Chegados a janeiro, eis que se vai disputar a primeira grande decisão da temporada no Calcio. A disputa da Supercopa italiana está agendada para esta quarta-feira (16), na Arábia Saudita.
A situação é bem fora do comum, mas tem acontecido nos últimos anos na Itália. A Supercopa, troféu que coloca frente a frente o campeão transalpino e o vencedor da Copa – ou “vice”, como é o caso, dado que o campeão também conquistou a Copa – vai ser jogada esta quarta-feira em Jeddah, na Arábia Saudita. Frente a frente vão estar Juventus, campeã em título e atual detentora da Copa, e o AC Milan, “vice” da segunda competição – vitória juventina por quatro a zero.
A Supercopa é o único troféu nacional que a Juventus atualmente não detém, sendo que perdeu as duas últimas edições. Há dois anos atrás, no estádio Jassim Bin Hamad, no Qatar, a Juve perdeu para o AC Milan na decisão através da marcação de grandes penalidades. Já no ano passado (2017), em uma final disputada em solo nacional, a Lazio bateu a Juventus no Olímpico de Roma por três a dois.
Em termos absolutos, Juventus e AC Milan são os times mais titulados do troféu, ostentando o mesmo número de edições ganhas – 7.
Primeiro troféu para Cristiano Ronaldo?
O mediatismo do encontro dispara por conta de Cristiano Ronaldo se encontrar na iminência de erguer o primeiro troféu com a camisa da Juventus. O astro português coleccionou títulos em todos os emblemas que representou e, caso vença a Supercopa italiana em Jeddah, somará o seu 27º título coletivo da sua carreira sénior.
Do lado contrário, para o torcedor brasileiro, a maior expetativa passará por assistir ao desempenho de Lucas Paquetá, jogador que vai cumprir seu segundo desafio com a camisa do AC Milan e tem agora a oportunidade de conquistar seu primeiro troféu.
Pressões e polêmica
Esta será a 10ª ocasião em que a Copa de Itália se disputa fora de território nacional, mas a escolha da Arábia Saudita tem sido bem criticado tanto pelos mídia como pelos torcedores, uma vez que há alguns meses atrás, Jamal Khashoggi, jornalista crítico do regime saudita, foi assassinado na Turquia, em Istambul, homicídio que segundo os serviços de inteligência americana terá sido levado a cabo por ordem do herdeiro do trono Mohammed bin Salman.
Para além disso, tem outra questão em cima da mesa que já foi citada pela mídia italiana: Qatar e Arábia Saudita encerram suas relações diplomáticas recentemente e a BeiN Sports, emissora esportiva, pertence ao governo do Qatar… Fora de campo, a situação é bem delicada.
A partida está agendado para as 15h30 (horário de Brasília) dessa quarta-feira, dia 16.
Boas apostas!