo Borussia.

Depois de um tempo na França, o atacante Aubameyang se mudou para jogar no futebol alemão em julho de 2013, com um contrato de cinco anos com o Borussia Dortmund, se tornando o primeiro gabão a jogar na Bundesliga (Campeonato Alemão). Sua estreia foi contra o Bayern de Munique na final da Supercopa da Alemanha no dia 27 de julho de 2013, onde entrou no lugar de Jakub Blaszczykowski. Nesta partida o Borussia Dortmund venceu por 4×2, contando com uma assistência de Aubameyang para o gol de Marco Reus que fechou a goleada. O atacante gabonês marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões contra o Napoli, na vitória por 3×1 na primeira fase da competição. Aubameyang terminou aquela temporada com um total de dezesseis gols marcados pelo Borussia Dortmund em todas as competições que participou.

Na temporada de 2014-15 o atacante já começou marcando o segundo gol no clássico do Borussia contra o Bayern de Munique no dia 13 de agosto de 2014, onde o Borussia venceu por 2×0 pela Supercopa da Alemanha. Na ocasião Aubameyang comemorou com uma mascara do Spider-Man, além de ter dado a assistência para o primeiro gol. O atacante só foi marcar seu primeiro gol na Bundesliga na temporada de 2014-15 na vitória em casa contra o Freiburg por 3×1, na terceira rodada. E menos de uma semana depois, Aubameyang marcou na vitória por 2×0 sobre o Arsenal, na fase de grupos da Liga dos Campeões em setembro de 2014. O jogador terminou aquela temporada com 25 gols marcados em 46 jogos disputados pelo Borussia Dortmund.

Temporada 2015/16

Aubameyang (gol sobre o Porto) na Liga Europa – oitavas de final.

Aubameyang (gol sobre o Porto) na Liga Europa – oitavas de final.

Em julho de 2015, Aubameyang renovou seu contrato com o Borussia para até 2020, afirmando: “Cada parte de mim quer estar aqui e eu nunca queria deixar”. Em outubro de 2015, o jogador conseguiu fazer dois hat-trick (três gols) seguidos, o primeiro em uma partida válida pela Liga Europa contra Gabala FK, do Azerbaijão e o segundo contra o Augsburg pela décima rodada da Bundesliga na vitória por 5×1. Quando chegou na metade da temporada, o atacante já tinha marcado dezoito gols em dezessete jogos, sendo o artilheiro da competição até ali. Na segunda metade da Bundesliga, Aubameyang continua na artilharia com vinte de dois gols marcados, mas agora está atrás de Robert Lewandowski que tem vinte e quatro gols marcados pelo Bayern de Munique. Na Liga Europa, competição europeia a qual o Borussia Dortmund participa estando nas quartas-de-finais, Pierre Aubameyang também é o vice artilheiro com sete gols marcados, atrás de Aritz Aduriz com oito gols marcados pelo Athletic Bilbao.

Pierre-Emerick Aubameyang é muito conhecido pela sua velocidade, chegando a percorrer 30 metros em 3,7 segundos, além de ser um jogador versátil, que joga tanto como um atacante como um meio de campo. Apesar de ter nascido na França, Aubameyang joga pela seleção do Gabão, com a qual participou dos Jogos Olímpicos Londres de 2012. Ele é também o primeiro jogador gabonês que venceu o prêmio African Footballer of the Year (Futebolista Africano do Ano), recebido pela CAF (Confederation of African Football).

Boas Apostas!