Na última quinta-feira (05) o técnico da seleção brasileira masculina de futebol, Dunga, divulgou a lista de vinte e três jogadores convocados para a centésima edição da Copa América, que será disputada nos Estados Unidos entre os dias 3 e 26 de junho. Antes de anunciar os nomes, Dunga respondeu algumas perguntas de jornalistas presentes no local. Uma delas foi referente aos sete jogadores convocados com idade olímpica e a negociação com os clubes para que esses participem dos Jogos Olímpicos. “Todos os jogadores da seleção olímpica estão muito motivados, têm um prazer enorme em jogar na Seleção. Mas só vamos comunicar para vocês, quando tivermos uma definição. Já estamos conversando com os clubes”. Os jogadores em questão são: goleiro Ederson, o lateral-direito Fabinho, os zagueiros Rodrigo Caio e Marquinhos, o lateral-direito Douglas Santos, o meio-campista Rafinha Alcântara e o atacante Gabriel. As surpresas na lista ficaram por conta da ausência de alguns jogadores que vem tendo boas atuações por seus respetivos clubes, com Paulo Henrique Ganso, que ajudou o São Paulo a chegar nas quartas de final da Libertadores, Kaká que vem tendo boas atuações pelo Orlando City e Lucas que atualmente é o campeão francês com o PSG. Quanto aos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, e o lateral-esquerdo Marcelo nem chegaram a aparecer na pré-lista de 40 nomes.

Dunga, Eduardo Bandeira de Mello e Gilmar Rinaldi.

Dunga, Eduardo Bandeira de Mello e Gilmar Rinaldi.

O Brasil começará seus treinamentos no dia 23 de maio, em Los Angeles, para no dia 29 disputar um amistoso contra o Panamá, em Denver. Já pela Copa América, a seleção brasileira fará sua estreia no dia 04 de junho contra o Equador, e jogará contra o Haiti no dia 08 e contra o Peru no dia 12, fechando a fase de grupos. Vale lembrar que o atacante Neymar não estará na Copa América, pois foi liberado pelo Barcelona para disputar ou a competição continental ou os Jogos Olímpicos e a CBF optou por deixar o craque no Rio 2016. Além disso, a seleção contará com o ex-jogador Juninho Paulista para ocupar o cargo de auxiliar pontual no amistoso contra o Panamá e com o ex-goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, que ocupará o mesmo cargo, porém, durante toda a Copa América. A seleção também contará com o atual presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello,  que será o chefe da delegação brasileira nos Estados Unidos.

Lista de convocados

Douglas Costa, Ricardo Oliveira, Gabriel e Hulk.

Douglas Costa, Ricardo Oliveira, Gabriel e Hulk.

  • Goleiros – Alisson (Internacional); Diego Alves (Valencia); Ederson (Benfica)
  • Zagueiros – Miranda (Inter de Milão); Gil (Shandong Luneng); Marquinhos (PSG); Rodrigo Caio (São Paulo)
  • Laterais – Daniel Alves (Barcelona); Fabinho (Monaco); Filipe Luís (Atlético de Madrid); Douglas Santos (Atlético-MG)
  • Volantes – Casemiro (Real Madrid); Elias (Corinthians); Rafinha Alcântara (Barcelona); Luiz Gustavo (Wolfsburg)
  • Meio-campistas – Renato Augusto (Beijing Guoan); Willian (Chelsea); Philippe Coutinho (Liverpool); Lucas Lima (Santos)
  • Atacantes – Douglas Costa (Bayern de Munique); Ricardo Oliveira (Santos); Gabriel (Santos); Hulk (Zenit)

Destaques

Dentro desta lista convocada por Dunga, temos alguns destaques individuais, exemplo o goleiro Alisson que recentemente foi vendido pelo Internacional ao clube italiano Roma por cerca de R$ 21 milhões, onde se apresentará no dia 1º de julho para participar da próxima temporada italiana. Outro destaque brasileiro é o zagueiro Marquinhos que se consagrou tricampeão francês com o PSG, além de ajudar a equipe na conquista da terceira taça consecutiva da Copa da Liga Francesa. Já o volante Casemiro, que disputará a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, tentará conquistar pela segunda vez a competição, tendo participado do elenco campeão em 2013/14. Outros que buscam um título pelos seus clubes europeus são, Philippe Coutinho, que está atrás do seu primeiro título pelo Liverpool, o qual se classificou para a final da Liga Europa na última quinta-feira (05), e Douglas Costa que poderá consagrar-se pela primeira vez campeão do Campeonato Alemão na próxima rodada pelo Bayern de Munique. Entre os jogadores que atuam no Brasil, os destaques são os três atletas do Santos, Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabriel, que levaram o clube a mais uma final de Campeonato Paulista. Juntos, ajudaram a equipe santista no empate fora de casa em 1×1 com outro finalista, o Audax-SP, os dois jogarão no próximo domingo (08/05), partida de volta que decidirá quem levará a taça do Campeonato Paulista.

Boas Apostas!